domingo, 15 de agosto de 2010

Curiosidade italiana: Ferragosto




Que a vida italiana è conhecida, por nòs brasileiros, como a "boa vida", nao é novidade. Ao chegar aqui fui reparando na qualidade de vida dos italianos no que diz respeito ao "trabalhar para viver e nao viver para trabalhar", como fazemos no Brasil, na maratona contra o tempo , competiçao e stress cotidiano.




Uma das primeira coisas que reparei foram as farmàcias e supermercados. Nao existe farmàcia 24 horas ou com atendimento via telefone para entregar remédios na sua casa. Supermercado de segunda feira , quando funciona , somente apòs as 15h. Isso no inìcio para mim , que vinha de uma cidade viva e movimentada, era fora do comum! Hoje compreende e me adapto a essa cultura um pouco, digamos , "zen".




O que reparei no ultimo ano , devido à crise é que algumas coisas do tipo mudaram, por exemplo , o famoso "Ferragosto" costuma parar a Italia. Mas, ontem as lojas abriram normalmente , o que até entao nao acontecia. Isso é ruim pq vemos a crise cara a cara mas, ao mesmo tempo, é modernidade dando as caras à velha bota italiana.




Quanto ao Ferragosto...é um feriado muito esperado pelos italianos. Acontece no mes mais quente do ano, 15 de agosto, um tipo feriadao de quase 2 semanas ,aonde as familias se organizam para viajar para praia, lagos ou montanha. No proprio dia 15 ,normalmente se faz um pic nic com direito a banho de mar ou lago, até o escurecer, em compahia dos amigos e/ou familiares.




Coincidentemente , ferragosto é dia "della Madonna"(Nossa Senhora) , mas o verdadeiro Ferragosto nasceu em 18 a.C., querendo dizer "repouso de agosto" ,principalmente para os trabalhadores de agricultura.




Bem, por aqui nos encontramos ontem a noite com os amigos em uma trattoria, foi mto gostoso rever o grupo todo junto e cheio de crianças! Para hoje , que abriu sol e parou de chover!, a programaçao é ir à uma cidadezinha aonde tradicionalmente, ha anos, pintores artisticos do mundo todo se encontram para uma competiçao de pintura no chao do centro da cidade, em frente à Igreja do local. Barracas com queijos e vinhos, lojinhas artesanais, tudo aberto ao publico.




Obs. Tudo o que citei é referido ao local aonde moro, localizado ao centro norte italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!