quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Globalizado desde o berçario!

Falando pela minha geraçao, percebo que nos dias de hoje estamos jà acostumados ao misto de culturas no dia a dia da sociedade. Aprendemos aos poucos a dividir a classe da escola com crianças negras, japoneses, a passar por cima de tabus e beijar na boca de pessoas de cultura diferente, fazer filhos e ser feliz sem preconceito, afinal, o Brasil é maravilhoso por isso, sao vàrias raças e um resultado final.

Infelizmente ainda vejo muitos de nòs, digo de nòs em relaçao a geraçao anos 70/80, com preconceito, seja na hora do transito ao chamar o fulano de "crioulo", seja como forma de superioridade: "aquele portugues", entre outros exemplos afora. Pode parecer banal  mas é ofensivo para quem està da parte de là.

Imagino como tenha sido complicado para a geraçao mais velha da nossa, ali sim tinha muito tabu, muito preconceito com o pròximo e, pensar que o homem "branco" pense ser melhor por nao ter a pele escura!!!!!Que absurdo!!! Mas, a intençao do post de hoje nao è tocar em argumento delicado e polemico e sim, da situaçao que notei desde minha chegada à bota italiana.

Cheguei aqui e achava super diferente encontrar na rua àrabes, mulheres que usam a tunica e  turbantes cobrindo o rosto inteiro(nem a boca para fora!!), negros em Paris sendo finalmente respeitados, misturados e em uma saudàvel convivencia. Quer dizer...aqui na Italia noto que existe ainda muito preconceito, principal culpa està na cara que é do governo que a cada ano torna mais dificil a entrada dos mesmos por aqui. Mas isso tem também uma razao: infelizmente, de uns 5 anos para cà, aumentou o numero de estrangeiros(angola, arabia..) que fogem da pobreza de seus paìses atràs de uma vida melhor e, para isso, passam por um verdadeiro teste de sobrevivencia em alto mar, chegando vezes doentes, quase mortos ou...nao chegam por nao aguentarem a barra...e entao o governo ajuda em habitaçao, alimentaçao e despesas $$.

Passado esses anos de Italia, ja nao acho mais nada de tao diferente dar de cara com um indiano na rua, com um àrabe, ou um chines sorridente, ja faz parte das imagens do meu cotidiano.

Mas para mim foi tudo, digamos, em doses homeopaticas.Fui acostumando até nao dar importancia ao que chamamos de "diferente". (E viva a globalizaçao!).

Agora, pare para pensar: Os meus filhos nasceram jà em meio a toda essa mistureba boa(ou globalizaçao, como quiser chamar...). Quer dizer que para eles esperamos que desde o inicio de suas vidas o pre-conceito seja algo do passado, deixado para tràs.

Me dei conta disso devido a esses primeiros dias na escolinha do Matteo. Fui busca-lo e reparei nos amiguinhos da classe dele: tem um numero maior de estrangeiros do que de italianos, rs. Tem um brasileirinho, tem um africano, tem uma menininha linda da Aràbia, tem um indiano, ah sim, tem algum italiano por là também, hehe. E, ve-los brincando juntos é enriquecedor para a alma, enche de esperança que em futuro saibam colocar esse mundo tao bagunçado no caminho justo para todos.

E voce, qual seu ponto de vista em relaçao a globalizaçao nos dias atuais?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!