quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mala de mao: Nosso baby!
















Este post foi uma sugestao da minha linda amiga, Dani do blog "Mamaes na Italia". A Dani agora é mamae do Léo e nao ve a hora de pegar a mochila e sair pelo mundao afora mostrando tudo e mais um pouco para o filhote, como tantas mamaes de primeira viagem tem vontade de fazer, mas sem saber direito os "imprevistos" que possam acontecer.


Desde que o Matteo é pequenininho, exatamente com 3 meses, começamos a viajar na melhor compahia! Inicialmente foi um fim de semana em montanha, ainda era friozinho. Depois arriscamos com 4/5 meses um hotel de montanha pròximo à praia, com direito ao primeiro banho de piscina(o mar ainda estava muito gelado!). E dali em diante casa alugada, viagens mais longas e por fim a esperada viagem ao Brasil com direito a passaporte italiano e brasileiro com nada mais nada menos que 10 meses de idade, rs.


Nao sei se pelo motivo de que eu sempre fui muito metòdica e organizada, mas nas nossas viagens nunca me arrependi de algo que nao tenha levado ou esquecido de ter pensando em tal coisa.

Os principais sao: levar algumas fraldas mas deixar para comprar os pacotes no local, assim vc nao empilha o carro de pacotes ocupando espaço de malas.

Quanto à alimentaçao:Levar por segurança, caso o bebe ja coma sopinha ou comidinha, potes prontos(aquele tipo nestlè). Mesmo que voce nao goste da idéia de comida industrializada pode ter certeza que vai preferir mil vezes um pote de comidinha para bebe pronta à um restaurante de estrada que sò sirvam hamburguers!

Para nene pequenininho que sò toma leitinho mas a mamae nao tem mais leite materno: 1 lata de leite artificial ta bom, quando acabar pode comprar no local. Garrafas de àgua no frigor do hotel sao bem vindas! E o aparelhinho de aquecedor de mamadeiras tbm é bem util!

Fora isso, para os maiorzinhos: bolachinhas, biscoitos, fruta (banana e maça) , cereal. O resto a gente se vira quando chega ao local.

As roupinhas eu costumo levar muitas , desde que ele era pequenininho, nunca se sabe, se sujam muito e em alguns hotéis nao usamos ou nao tem lavanderia, né!

Para dias quentes com mar e piscina, vale a fraldinha que pode ir na àgua, é òtima e eles ficam uma gracinha!

Muito protetor solar e cremes. Cortador de unhas, pomadinha para picada de pernilongo, sempre um remedinho basico a base de paracetamol e termometro!

Se chupa chupeta, pelo menos 3.

Se fosse passar realmente a lista de tudo nao acabaria mais, rs. Mas dà para ter uma idéia da mala sem alça, ops, da mala dos nossos pimpolhos como sao volumosas, rs.
Ah, uma banheirinha inflavel vale a pena levar ao hotel, as vezes o chuveiro nao possui ducha ou nao tem banheira e fica realmente complicado dar banho no bebe! Eu costumo levar tbm lençois e toalhas do Matteo por precauçao..e tenho uma cadeirinha portatil que se adapta a qq cadeira de restaurante para a hora da papa...

Quanto ao comportamento: O pediatra do Matteo no Brasil(q tbm foi meu pediatra!), sempre comentou que toda viagem, mesmo que de 2 dias apenas, sò faz bem ao desenvolvimento da criança. Por exemplo, se ela està numa fase difìcil em que vc nao sabe mais o que fazer, pode ter certeza que ao voltar de uma viagem jà verà diferença no seu comportamento, para melhor!

Nao sei se dei "sorte" com o Matteo, mas ele é uma criança bem toleràvel em viagem, aguenta numa boa, dà trabalho , claro que dà, mas nada além do anormal. Se distrai com musica, quando falamos com ele para observar fora do carro, nunca passou mal ,graças a Deus, e sempre dormiu bastante tbm durante o trajeto em carro.

Ja no aviao ele teve 2 experiencias até o Brasil e a segunda, com 2 anos, foi certamente a mais dificil. Tbm...na fase do "terrible two" nao tinha como ser diferente! Criança grande, nao quer ficar parado, no momento que chegava minha bandeja e do meu marido, Matteo aonde ia parar?!?! Nessa idade ainda nao tem luugar para ele sentar...tudo improvisaçao, né! No fim ele chega exausto, mas nada q uma boa noite de sono nao resolva!

Procure tbm continuar a rotina que vc faz em casa, fora de casa. Horarios devem ser respeitados, bebes e crianças tem necessidade de horarios para nao estimular demais, senao o passeio e a alegria duram pouco, ficam logo cansados e estressados, choram e gritam até nao poder mais! Claro que estando fora da sua casa, passeando, nao precisa ser rigida como um general, mas proccurar manter a rotina e os costumes da criança sò farà bem para ela ir se adaptando ao novo local.
No fim dà tudo certo, voce chega acabada na volta, mas tudo valeu a pena e pode ter certeza que trarao somente boas recordaçoes, principalmente para as crianças!


Acho que é isso, se tiverem mais curiosidade sobre as viagens que fiz com o Matteo e as consequencias, rs, podem perguntar!


9 comentários:

  1. Muito bom o post. Deu pra ver que vc é uma mae desencanada. Ja vi mae brasileira neurotica que leva tudo da Italia e nao compra nada no Brasil pois acha que nao tem a mesma qualidade ou que vai fazer mal. Tem aquelas que nem vao ao Brasil antes da criança completar 10 anos com medo que as coitadas peguem uma doença seria brincado no chao com as outras crianças. Acho super legal, maes como vc, que depois de ter um filho nao deixa de viver. Isso é importante para o bb e para o casal tambem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Amei o post... dia 5 estamos indo para San Adres (Caribe - colombia) e vai ser uma batalha a ida... pq sera de dia... estou morrendo de medo... rs
    Mas vamos que vamos!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu olhei o seu blog e percebi que você adora morar na itália. Eu estou em uma situação muito delicada, me apaixonei por um italiano, estamos juntos à um ano e meio, mas sempre vem aquela pergunta: ele vem morar no brasil ou eu na itália?
    Eu gostaria muito, que, se você pudesse me ajudar, mandasse um e-mail com a sua experiência na itália. Muito obrigada!
    callmep2p@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Pat, é isso ai, desencana q dà tudo certo,viu!

    Priscilla, essa semana te mando um email sob meu ponto de vista daqui, ta bom!

    Bjs meninas!

    ResponderExcluir
  5. Daphne, obrigada pelo escrito. Gostei bastante de ler. Nao havia pensado nesse monte de coisas q devem fazer parte da mala do bb na viagem. Sao muitas, mas lendo, vi q sao necessarias mesmo.
    Acho q o Matteo gosta de viajar, pq desde cedo ele o faz com vcs e se tornou parte da rotina dele.
    bjo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani, q bom q gostou, mas relendo vi que ainda faltou tantos detalhes, entao, o q vc tiver mais duvida ou curiosidade, me pergunta ,ta!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  7. Que legal seu post. Cheguei ao seu blog porque pretendo viajar com minha pequena pela primeira vez ao Brasil. E claro, estou ansiosa. Mas com um relato desses, a coisa fica bem mais leve. Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Cintia, que legal mais uma amiga blogueira! Ah, se a gente for tensa aì que a coisa pega mesmo, o negòcio é curtir e, claro, planejar e saber improvisar, rs. O que eu puder ajudar estou aqui! Vou te adicionar nos meus amigos, ta?!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oi Daphne. VOu te add tb. Fique em contato. Beijo

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!