terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escarlatina

Matteo no sàbado, durante a janta, fez cara de dor e disse que nao conseguia engolir ,olhamos e pensamos que ele havia mordido a gengiva. Na madrugada entendemos que se tratava de uma forte dor de garganta. E que garganta inflamada!!!Nao havia ainda visto ele com a garganta desse jeito, toda vermelha, quase cor vinho, ganglios inchadissimos no pescoço!
Durante o domingo controlei a febre que apareceu e ficou entre 38 - 39 graus. Na segunda feira o médico do Matteo trabalha somente de tarde e esperei o horàrio para perguntar se estava correto a medicina (antitérmico) que eu havia iniciado a dar à ele. Masss...o doutor nao atendeu ao telefone e nao tem secretària no seu consultòrio.
Reparei ,ja por volta das 17h que ele havia o pescoço todo vermelho, quase como se fosse pequenas brotoejas e as orelhas tbm ,por fora, avermelhadas. Na hora ja pensei na escarlatina. Quando foi mais tarde vi que a barriga e costas haviam, quase microscòpicas, mas manchinhas, leves erupçoes rosadas ,pontinhos por todo o tronco. 
Nada de médico, esperaria terça de manha quando o doutor, na terça atende ,9h. 
Aconteceu um imprevisto: Por volta das 20h estava ao telefone com uma amiga, batendo papo e Matteo começou a chamar minha atençao, pegar coisas que nao podiam e eu là, sem conseguir dar tchau para minha amiga. Até que desliguei e ,com ele jà gritando eu dizia "nao grite que faz mal à sua garganta, preste atençao quando mamae està ao telefone deve esperar para falar..."aquele velho papo de mae ,né.
Fato està que Matteo foi ficando nervoso e daqui a pouco eu vi sangue por toda a boca, dentes, pensei que ele tivesse vomitado sangue naquele segundo!!! Mas na verdade era sò catarro, cuspe. 
De qualquer forma, corremos para o pronto socorro e assim que o médico o consultou, as bolinhas estavam muitoooo piores, diagnosticou Escarlatina.
Agora é controlar a febre com antitérmico(paracetamol ,ibuprofene) e iniciou hoje antibiòtico que deverà tratar por 10 dias. Ah sim, ausente tbm da escolinha nesse perìodo. 
Isso ai...
Deixo um link que encontrei sobre o assunto, em portugues, para quem tiver curiosidade, aqui.

Fotos que tirei hoje ,nao consegui fazer taooo visivel, mas sò pra dar idéia..

 Nao sei se é visìvel mas postei assim mesmo..a lingua cheia de pontinhos...primeiro branquinhos depois ficam na cor da lingua, avermelhados, uma pipoquinha mesmo.

                                                          Barriga cheinha de pontinhos!

Até dodòi é um palhaço ,rs. Olhem a bochecha como està avermelhada.Como se tivesse suado, cansado de correr, sabem?


                           As costas aqui na foto nao dà pra ver bem mas tbm està cheia de erupçoes.
                                                                Outro lado do rostinho....

3 comentários:

  1. Oi Daph,
    Enzo tbém teve escarlatina a pouco tempo atrás..foi complicado que só. Tome cuidado com a AnaLuisa, ela tbém pode pegar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris, obrigada pelo conselho! Acho quase impossìvel que ela nao passe também rs, os dois se lambem de beijos o dia todo rsss, vamos torcer para que nao aconteça pois pequenininha assim dà uma peninha, né!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cris, fui dar um pulo no seu blog e nao consegui, voce fechou a conta?O que houve?

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!