domingo, 18 de setembro de 2011

Piero Angela

"Il mio corpo è come una macchina: il motore avrà anche 80.000 chilometri,ma il guidatore ha solo 45 anni "

Assim é Piero Angela, um jornalista e escritor, com interesse em ciencias cientificas e talento para musica desde a infancia.

Quando cheguei à Italia quase nao haviam programas televisivos do canal italiano que me interessasem, talvez pela lingua, talvez pelo costume de "novela, jornal brasileiro e Jo Soares", quase nao ligava a TV.Até o dia em que por acaso encontrei um programa òtimo sobre antiguidade, descobertas, ancestrais , curiosidades, entre outros. Foi entao que conheci essa grande figura italiana. Descobri que além disso tudo ele ainda contribui escrevendo livros - ja sao 32 escritos e alguns em versao ingles, alemao, frances e espanhol!  - das mais variadas tipologias e, o que me chama a atençao é o seu modo de narrar, de contar. Realmente prende a atençao, lembra um pouco "aquele" velho professor de història(o qual eu nunca tive!) que ao ensinar parece estar contando uma història vivida por ele mesmo, tamanha intimidade e conhecimento do que fala. Olhos nos olhos, seriedade e uma pitada de simpatia, sao os igredientes desse homem tao culto e carismàtico.

Por sorte os mais jovens terao o prosseguimento de Piero em futuro, visto que seu filho Alberto Angela dà continuidade ao seu trabalho e em mais é Paleontologo e Naturalista ,completando o curriculo da ciencia!

Atualmente o programa que conduz Piero Angela , Superquark, chegou ao fim da ultima temporada, mas eles retornam com novidades a cada ano e vale a pena seguir, fica a dica!


2 comentários:

  1. oi Daphne, me deparei com este seu post antigo agora ...eu também logo que cheguei aqui me encantei pelos programas dele e do filho, não falava nem uma palavra de italiano mas passava horas no quarto sozinha escutando ele e acho isso me ajudou muito a aprender a lingua de forma um pouco inconsciente. Na minha tesi de formatura falei sobre a "televisao educativa " e dediquei um inteiro capitulo a eles dois. Tive a oportunidade de conhecer os dois e ainda consegui um autografo do Alberto Angela na minha tesi, voce nao imagina a felicidade que fiquei! um beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que maravilha, Gabi!!!!!! Um sonho a sua oportunidade de conhece-lo de pessoa! Uau!!!!
      Quanto a aprender a lingua, eu acredito que outro programa que me ajudou a aprender italiano foi FORUM com a Rita Dalla Chiesa, lembra? hehe. Era tanto bate boca no programa, modo de falar alto e claro... rs!
      Obrigada pela visitinha, esse blog està muito "empoeirado" mas tenho pena de exclui-lo, hehe!
      beijinhos!

      Excluir

Comente Aqui!!