sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Sou mamae de um CASAL!




Sim, meu segundo milagrinho é uma princesa!! E se chamarà Analuisa.


Estamos nas nuvens, sonhando com rosa, respirando flores e dançando musica classica estilo ballet, rsss.
Ontem foi o grande dia...a ultrassom morfologica! Eu estava com receio , receio do nene nao colaborar e fechar as perninhas, da medica ser do tipo fria , da ultra apresentar algo negativo, mas graças a Deus foram todos sentimentos normais de qualquer mae, ansiedade , enfim..deu tudo certo, nossa nova integrante està crescendo bem e com saude, graças a Deus, com suas 504 gramas ja pensa que é "gente",rss, tirou até foto 3D hehe!
Estou realizada em ser mamae de Matteo e Analuisa. Terei a possibilidade de experimentar um novo mundo, até entao eu sò conhecia Cars, Avioes, Playmobil, sò tinha olhos para roupas do homem aranha , batmam e claro, FUTEBOL!

Hoje posso começar a me adaptar ao rosa, lilàs, bonecas de pano e saia rodadinha, hehe. Serà que vou estragar essa nene?!!? E Matteo ,do jeito que é carinhoso vai adorar ter uma menininha em casa para proteger e mimar! Nao perdeu o lugar de Prìncipe, pelo contràrio, ganhou a companhia de uma Princesa!

O papai babao sempre disse que seria uma menina, hehe. E na gravidez do Matteo era eu quem sabia que seria um molecao!
Coisa boa...agora è pensar na decoraçao, no enxoval e ..no ciùmes do Matteo!Serà!?!?

No blog http://www.mamaesnaitalia.com/ estou falando mais sobre o dia de ontem, da descoberta do sexo da minha nene...espero voces là!




sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PROMOçAOOOOOOO!!!!!!YES BRAZIL!


A novidade da vez é que a Ana Dias,a revendedora da Natura na Italia, esta com uma promoção para todas as mamães seguidoras dos blogs Mamaes na Italia, Mix dos 30 e YesBrazil (residentes na Itália), além de ser seguidora, basta deixar um comentário neste link confirmando a participação!
Boa sorte!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Circulo de amizade!

Matteo se deliciando de chocolate dos pés a cabeça, rs.
Dani slingando com o Matteo!!!

Nòs!!!!

Vir morar em outro paìs me desconectou da amizade do dia a dia com as amigas antigas de coraçao, sabe, aquelas que vc cresce desde o jardim da infancia, aquela que voce conhece na aula de nataçao ou entao, quando ja é "mocinha" nos bailinhos e discotecas da vida, hehe. Sem falar das companheiras de trabalho, essas sao dia a dia mesmo, muitas ficaram amigas da vida inteira, sao engraçadas e fiéis, e tem aquelas que te dao a vida.. Mas, morando longe fisicamente dessas amigas "reais", acabamos vivendo quase numa "bolha" e criando amizades novas e em cultura e lingua diferentes, rs. O bom da época moderna é nao dar tchau para um navio que parte e sabe-se la se voltarà...o bom é ter acesso ao computador e internet e se jogar na vida internàutica, porque, pode parecer surreal, mas aqui dentro fazemos um circulo de amizade novo, diferente, de pessoas do teu paìs natal mas de regioes completamente diferentes da tua, e, que, provavelmente se voce estivesse ainda morando na tua cidade natal nao teria a oportunidade e felicidade de te-las conhecido pessoalmente!

Através da net, nesses anos de Italia, fiz um circulo de amizades grande, mas o mais importante nao foi o numero de amizade mas a qualidade! Pessoas do bem, pessoas simpaticas, inteligentes, com os mesmos gostos ou de pensamentos diferentes, mas existe o feeling, nao tem jeito! 'E quase que , escrevendo, voce conhecesse de anteprima aquela que virà a ser uma pessoa especial na estrada da tua vida.

Esse fim de semana tive a felicidade de passar um dia inteiro ao lado da Daniela(mamaes na italia!) e sua familia! Como foi gostoso!!! Pessoas de conversa que flui, natural, aquele cantinho de aconchego familiar, um feeling incrivel entre esposa e marido, um filho maravilhoso de amor, quanto amor transborda ali!! Eu e minha familia nos sentimos em casa, propriamente dito!



Que esses encontros continuem a se repetir sempre, fazendo compahia uma à outra, rindo, chorando, fofocando, tudo junto e misturado! Vale muito a pena transformar o virtual em real!



Esperamos voces aqui no pròximo encontro REAL! rs.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisa rica da mamae!


Esse moleque é minha vida, meu companheirinho, um terremotinho ou como sempre o chamo "tsumoto", rs. Menino simpàtico, vai com todo mundo, independente, adora estar em companhia de crianças e adultos, pra ele nao tem tempo ruim , bom humor é sua caracterìstica! Atè quando eu estou no limite do stress ele tira de mim a melhor parte que tenho, me completa e eu....babooooo. E qual mae nao é assim? 'E amor demais que transborda, rs.

Esse roupaozinho apòs o banho(ta mto frio ja por aqui..) foi do meu irmao mais velho que passou pro outro, pro outro e agora o italianinho ta se apossando!


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu no "Mamaes na Italia".


Queridos amigos leitores ,

Devido à distancia da terrinha do samba e da agua de coco, o mundo virtual começou a me atrair cada vez mais e pensei entao em criar um blog falando um pouco de mim e meu filho, com isso tive a oportunidade de fazer novas amizades e nao me sentir tao isolada das pessoas brasileiras.

Como consequencia positiva tenho feito amigas de coraçao e REAIS. Amigas que vira e mexe conseguimos nos encontrar , outras que programamos um encontro e por ai vai, até que voce começa a bater papo como se conhecesse jà de anos e anos!

O que estou querendo dizer é que com o tempo e com pontos em comum, fui convidada pela minha amiga do coraçao, Dani, do blog "Mamaes na Italia", para colaborar como autora de seu blog, contando minhas experiencias na Italia e dividindo com tantas outras mulheres o meu ponto de vista em vàrias circunstancias.

Estou super feliz e agradecida pela oportunidade! Nao posso esconder a empolgaçao nesse novo projeto que està nascendo(um terceiro filho?!?!rss), me deu um Up! total, estou, ou melhor, estamos!, cheia de idéias para poder dividir com tantas outras mulheres, mamaes ,donas de casa, trabalhadoras ,esposas, etc etc etc nossas idéias, motivaçoes, decepçoes, experiencias que tivemos, temos e teremos como brasileira na Italia.

Convido a todos os leitores e amigos a darem um pulinho no site http://www.mamaesnaitalia.com/ e conhece-lo com carinho. Tem dicas de todos os tipos, desde cidadania italiana à maternidade na Italia e tudo passando pela experiencia aos olhos de uma mulher.

A gente se ve também por là!

Bjao!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dia das crianças na Italia...







...nao existe , mas como Matteo além de ser italiano é também BRASILEIRO, tem direito ao seu dia, hehe. Os presentinhos foram escolhidos por ele mesmo ,num acaso em uma ida ao centro comercial: Avioes, a nova paixao por aqui. O menino até dorme com esses avioes rsss.
Fomos ao Mc donalds e pedimos um Mc lanche feliz pela primeira vez. O hamburguer ele deixou de lado e deu umas mordidas sò no pao puro mesmo rs, a batatinha foi quase toda devorada e o suco de laranja bem apreciado. Ganhou um dos personagens do Sherk e fez amizade com outras crianças que estavam no local.
E durante o dia a mamae agradeceu à Nossa Senhorinha por toda essa bençao da maternidade!
Ps. Acabamos a pintura em casa, ficou muito bom o resultado, estou feliz!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dando uma geral!


Isso aì, vida nova, fase nova, casa....nao tao nova, rs.

Nossa casa é bem estilo europa, antiga mesmo, uns 60 anos...maridao cresceu aqui! Foi reestruturada e quando nos casamos fizemos vàrias loucuras ,derrubando paredes, construindo idéias e mantendo muitas coisas tbm. Ficou aconchegante e clàssica, acho que moderna sò em outro apartamento rsss.

Quando Matteo tava na barriga, aumentamos mais um quarto , pintei todo de azul pro prìncipe.

Agora, barriiguda novamente, precisamos dar uma caprichada.

Essa semana começou o pintor. Aquela loucura né. Mas a loucura maior è manter Matteo quieto em um ambiente nao pintado e, quando o pintado termina, mante-lo longe até que seque e nao marque suas maozinhas por tudo, rs!

Dessa vez o quarto do Matteo vai ficar branquinho, cansei de azul. O quarto do proximo baby ainda vamos fazer e tbm serà branco. Alias, cor mesmo sò na sala e tipo bege , algo claro.

Entao, se eu sumir um pouquinho é o carnaval que està aqui e nao me permite de teclar.

Como è bom ter tudo pintadinho, dà aquela sensaçao de novo, de limpo.

Hj jà "joguei" o Matteo na nonna para passar o dia por là, ufa...rss, assim ele brinca bastante e o pintor aqui consegue trabalhar rsss.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasileiros em Milao!


Depois da correria para retirar meu titulo eleitoral no consulado, uma manha inteira em fila ,um caos e ja aproveitando para renovar meu passaporte e de Matteo(160 euros!!), retornamos ontem à Milao para as eleiçoes.


Confesso que estava assustada. Imagine voce, TODOS os brasileiros da regiao norte da Italia terem somente UM local para votaçao!!! Pensei "Serà um dia inteiro em pé na fila!". Graças a Deus me enganei. A fila assustava sim, do lado de fora do Palazzo (local da votaçao) ,passavam-se uma média de 5 prédios para tràs...enquanto isso, vàrios brasileiros e aquela sensaçao de "to em casa ,escutando minha lingua!", distribuindo panfletos com promoçoes aereas para o Brasil, festas brasieleiras em Milao, locais aonde vendem produtos alimentares do Brasil(nao a minha amada agua de coco, mas leite moça, feijao preto..rs).


Quando estava um pouco mais pròximo à entrada do Palazzo, um dos ajudantes do consulado estava là, encaminhando para a fila exata cada eleitor, e na minha vez, me indicou para ir là para a porta! òtimo, economizei uma hora de fila, com certeza. E nao, nao foi devido a minha gravidez e sim ao numero da seçao.


De là a fila voou e uma senhora me indicou "a primeira à direita ,subindo as escadas". Cheguei là, depois de uns tres lances de escada(e que escada!!com tapete vermelho e tudo!é um palacio né!), entrei numa mini fila de 5 pessoas, outra senhora se aproximou, olhou meu titulo e disse "entre que sua mesa està vazia". 5 meninas para olharem meu titulo e darem a folha que eu deveria assinar antes de votar. Assinado e votado, fui embora!


Uau! Que ràpido! Adorei! Mas adorei ainda mais ter dado , DEPOIS DE QUASE 5 ANOS DE ITALIA, uma voltinha tìpica de turista na Piazza Duomo!


Gente, Milano é linda demais!!! Eu ainda nao havia conhecido por dentro a Catedral, fiquei encantada, emocionada! Apesar de milhares de vezes ter ido ao consulado desde que cheguei aqui e, ter passado AO LADO da catedral, nunca tive tempo ou estìmulo de querer dar uma de "turista". Ontem nao, foi diferente! A piazza estava cheia, cheia de turista! Cheia de pomba, aquele clima de "estou na europa"! Depois, olhei com os olhos e lambi com a testa as milharesssss de lojas lindas e super fashions das principais ruas ao redor da piazza, aonde se encontram super grifes! Que delicia de local! Dali pegamos o metro e voltamos para nosso carro. Ah, comemos no Mc donalds e meu encontro com a Dani(mamaes na Italia) AINDA vai sair, né Dani, rs. Ainda mais agora que tem segundo turno, mais uma chance!


A parte negativa das eleiçoes é a obrigatoriedade, principalmente para nòs fora do paìs, que seguimos pouco e que , se fossemos mais ajudados no Brasil, certamente tantos de nòs nao terìamos saìdo da nossa pàtria em busca de outros sonhos..Ou seja, nos obrigam a votar mas nao nos dao uma mao...

sábado, 2 de outubro de 2010

Cremes etc e tal


Pois entao, estou ainda no comecinho da gravidez mas, diferente da primeira barriguxa, essa ja ta apontando e demais! Diferente tbm no "formato" que ao invés de vir mais pontudinha, està alargando minha cintura e se espalhando, uma coisa estranhissima, rs.

Para isso entao comecei a me preparar com as lambuzadas de oleos e cremes. No banho um oleo especial pra recem nascido e pele em geral, bem delicado. A noite ,antes de dormir, me lambuzo com oleo de amendoas(eu acho fedido e por isso nao quero colocar pra sair de casa...). E para o dia todo eu passo o mesmo creme que passei na gravidez do Matteo - confio porque graças a Deus nao apareceram estrias nem nada apòs meus 12 kilos de barriga ,rs- o creme eu comprei aqui na Italia é : ARVAL -LES ACTIFS-PROGETTO CORPO - ANTISMAGLIATURE(anti estria). A foto acima.
Estou na fase em que nao encontro roupa "decente". Tudo que eu coloco nao parece que estou gràvida e sim uma mulher relaxada com o corpo, sabem? Tipo barriguda acima do peso, rs. Essa semana irei atràs de algumas calças elasticas, tipo bailarina(nossa...lembram das famosas "bailarinas"?!), pra ficar bem a vontade nesse outono!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Assinado o contrato: Sou um tsumoto!!!


Matteo està terrivel e isso ja nao era mais novidade. Antes de ontem ele passou dos limites e conseguiu parar no pronto socorro!
Depois que almoçamos coloquei ele em frente a tv do meu quarto para assistir o dvd dado de presente pela priminha Marcella "Galinha Pintadinha". De repente escuto um "BUM". E ele aos prantos. Encontrei o Matteo sentado chorando muito e, em frente à ele: as duas gaveteiras que tenho em frente a cama ,com a Tv em cima, caìdos no chao. Por sorte a tv caiu no meio e as gavetas se abriram protegendo a tv, que saiu ilesa. Algumas gavetas lascaram a madeira. Matteo? Mais assustado que machucado, graças a Deus. Fez uns 4 galos na cabeça e na orelha direita, em cima, uma espécie de sangue pisado. Eu e meu marido imaginamos que ele deva ter aberto todas as gavetas, subido como escadinha e ao se apoiar no movel, esse veio com tudo...sao 2 gaveteiras uma do lado da outra, quem nao sabe pensa q é um movel unico, cada uma com 4 gavetas...voces imaginam a cena, né.
Matteo é o tipo que se machuca e nunca chora.Algo impressionante e que todos comentam. Ve-lo chorar, desesperado, sem PARAR um segundo por mais de DUAS HORAS direto, acabou comigo que, naquele momento nem lembrava mais que eu estou em "estado de graça" como dizem por aqui..Graças a Deus ele ficou sob observaçao sem precisar ser internado, chegamos as 14h no pronto socorro e saimos de là as 20h. No dia seguinte de manha, nao satisfeito, ele se jogou em cima de um aviaozinho e arranhou o olho direito, que està inchado e com 2 arranhoes bem no cantinho, quase pegou dentro!!!
Na foto, umas 2 semanas atràs, o mocinho bateu o dente contra a mesa do escritorio e lascou um dos dentes da frente...
Espero que esse nene aqui dentro seja um pouco mais ,digamos, pacato, rsss, senao sò chamando a super nany, rsss!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Meta!

Mamae dando papa ao Matteo em frente à uma Igreja em Firenze
Matteo gorducho aos 6 meses completos!
Matteo sentando aos sete meses!


Matteo no banhinho aos tres meses!



Matteo aos dois meses!






Essas sao poucas de muitassss fotos que tenho do Matteo.
Fico sem graça de dizer mas acreditem se quiser, se eu tenho 5 fotos dele estampadas pela casa è muito. Nao fiz album para o Matteo até hoje, apesar de ja ter escolhido o album! Estou ha algum tempo trabalhando em cima disso, separando as melhores fotos(tarefa muitooo dificil!) para até dezembro - coloquei um tempo limite!- dar de presente à mim mesmo(e a ele!) um album de fotos que se posso ver manualmente e nao pelo computador! O dificil serà a quantidade, mas to achando que serà um total de 300 fotos . Esse nosso mundo moderno de maquina digital é culpado , fazemos clicks de cada detalhe e, pior!, todas as fotos de bebe vem SEMPRE lindas e fofas!! Como selecionar né!!! Tem foto dos meses, tem foto das viagens, foto do Brasil, foto com a parentada, foto do primeiro natal, do primeiro dentinho, Jesus! Sao muitas fotos! Mas até dezembro eu prometi a mim mesma que irei finalizar esse trabalho!
Com o pròximo baby certamente farei diferente e cada mes estarei là na loja de fotos revelando novas fotos, rss.
Fica aqui o toque para quem, como eu, nao tem revelado fotos...nao deixe pra depois, o acumulo é demais! rs.

sábado, 11 de setembro de 2010

Um pouco de tudo!


Estou me sentindo como nessa foto...livre leve e solta, rs.

Deixei o Matteo ontem na minha sogra ,para dormir e pegà-lo hj no fim do dia.

Ele provavelmente teve a tal sexta malatia, nao temos certeza, mas na consulta pediatrica ele tava cheio de glandulas inflamadas na nuca e a garganta avermelhada e, depois que a febre passou apareceram pontinhos rosa claro no torax e costas.

Juntando minha indisposiçao de nauseas mais Matteo dodòi, cheguei no limite da minha saude, estava me sentindo cansada, precisava de um dia ou melhor, de uma noite, para relaxar. Foi òtimo, sai com o maridao para jantar fora e voltamos bem tarde, coisa que nao fazìamos a sòs ha algum tempo,recomendo a todos os casais com filhos, vale muito a pena, dà um "up" no nosso ser interior, aquele, esquecido, de quando ainda pensàvamos sò em nòs mesmos...sem chororo ao chegar em casa ou preocupaçao com fralda suja, rs.

Hoje vamos aproveitar que Matteo estarà na nonna para comprar cama e armario para o quartinho dele, meu nene virou mocinho e quase està quebrando o futuro berço do proximo baby, rs.

Quanto a minha gravidez, ta indo tudo na normalidade, com nauseas estranhìssimas, do tipo que nao suporto cheiros, cheiro de casa, de perfume, de suor, de comida, ta nauseante essa fase, mas faz parte, hehe.

Eu nem comentei sobre a descoberta etc...vou fazer um breve resuminho: Nòs liberamos no meio do ano e de repente chegou a supresa, foi assim tudo muito ràpido, tanto que nòs estàvamos viajando quando eu percebi o atraso da menst. e entao, escondida do maridao, comprei um teste de farmacia , mas tinha medo de ser muito cedo pra fazer, aquelas neuras...no ultimo dia da viagem nao aguentei e fiz. Nossa, uma tremedeira danada!! Nao acreditava!!! Palavras nao conseguem definir a emoçao, acredito que todas as gestaçoes sao ùnicas, isso sim eu senti, a emoçao, os medos, a alegria, sao iguais(ou atè mais intensos!?!) que a primeira gestaçao, acredito que quem tenha 2, 3, 4 filhos deve sempre sentir aquela coisa louca, do coraçao que sobe na gola, dos olhos que nao conseguem ter certeza das "linhas de confirmaçao" do teste, que le e rele as instruçoes do exame pra ver se nao sao teus olhos ou teu cérebro que està enxergando o que nao existe(mas existe!) e, entao, em questao de segundos, que parecem dias!, voce se dà conta do milagre que jà existe! E, no meu caso, ja veio a tona todas as fases: os exames, os médicos, o hopital, a descoberta do sexo, o enxoval, o parto...tudo de novo, que maravilha!!! Ai que medo!!E agora?! Vou ser capaz de educar nao um mas 2 filhos?!Minha casa vai ser alegre, movimentada, eu vou ficar estressada quando os dois se pegarem ,um puxa o cabelo do outro, quebra o brinquedo do outro...nossa, milhoes de coisas boas , todas as incertezas viram certezas quando, ao contar ao maridao voce ve ele todo emocionado, as 4 da manha , com làgrimas nos olhos , voce que treme toda e ele que te abraça...sonho que se sonha junto tem um sabor diferente, como é bom!

Agora, a minha parte fisica ta assim: me vejo bem arredondada no abdomem, a balança ou quebrou ou è minha amiga, pq por enquanto os kilos sao os mesmos de antes de engravidar,rs. E olha que eu como , porque , apesar das nauseas, se eu nao comer, piora!

Para o Matteo prefiro esperar a barriga apontar pra contar, acho cedo demais por enquanto e ele nao é que và entender tudo até ver...

Por enquanto ele nao foi chamado para a escola, està em lista de chamada para 4 escolas..acredito que sò entrarà mesmo em setembro do pròximo ano pq aqui sò entra com 3 anos completos...como ele nasceu em fevereiro poderia ser que fosse chamado esse ano, mas nao perdi as esperanças, para mim, que estou em outro paìs ,sem suporte de familia, seria òtimo eu ter um tempo para mim durante o dia, principalmente depois que o baby nascer, e consequentemente para o Matteo tbm seria perfeito para o seu desenvolvimento, mas regras sao regras e nao posso fazer nada além de esperar...

Esse post ficou gigante, desculpem, mas fazia tempo que eu nao vinha e visto que hoje estou sem obrigaçoes de mae por algumas horas aproveitei para "liberar", rs.

Até mais!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Satisfaçao...


Vim rapidinho dar um alo e dizer que estou bem ausente esses dias por dois motivos: As nauseas me pegaram de jeito , està tudo muito diferente nessa gravidez comparada ao do Matteo na qual eu nao sentia nadica de nada! E, o outro motivo é que meu italianinho abrasileirado està com febre alta e sob observaçao, pois nao tem nenhum sintoma de infecçao ou dor. A pediatra deu até amanha para quem sabe diagnosticar a "SESTA MALATTIA". Eu estou achando que NAO é pq a idade limite é de 2 anos, mas segundo ela pode ser que ele reentre nessa categoria...vamos ver, amanha consulta..
Quem tiver curiosidade e souber italiano, a pagina que fala sobre a "SESTA MALATTIA" é esta: http://www.mammaepapa.it/salute/p.asp?nfile=sesta_malattia , desculpem eu nao ter traduzido ao portugues, mas nao consigo ficar mais que 10 minutos em frente ao computador esses dias, realmente estou derrubada pelas nauseas...
Volto logo! Bjs.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Poxa...ja ?!


Uma das curiosidades que encontrei na Italia é o horàrio do sol se por..No inverno la pelas 16h da tarde jà estamos com o céu quase completamente escuro e as 17h parecem ser 23h de tao noite que fica!
Quando esperamos o verao é uma tal de ansiedade em ver o dia se alongar e durar mais, afinal, o sol se poe quase as 22h da noite!!!!O dia duraaaa muito mais!
Poxa, estamos entrando em setembro e comecei a reparar que agora as 20:30 ja està escuro, isso quer dizer que logo logo o inverno darà as caras e tudo ficarà cinza novamente!
Tudo bem, muito calor cansa e muito frio também, acontece que quem é acostumado a cidade de praia como eu ,em paìs tropical, readaptar-se em um local do interior e com mais meses do ano frio do que calor nao é que seja tarefa simples, rs.
Mas tudo ao seu tempo! Esse ano aproveitamos bastante nosso amigo sol! Fomos reencontrar nossa amiga Clau na Isola d'Elba, fui conhecer a ilha paradisìaca da Sardenha!, fomos no fresco das montanhas em Val Martello(foto acima!!) e aproveitamos muito o nosso "jardim de casa": lago di Garda que eu tanto adoro!
Agora é hora do outono chegar,que mais lembra o inverno brasileiro rsss, aquele friozinho de casaco de couro e calça jeans rs, porque ,quando chega realmente o inverno italiano...aì sò a base de aquecedor, luvas e cachecol! Ah...e uma bella tazza di cioccolata calda!

domingo, 29 de agosto de 2010

Somos um QUARTETO italianàstico!!




Isso aì...de agora em diante pode ser que os assuntos sejam um pouquinho mais voltados à maternidade, gestaçao, enjoos e afins, rs.


Estamos gràvidos! Matteo ganharà um/a irmaozinho/a!


A ficha caiu na minha primeira consulta semana passada...quando vi o coraçaozinho batendo a mil!


A emoçao é impressionante, é viver tudo novamente como se fosse a primeira vez! Realmente amor de mae é igual, pode ter 1 ou 10 filhos, é impossivel amar mais um ou outro filho, o amor é unico para cada um!


Estou ainda naquela fase meio que em extase, sem saber direito por onde começar...hehe.


A gravidez està bem no comecinho mas ja mostrou como é diferenta da gravidez que tive do Matteo. Agora tenho enjoos e nauseas fortissimas, fico mto tempo deitada pq sentar ou caminhar piora tudo..espero logo que passe essa indisposiçao!


Bom domingo pra quem passa por aqui!


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mala de mao: Nosso baby!
















Este post foi uma sugestao da minha linda amiga, Dani do blog "Mamaes na Italia". A Dani agora é mamae do Léo e nao ve a hora de pegar a mochila e sair pelo mundao afora mostrando tudo e mais um pouco para o filhote, como tantas mamaes de primeira viagem tem vontade de fazer, mas sem saber direito os "imprevistos" que possam acontecer.


Desde que o Matteo é pequenininho, exatamente com 3 meses, começamos a viajar na melhor compahia! Inicialmente foi um fim de semana em montanha, ainda era friozinho. Depois arriscamos com 4/5 meses um hotel de montanha pròximo à praia, com direito ao primeiro banho de piscina(o mar ainda estava muito gelado!). E dali em diante casa alugada, viagens mais longas e por fim a esperada viagem ao Brasil com direito a passaporte italiano e brasileiro com nada mais nada menos que 10 meses de idade, rs.


Nao sei se pelo motivo de que eu sempre fui muito metòdica e organizada, mas nas nossas viagens nunca me arrependi de algo que nao tenha levado ou esquecido de ter pensando em tal coisa.

Os principais sao: levar algumas fraldas mas deixar para comprar os pacotes no local, assim vc nao empilha o carro de pacotes ocupando espaço de malas.

Quanto à alimentaçao:Levar por segurança, caso o bebe ja coma sopinha ou comidinha, potes prontos(aquele tipo nestlè). Mesmo que voce nao goste da idéia de comida industrializada pode ter certeza que vai preferir mil vezes um pote de comidinha para bebe pronta à um restaurante de estrada que sò sirvam hamburguers!

Para nene pequenininho que sò toma leitinho mas a mamae nao tem mais leite materno: 1 lata de leite artificial ta bom, quando acabar pode comprar no local. Garrafas de àgua no frigor do hotel sao bem vindas! E o aparelhinho de aquecedor de mamadeiras tbm é bem util!

Fora isso, para os maiorzinhos: bolachinhas, biscoitos, fruta (banana e maça) , cereal. O resto a gente se vira quando chega ao local.

As roupinhas eu costumo levar muitas , desde que ele era pequenininho, nunca se sabe, se sujam muito e em alguns hotéis nao usamos ou nao tem lavanderia, né!

Para dias quentes com mar e piscina, vale a fraldinha que pode ir na àgua, é òtima e eles ficam uma gracinha!

Muito protetor solar e cremes. Cortador de unhas, pomadinha para picada de pernilongo, sempre um remedinho basico a base de paracetamol e termometro!

Se chupa chupeta, pelo menos 3.

Se fosse passar realmente a lista de tudo nao acabaria mais, rs. Mas dà para ter uma idéia da mala sem alça, ops, da mala dos nossos pimpolhos como sao volumosas, rs.
Ah, uma banheirinha inflavel vale a pena levar ao hotel, as vezes o chuveiro nao possui ducha ou nao tem banheira e fica realmente complicado dar banho no bebe! Eu costumo levar tbm lençois e toalhas do Matteo por precauçao..e tenho uma cadeirinha portatil que se adapta a qq cadeira de restaurante para a hora da papa...

Quanto ao comportamento: O pediatra do Matteo no Brasil(q tbm foi meu pediatra!), sempre comentou que toda viagem, mesmo que de 2 dias apenas, sò faz bem ao desenvolvimento da criança. Por exemplo, se ela està numa fase difìcil em que vc nao sabe mais o que fazer, pode ter certeza que ao voltar de uma viagem jà verà diferença no seu comportamento, para melhor!

Nao sei se dei "sorte" com o Matteo, mas ele é uma criança bem toleràvel em viagem, aguenta numa boa, dà trabalho , claro que dà, mas nada além do anormal. Se distrai com musica, quando falamos com ele para observar fora do carro, nunca passou mal ,graças a Deus, e sempre dormiu bastante tbm durante o trajeto em carro.

Ja no aviao ele teve 2 experiencias até o Brasil e a segunda, com 2 anos, foi certamente a mais dificil. Tbm...na fase do "terrible two" nao tinha como ser diferente! Criança grande, nao quer ficar parado, no momento que chegava minha bandeja e do meu marido, Matteo aonde ia parar?!?! Nessa idade ainda nao tem luugar para ele sentar...tudo improvisaçao, né! No fim ele chega exausto, mas nada q uma boa noite de sono nao resolva!

Procure tbm continuar a rotina que vc faz em casa, fora de casa. Horarios devem ser respeitados, bebes e crianças tem necessidade de horarios para nao estimular demais, senao o passeio e a alegria duram pouco, ficam logo cansados e estressados, choram e gritam até nao poder mais! Claro que estando fora da sua casa, passeando, nao precisa ser rigida como um general, mas proccurar manter a rotina e os costumes da criança sò farà bem para ela ir se adaptando ao novo local.
No fim dà tudo certo, voce chega acabada na volta, mas tudo valeu a pena e pode ter certeza que trarao somente boas recordaçoes, principalmente para as crianças!


Acho que é isso, se tiverem mais curiosidade sobre as viagens que fiz com o Matteo e as consequencias, rs, podem perguntar!


sábado, 21 de agosto de 2010

Bilinguismo


Quando a gente tem um filho fora da nossa pàtria ficamos felizes pensando jà no futuro deles "Ao menos serà um cidadao livre pelo mundo, poderà ir e vir quando e para aonde quiser", ainda mais se tratando da Europa um continente pequeno mas com tantas culturas e linguas diferentes.


O que a gente vai percebendo aos poucos sao os valores das duas pàtrias: aquela que vc cresceu e aquela em que seu filho estarà crescendo. Os valores mudarao, mas sempre existirao. Terao datas especiais para nòs que para nossos filhos nao terao o mesmo significado, ele respeitarà e entenderà, mas o "viver a pàtria" ficarà nas nossas lembranças e as lembranças dos nossos pequenos "estrangeiros" serao outras, diferentes das nossas, mas sempre com seus valores.


Nem sei o porque toquei nesse argumento , a intençao do post era sò falar sobre o bilinguismo aqui em casa, rs.


Matteo està com dois anos e meio e ainda nao fala perfeitamente todas as palavras, as que fala nao sao todas "entendìveis". Mas o fato é que , pela primeira vez, eu o vi diferenciando a lingua portuguesa da italiana e isso me deu uma sensaçao de tranquilidade e também felicidade em saber que sim, as crianças sao capazes de aprender e separar duas linguas e nacionalidades diferentes.


A palavrinha é "sapato". Quando ele quer passear vai logo pegando os sapatos e leva para mim , tentando colocar sozinho, dizendo "sapato, mamma" e, se eu nao dou bola ou estou ocupada , ele vai para o papai e diz "SCARPE ", rsss. Muito engraçadinho, hehe.


Um dos diferencias na area de saude publica da Italia é que realmente eles investem e se preocupam com voce. Ontem chegou na minha casa uma carta da Comune(especie de prefeitura na cidade), convidando a todos os pais do meu bairro, com filhos de 20 a 30 meses, para um encontro linguistico. Aonde serao feitos questionàrios em base ao conhecimento de palavras da criança. Cada genitore terà sua privacy , ninguem vem a saber se uma ou outra criança tem problema de fala ou retardo linguistico. Depois de 15 dias chegarà uma carta na casa de cada pai/mae com a avaliaçao do especialista(fono). Caso seja reparado algum problema de linguagem, irao convidar pais e criança para uma consulta particular e quem sabe um acompanhamento, tudo prevendo problemas futuros que com o passar do tempo sao mais dificeis de tratar. E...tudo pago pelo estado. Isso é maravilhoso e, nao é a primeira vez. Chegaram ja vàrias outras cartas com outros assuntos,sempre voltado para a sociabilidade e saude da criança.


E o fim de semana chegou, bom sabadao!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Patente di Guida Italiana


Foi quase um parto consegui-la, rs! Mas enfim, ce l'ho fatta!!!!


Tenho a carteira de motorista brasileira desde meus 18 anos e descobrir que depois de tantos anos teria que refazer tudo de novo porque na Italia nao existe acordo em comum com as leis de transito brasileiro, foi um choque.


Deixei passar 4 anos para entao dar aquele "estalo" da necessidade em enfrentar tudo novamente e, pior, em italiano!


A carteira de motorista é sinonimo de autonomia, liberdade e necessidade hoje em dia para qualquer cidadao, principalmente depois que voce tem um filho...


Comecei as aulas de teoria em março e frequentava 2 a 3x na semana as aulas, estudando pagina por pagina um livro de 300 paginas(em italiano!). Nao foi simples, com criança pequena e marido que trabalha, precisei me dividir em mil , achando horarios de madrugada ou depois do almoço para estudar(horarios em que o baby dormia..). Em fim de maio fiz o exame de teoria, e para minha surpresa, passei de primeira! Digo assim porque para enfrentar o exame voce precisa realizar em casa um livro com MAIS de DOIS MIL exercicios(eu fiz todos!), para entao estar segura de que sabe todas as perguntas que poderao cair. A cada pergunta 3 respostas e para todas voce deve sinalizar com verdadeiro ou falso. Nao é que sò 1 é verdadeira e o resto é falso...podem ter 3 verdadeiras, 3 falsas ou tudo misturado!


Iniciei entao as aulas de guia e em julho passei no exame de guia! Nao foi nada fàcil, acredito que tenha sido ainda mais dificil que o teòrico pois quando dirigimos ha anos pegamos vìcios totalmente errados ao ponto de vista do examinador e para cancela-los da tua mente viciada é um caos!! Inicialmente fiz poucas aulas achando que por saber guiar tudo seria facil, mas me enganei e aos poucos fui aumentando o numero de aulas e, valeu a pena, estou finalmente com minha carteira de motorista italiana em maos!!


O legal da "patente di guida" italiana, é que ela é vàlida em todo o territorio da Uniao Européia! Ja estou viajando aqui imaginando eu dirigindo pelas estradas de Paris....rs!


Bem, contei os detalhes pensando em quem mora na Italia e esteja com vontade de fazer a patente italiana, apesar que soube que o Brasil e Italia AGORA estao em contato para ,quem sabe, legalizar as carteiras italiana e brasileira tanto aqui quanto là no Brasil.

domingo, 15 de agosto de 2010

Curiosidade italiana: Ferragosto




Que a vida italiana è conhecida, por nòs brasileiros, como a "boa vida", nao é novidade. Ao chegar aqui fui reparando na qualidade de vida dos italianos no que diz respeito ao "trabalhar para viver e nao viver para trabalhar", como fazemos no Brasil, na maratona contra o tempo , competiçao e stress cotidiano.




Uma das primeira coisas que reparei foram as farmàcias e supermercados. Nao existe farmàcia 24 horas ou com atendimento via telefone para entregar remédios na sua casa. Supermercado de segunda feira , quando funciona , somente apòs as 15h. Isso no inìcio para mim , que vinha de uma cidade viva e movimentada, era fora do comum! Hoje compreende e me adapto a essa cultura um pouco, digamos , "zen".




O que reparei no ultimo ano , devido à crise é que algumas coisas do tipo mudaram, por exemplo , o famoso "Ferragosto" costuma parar a Italia. Mas, ontem as lojas abriram normalmente , o que até entao nao acontecia. Isso é ruim pq vemos a crise cara a cara mas, ao mesmo tempo, é modernidade dando as caras à velha bota italiana.




Quanto ao Ferragosto...é um feriado muito esperado pelos italianos. Acontece no mes mais quente do ano, 15 de agosto, um tipo feriadao de quase 2 semanas ,aonde as familias se organizam para viajar para praia, lagos ou montanha. No proprio dia 15 ,normalmente se faz um pic nic com direito a banho de mar ou lago, até o escurecer, em compahia dos amigos e/ou familiares.




Coincidentemente , ferragosto é dia "della Madonna"(Nossa Senhora) , mas o verdadeiro Ferragosto nasceu em 18 a.C., querendo dizer "repouso de agosto" ,principalmente para os trabalhadores de agricultura.




Bem, por aqui nos encontramos ontem a noite com os amigos em uma trattoria, foi mto gostoso rever o grupo todo junto e cheio de crianças! Para hoje , que abriu sol e parou de chover!, a programaçao é ir à uma cidadezinha aonde tradicionalmente, ha anos, pintores artisticos do mundo todo se encontram para uma competiçao de pintura no chao do centro da cidade, em frente à Igreja do local. Barracas com queijos e vinhos, lojinhas artesanais, tudo aberto ao publico.




Obs. Tudo o que citei é referido ao local aonde moro, localizado ao centro norte italiano.

sábado, 14 de agosto de 2010

Ripostiglio..ou "Area de serviço".


Uma curiosidade que encontrei ao vir morar na Italia é a falta de espaço para a àrea de serviço que, por sua vez, nao existe.


A maior parte das casas tem um espaço minusculo ,chamado "ripostiglio" ,aonde organiza de forma bem apertada, os utensilios de limpeza para casa e bugigangas. Mas, por exemplo, a maquina de lavar roupas muitas vezes nao cabem nesse espaço e, entao sao colocadas ou dentro do banheiro ou na cozinha.


Vou colocar a foto de um "ripostiglio" que encontrei na internet. O mais "arrumadinho" que encontrei! Eles realmente sao pequenos. Se meus projetos derem certo, até o pròximo ano terei uma AREA DE SERVIçO à brasileira na minha casa!


Nao sei se ocorre em toda a Italia, mas ao menos aonde eu moro, a outra curiosidade sao os varais para secar roupas. Nao existem(aqui na minha cidade!) varais de teto, somente aqueles de chao. Meu marido quando foi à casa dos meus pais, no Brasil, viu pela primeira vez um varal de teto!!!


Cada cultura ao seu modo...

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Futebol- Paixao no sangue!

Nao adianta, existem coisas que simplesmente estao dentro de vc. Nao é criaçao, educaçao, cultura, simplesmente...existe e voce SENTE.

O futebol faz parte da minha vida, nao tinha como ser diferente, meu pai foi goleiro do Santos FC, ao lado de jogadores como Pelé! Tem como nao ser orgulhosa , fiera(italiano), de um homem/pai assim?!

Pois bem...para felicidade geral dos machos là de casa, o Matteo pelo visto està indo para o mesmo caminho!! Isso porque nao tem contato diàrio com o vovo Lalà,hehe!

A paixao pelo futebol està crescendo a cada dia e, com o estimulo dos jogos no mes da Copa mundial, acredito que mexeu ainda mais com essa "vocaçao"!! Ele chuta certinho e, com força!!

Isso pode parecer papo de mae mas sao pessoas de fora que vem me falando isso, estimulando!

Todos os dias "treino" o "moleque", como chamamos delicadamente o Matteo quando està com uma bola nos pés(ou na mao!mini goleiro!), e ele sua mesmo a camisa e quando digo que acabou e vamos para o banho, ele foge e continua dizendo "gol gol gol". Preciso filma-lo!!

Mas como ia dizendo antes, isso està no sangue, é tipo o gingado brasileiro. Vc pode até nao saber sambar, mas se tocar um sambinha e vc estiver fora do Brasil, certamente teus pés irao se mexer, vc nao vai conseguir ficar parado! Mais essa do brasileirinho nascido na Italia!! Vc diz " e ai ,Matteo, faz o samba?!" O menino começa a sambar,com os pezinhos juntinhos, um barato!

A musica da hora nao é samba, mas nao tem como nao se mexer, e ele se diverte dançando ao som da Shakira... Quem tiver vontade clique no link pra escutar a musica da copa...http://www.youtube.com/watch?v=D4lSXkZewfs&feature=fvw

Bjs!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Lista de supermercado!


Outro dia estava na internet procurando receita de doce com ingredientes brasileiros e, encontrei um site muito legal para nao esquecermos alguns itens na hora das compras no mercado:http://www.terra.com.br/culinaria/super_110805.html


Fica ai a dica para quem é recém casadinha ou começou a morar sozinha e ainda nao tem pràtica nas compras do super!


Vasos para sala...


Faz um tempao que procuro um par de vasos de chao para colocar nas laterais de um movel da minha sala, mas nao encontro nenhum modelo que se adapte ao que eu gostaria...a duvida agora é se colocarei plantas naturais ou artificiais!

As naturais certamente devem ser mais bonitas, mas tbm nos deixa "presos" à casa, por exemplo, fico pensando q se eu for viajar por uns dias a plantinha nao vai ter de quem receber àgua todos os dias...ja as artificiais fico com impressao que pegam pò rapidinho ou sei la, vao se rompendo, rasgando...o q vcs acham?!


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Em construçao....

Estou em fase de mudanças e começo a me inspirar para mudar o blog também!

Volto logo...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Paraìso encontrado!













Nem acredito! Pela terceira vez fomos encontrar um casal sensacional! Ela brasileira, ele italiano e uma linda menininha da idade do Matteo! Tudo num lugar maravilhoso: Isola d'Elba!


Toda vez que vamos là me sinto em casa, no Brasilzao! Rolou feijoada, samba , dança do ap., Axé, muito sol e muita risada!


Amiga, obrigada por tudo, adoramos!!! Matteo se divertiu muito, dançou, tomou sol, nadou no mar, se apaixonou pelas formigas da ilha, hahaha, e recebeu mto carinho da italianinha abrasileirada!


Deixo algumas fotinhos...

segunda-feira, 12 de julho de 2010

" è MIO "


Matteo entrou ha algumas semanas na fase do "é meu", mas fala em italiano, rss "è mio".


Devo admitir ...fui eu quem ensinou como falar, visto que meu papagainho ainda solta pouquissimas palavras.


E ai de quem tocar no que ELE decidir que é dele! Porque pode ser qq coisa TUA ,mas se ELE decide que é DELE...ah, meu amigo, vc perdeu na disputa, rs, sao gritos, choros, berros, um drama que chegou ao ponto dele, de madrugada, ter me acordado aos gritos chorando por um pesadelo! Eu nao entendia o que ele tinha, pq ele nao abria os olhos, quando, passado uns 5 minutos de lagrimas e AINDA de olhos fechados, ele começa "è mio, è MIO, è mio". Meu Sao Benedito, ok é "tuo" , mas que nada...ele nao me escutava e nem abria os olhos! Precisei ligar a tv num desenho animado(dvd) para entao ele acordar do pesadelo!

Ve se pode!


Cada dia uma aventura em ser mae, aprendendo como é ter uma criança em casa!


Ah, o mais bonitinho aconteceu esses dias quando o amiguinho dele quis vir no meu colo e, o Matteo me abraçou dizendo "è MIA" "è MIA MAMMA"! rssss

terça-feira, 6 de julho de 2010

Melhores amigos!





Tao bom ver a independencia de nossos "ex" bebes aparecendo de pouco em pouco. Matteo se diverte muito quando està junto ao seu melhor amigo. Este por sua vez, durante a semana, chama pelo Matteo o tempo todo, segundo minha amiga mamae do amigo! rs.
Os dois parecem estar no mesmo ritmo, as pessoas perguntam se sao gemeos, rs, apesar de fisicamente nao achar taooo parecidos, combinamos de vesti-los iguais para ver a reaçao do povo na rua, rsss.

Mas afinal, quem sao as crianças?! Os meninos ou as maes desses meninos, rs?!?

domingo, 4 de julho de 2010

Cars e afins






O menino està ficando 1001 opçoes por aqui: vai desde a paixao pelos carros, experimentando saltos da mamae e ,para meu alivio e dos avòs brasileiros, chegando ao futebol, è um tal de gol pra la e pra cà...e nao sò de direita como de esquerda tbm!






Bom domingao!

domingo, 27 de junho de 2010

Sardenha!













Passamos alguns dias em uma das ilhas mais bonitas da Italia. Com uma natureza selvagem e pessoas receptivas, pudemos descansar e sair da rotina e como toda viagem ,sò faz bem às crianças, meu moleque deu um salto no desenvolvimento!

Valeu a pena!