terça-feira, 6 de março de 2012

Como seria se....


Tem uma expressao que eu nao simpatizo muito, o tal "e se..." "e se eu fizesse assim" "e seu tivesse feito daquele jeito.." enfim, uma coisa que nao leva a nenhum lugar, nao muda nenhuma situaçao e te ilude a tal ponto que ao invés de motivar coloca na dùvida e na negaçao!
Mas muitas vezes ainda me pego no tal "e se..."e, por isso bateu a vontade de desabafar escrevendo no blog.
Minha realidade na Italia é muito diferente do que um dia imaginei para mim. Apòs casar com o "italiano dos meus sonhos" e passar a fase lua de mel e primeiros tempos, aqueles...inesquecìveis!, decidimos juntos que eu ficaria sem trabalhar por um tempo assim, como o trabalho dele é autonomo e permite financeiramente que eu fique em casa poderìamos aproveitar e muito o tempo livre para viajar e conhecer novos lugares. Eu adorei, afinal, trabalhei desde adolescente sendo meu ùltimo trabalho em um hotel aonde o horàrio era muito incerto, dias intensos, nunca sabia qual hora poderia entrar e sair do hotel pois trabalhar com turismo significa dedicar-se ao tempo livre das pessoas, seja no lazer quanto no trabalho. 
E, foi assim, ficando em casa e satisfeita com minha escolha durante quase 2 anos.
Quando comecei a sentir vontade(nao necessidade!) de sair de casa para trabalhar, investir um tempo para mim, programamos nosso primeiro filho. Aì veio a gravidez e o "deixa pra depois". E entao o nene nasceu. E cresceu. E chegou a época de ir ao Brasil apresentar o netinho e sobrinho aos familiares e tudo era entao uma desculpa para deixar para depois, como por exemplo o valor salarial de um emprego de meio perìodo equivaler ao valor de uma mensalidade na creche e entao, "deixa pra quando entrar na escolinha". E ele entrou na escolinha e a segunda maternidade chegou. E continuo vivendo no "deixa pra depois".
Acontece que essa situaçao tem dois lados da moeda. O lado positivo dessa escolha é que, sendo dona de casa e mae, diferente do que muitas pessoas possam imaginar (salao de beleza, musculaçao e pernas para o alto), a gente pode educar e crescer nossos filhos debaixo de nossos olhos, nao perder momentos importantes do desnvolvimento deles, nos  tornarmos o ponto de referencia e segurança para nossas crias. 
A recompensa è viver num lar limpo e organizado e isso é muito bom. 'E nao ter estranhos mexendo na sua casa e haver liberdade de iniciar a jornada como e quando voce quiser. E entao, eu concluo que sou feliz sendo dona de casa e mae a tempo completo.
A outra cara da moeda, o tal lado negativo, é que nos tornamos escravas do trabalho do lar. Além de ser  cansativo todas as semanas repetir as mesmas organizaçoes de sempre, voce se sente muitas vezes desmotivada a continuar no mesmo ritmo. E começa entao os desejos por algo diferente, novo, enriquecedor. E é aì que entram as minhas reflexoes, em quantas coisas ou oportunidades eu possa estar perdendo là fora. Seja por um lugar no setor profissional, seja financeiramente criando ou obtendo algo para voce no futuro ou mesmo o tal ponto de referencia (PROFISSIONAL quero dizer)para seu filho se espelhar no futuro.
Enfim..como eu disse no inìcio...o tal "e se..." ,comigo acontece muitas vezes do seguinte modo: "e se ..eu nao tivesse vindo morar aqui..." "e se eu tivesse feito uma universidade italiana logo que cheguei aqui?" " e seu tivesse investido no ingles?" " e seu eu..." e por aì vai! Mas , e quem nao vive no "e se eu.." nao é mesmo?
De tudo isso eu concluo o quanto sou sortuda com a vida que levo e, que me adaptei a um novo modo de viver, um modo que a qualquer momento, quando eu quiser e me organizar, posso mudar pois a vida é bela por isso, porque podemos escolher nossos caminhos, podemos escolher como queremos, apòs acordar, levar adiante nossos dias. E, certamente, creio eu que "se eu " estivesse hoje no Brasil minha vida seria bem diferente e talvez mais dinamica mas sempre estaria faltando alguma peça... talvez a que hoje eu tenho mais preenchida que é a de educar de perto meus filhos...e quem sabe se eu seria feliz como realmente sou nos dias de hoje, nao é mesmo?
Entao que com tudo com tudo sou agradecida por levar minha vida assim e quando sinto que estou filosofando muito melhor parar e investir meu tempo em algo de novo.Todos os dias me atualizo ao que acontece no mundo, procuro me manter informada com as novas tecnologias do mundo moderno, inicio um curso(no momento recomecei o ingles!), faço caminhadas, enfim, preenche o pouco tempo livre que me resta do dia.
E com voce, acontece esse tipo de reflexao?Ou voce jà se sente completa? Como faz para se organizar, para se sentir preenchida? Vamos dividir experiencias, trocar conselhos e, o mais importante,vamos nos sentir felizes naquilo que fazemos e vivemos  pois a vida deve ser vivida plenamente ,dia apòs dia, nao podemos deixar que a vida nos leve...

6 comentários:

  1. Daph, sempre! To sempre pensando em algo q eu possa criar para conciliar a minha vida de dona de casa e mãe. Algo para me completar mesmo, para me satisfazer profissionalmente.
    Tb me vejo no “e se...” e tb estou igual a vc, tive um filho, quero ter outro, e ai tudo vai sendo jogado p frente. Mas eu acredito num meio de conciliar isso, to sempre pensando a respeito! rsrs
    bjoss

    ResponderExcluir
  2. Amei seu texto... Eu tenho 25 anos e não estou satisfeita com a minha vida. Nem com minha casa, nem meu emprego e até... (meu relacionamento). Estou tomando decisões sérias para mudar tudo isso, então eu também sinto o que é o deixa para depois... "agora está confortavel, facil"... mas não me deixa feliz, preciso de algo que deixe né?

    Beijooos e boa sorte para você!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso ai, Nadja! Temos que seguir o caminho que nos leve à satisfaçao pessoal, aquela coisa que a gente sente dentro, sò nòs mesmo para descobrirmos o que nos deixa completas. Mas nao podemos esperar tanto porque, como é natural do ser humano, sempre iremos sentir que falta uma peça, "queremos sempre mais!"como diz a Pitty! Mas se conseguirmos realizar um projeto, um sonho, certamente uma grande parte de nòs estarà na estrada justa para a felicidade! Boa sorte e com planos tudo hà de dar certo, estou na torcida por voce!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dani! E, como jà disse vàrias vezes, tudo que voce toca dà certo, porque vem do coraçao, vem de voce! Quando voce descobrir o melhor alvo, a flecha vai ser lançada e vai atingir o centro, vai dar certo! Pode contar comigo para novas colaboraçoes, estou doida por uma nova sfida(desafio), hehe!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Daphne,
    Me identifico com sua reflexao quando voce diz que devemos estar atentas a todo momento e escutarmos o nosso coraçao. Nunca é tarde pra mudar, e pra isso devemos reavaliar a situaçao de tempos em tempos.
    Talvez voce esteja certa ao afirmar que nao podemos repensar tudo nem colocar "e, se.." em toda frase senao corremos o risco de pirar... mas também nao devemos nos acomodar se dentro de nòs uma vozinha pede algo mais.
    Jà dizia um sàbio: "A mudança é a lei da vida."
    Beijo bem grande pra voce e sua familia linda.
    Maria Luiza.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lulu! Adorei seu comentàrio pois como voce bem lembrou , a mudança é a lei da vida, adoro mudar! Nao sei se sao as estrelas que me guiam(sou de gemeos rss) mas nao gosto de rotina, de tudo igual, preciso inovar, nem que pra isso dance flashdance pensando ser uma star sozinha na sala hahaha, mas é aquela coisa, cada dia uma nova oportunidade, nossa, tem tantas coisas para aprendermos, para experimentarmos pelo mundo afora, nao é mesmo!?
    Um bjao!

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!