quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que eles tem em comum?!





Essa eu precisava registrar aqui para voces que acompanham rirem um pouco da inocencia de uma criança!

Demos um pulo no supermercado para comprar àgua. Como estàvamos com hora para chegar na casa da minha sogra e, tirar cadeirinha do carro da Analuisa, aguentar birras do Matteo querendo isso ou aquilo , pedi ao Lorenzo que entrasse ele rapidinho enquanto aguardarìamos no carro.

Enquanto esperàvamos o Matteo, como sempre, pulou para o banco de motorista e ficou là, imitando adulto dirigindo.

Para quem nao sabe, o Matteo é uma criança muito extrovertida e adora cumprimentar as pessoas, conhecer gente nova. Entao que ao ver duas criançAs saindo do supermercado, ele jà foi berrando da janela do carro "ciaoooo bambiniiii", e as crianças sorrindo entre elas o cumprimentaram também.

Detalhe das crianças: indianas. Um dos meninos tinha um turbante vermelho na cabeça. Coincidentemente, semana passada apresentei ao Matteo o "Sitio do Pica Pau Amarelo".

Ja entenderam o que Alladin e Saci Perere tem em comum, rs?! Matteo se gira para mim e diz "Mamae, Mamae!!! O saci perere!!!O saci perere è qui!!!!". Jesus! rs, Eu ri muito, de forma que as crianças e os pais das mesmas nao me visse ,naturalmente , e respondi ao Matteo a diferença entre o personagem e aquela criança. Mas ele continuava "o saci perere mamae!!!", todo feliz.

Sorte que aquela familia nao entende o portugues.......

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Para nòs, pai e mae!



Recebi por email um slide lindo com esses dizeres e quis dividir com os leitores do blog!

(Autor desconhecido).



"Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim, isto faz com que me sinta mais seguro.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero. Só estou experimentando vocês.

Não deixem que eu adquira maus hábitos.

Não me protejam das conseqüências de meus erros.

Não levem muito a sério minhas pequenas dores, necessito delas para obter a atenção que desejo.

Não sejam irritantes ao me corrigirem, se assim fizerem poderei fazer o contrário que me pedem.

Não me façam promessas que não podem cumprir depois, lembrem-se que isso me fará profundamente desapontado.

Não ponham a prova minha honestidade, sou facilmente tentado a dizer mentiras.

Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele.

Não desconversem quando faço perguntas, senão, eu procurarei nas ruas as respostas que não obtive em casa.

Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro de vocês.

Não digam que meus temores são bobos, mas sim, ajudem-me a compreendê-los.

Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se que tenho meu próprio modo de ser.

Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, isto criará em mim um espírito intolerante.

Não se esqueçam que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo, não queiram me ensinar tudo.

Não desistam de ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo.

No futuro verão em mim o fruto que plantaram."

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bora começar o ano,Italia!



Setembro para os italianos é como março para os brasileiros. Fim de verao, festas ,viagem, diversao; recomeço, novos inìcios, novidades, retornos à velhos costumes e rotina equilibrada(ou quase!).

Por aqui podemos dizer que aproveitamos e MUITO, principalmente pensando que eu tive uma nenem em abril e em junho estivemos jà na praia pegando sol, hehe. Fizemos vàrios passeios e todos com duraçao de poucos dias, assim, usamos e abusamos de junho a agosto!

Revi amigos na Isola d'Elba, relembrei a maravilha da cor do Lago di Tenno(estou devendo post e fotos deste lindo local!), e demos uma de turista na bella Toscana, visitando locais como Firenze, Siena e até a cidade de Vinci(de Leonardo da Vinci!).

Nossas crias nos acompanharam e foram excelentes viajadores! Matteo é de uma companhia maravilhosa, pra todas as horas, falador, apronta, ligado nos 300, estimula nossos passeios,mas, claro, também estressa ,principalmente se abusamos e o deixamos ligado o dia todo sem uma sonequinha, hehe.

Tivemos somente um dia de strees com os dois, apòs um dia bellissimo em cidades històricas, na praia , ainda quisemos parar pra comer uma pizza. Foi o caos. Os dois cansados do dia(pq ela è pequenina mas é gente né, rsss), com fome, suados, com sono, nao deu outra: ele berrando por qualquer motivo, a Fanta que nao chegava na mesa, o menino ao lado que o incentivava a cuspir e eu nao deixava, enfim...um desastre! E ela, tadinha, aos berros, nao tinha leite que acalmasse naquele momento, ela precisava de silencio , banhinho e tranquilidade. Ok, ENGOLIMOS a pizza sem nenhuma sobremessa e fomos embora super sem graça com as pessoas ao nosso lado, que, chegamos a ver, colocavam os dedos nos timpanos pra nao escutar os berros dos dois, kkkkkkkk, eu me divirto porque, quem nao tem crianças por perto realmente nao entende e nao suporta gritos, eu mesma era assim quando era jovem(por que, sou velha? Ou sò virei mae?!?!).

Bem, voltando ao post de hoje....que venha setembro, que cheguem as nossas novidades: papa da Analuisa, escola do Matteo, vacinas e pediatra novos, livros novos para ler, idéias novas para o blog, viagens de fim de ano para esperar(viva, Brasil!), rotina invernal prestes a aparecer, marido de volta ao trabalho e històrias novas para contar!

domingo, 28 de agosto de 2011

Lalà




"...um grisalho, de olhos azuis, alto, ex-jogador do Santos FC..e solteiro!", assim minha mae conta que sua prima o apresentou, em um dia qualquer, dentro de um bar/café e, logo se apaixonou dizendo "é com esse que irei casar, ter filhos, rodar o mundo e envelhecer juntos".

Uau! Com essa apresentaçao à la Richard Gere, rss, quem nao cairia de quatro nao é mesmo?!


Meu pai é uma caixa de surpresas para mim. A cada contato conheço uma nova parte sua que ainda nao conhecia, um jeito de sorrir, um jeito de olhar, de abraçar, de falar que ainda nao conhecia, mas uma coisa que sempre conheci e jamais mudou foi o seu caràter.

Nao tem jeito, ele é minha inspiraçao nos momentos da educaçao de meus filhos, nas atitudes com outras pessoas, em decisoes.

Um homem honesto, forte, e certamente engraçado e simpàtico pois tem amigos por todos os lados! Meu marido se mata de rir quando vai ao Brasil e os dois vao caminhar a riva do mar e meu pai ,acenando a cada pessoa que passa com um "opa, beleza!", vai logo apresentando meu marido como "nao é um genro mas sim mais um filho que ganhei"...

Engraçado que a distancia das pessoas que amamos é insuportavelmente dolorosa mas traz consigo sentimentos positivos como o de continuar admirando e valorizando quem ,no dia a dia , no contato diàrio, "esquecemos" de ,olhar no fundo dos olhos e dar àquela importancia tao merecedora. Passamos batido quando temos as pessoas e coisas sempre ao nosso lado e normalmente sò valorizamos quando as perdemos. Invés, vivendo longe de meus pais e irmaos, valorizo cada momento, nostàlgico ou nao, passados e a passar com eles.

MEU PAI me ensinou o valor das coisas, o agradecer a cada situaçao boa , o aprender a cada degrau a superar, o saber ser humilde em aceitar ajuda em momentos dificeis , o certo do errado, ah sim, e a ser pontual, rsss, uma "doença" de familia! Uma das lembranças da minha infancia é meu pai pronto para levar eu e meus irmaos à escola ou outro local e, se algum de nòs nao estivesse pronto, ele realmente ia embora!Parece mesquinho falando, mas nao é que nos ensinou a sermos ràpidos sem frescurite!! Uma passagem engraçada do meu pai com nòs ,rsss, é a gente indo ao mar e ele nos ensinando a assoar o nariz!!Eu tinha um nojo porque ele dizia pra ir assoando na mao dele, rssss éca, mas hoje faço coisas do tipo com o Matteo, (nao de assoar na mao!), como por exemplo , se ele cair "vai moleque, levanta q nao foi nada", rs, e Matteo é do tipo que levanta e continua, sem làgrimas. Acho que tà no sangue!

Meu pai teve uma infancia dificil, trabalhou muito jovem, abriu estradas , suou muito a camisa, nao era muito chegado aos estudos e fugia das aulas para treinar futebol!! Seu apelido, LALà é consequencia disso, pois quando perguntavam "aonde està o Carlos" , respondiam "Là, là...".E essas escapadas deram tao certo que ele rodou o mundo com o futebol, jogando junto a craques como Pelé. E ,ao invés de curtir noites e mulheres ele pensou em investir e logo nasceu a Pap'Sport, loja de artigos esportivos tao conhecida e prestigiada por amigos na nossa cidade.

Esse post vai especialmente ao homem da minha vida, MEU PAI. Que hoje completa mais um ano de experiencia nessa vida alucinante e tao bella! Obrigada por ser MEU HERòI!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Abelha Cativa!!!



Estàvamos numa linda manha de sol, na piscina do hotel, numa das regioes mais bonitas da Toscana, quando...de repente...Matteo praticamente "pisou" em uma abelha!!! Pela primeira vez foi picado e pela primeira vez eu tive contato com um ferrao de abelha, visto que nunca levei uma picada da mocinha. Sem quase entender, ele aos berros dizendo que "bruccia"(queimaaa), olhei pra sola do pé (que ele segurava e nao largava de jeito nenhum!!)e cutuquei o que eu achava ser um pedacinho de vidro...veio tudo junto, ferrao e, acho eu, parte do corpo da abelha!

Naquela hora , realmente, eu quis dar meu corpo no lugar do pézinho dele. Parece aquelas frases montadas , de mae mesmo ,né, mas é a pura verdade, ver tua cria sofrendo, sem poder fazer nada para aliviar, sò beijinho e abraço bem apertado...é de doer até o ultimo fio de cabelo de uma mae!!!

O bom que eu soube que depois que uma abelha pica, ela morre. Hunf, bem feito Dona Abelha!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chorei, por dentro mas chorei!




Isso mesmo, nao aguentei e me emocionei.


Ontem levei Analuisa para sua consulta pediàtrica e de quebra levei o Matteo para uma geral também.


Nossa menina està òtima com a graça de Deus, cresceu tanto que a pediatra arregalou(literalmente!) os olhos ao constatar que em MENOS de 1 mes ela cresceu 5cm!!! Està com 67cm e 7.800kg!


Se comportou bem sem derramar uma làgrima, diferente das outras vezes em que esguelou até chegar em casa, rs!


Matteo se comportou bem, brincou no consultorio com os brinquedos e foi examinado dos pés a cabeça e tudo nos conformes!


Agora, vc que està lendo deve estar se perguntando, mas o que tudo isso tem a ver com o tìtulo do post?!


Pois é...Hà 3 anos e 6 meses que Matteo é acompanhado pela Doutora Orioli, essa simpàtica pediàtra que equilibra seriedade com delicadeza. E essa foi a ùltima consulta dos meus filhos com ela. Depois de agosto ela entrarà em pensao. Nada mais justo apòs anos de dedicaçao com as crianças. Mas, e nòs maes?!!?Oh Deus! Jà é tao dificil se adaptar em outro paìs, aos modos diferentes e tantas outras coisas na area que engloba a saùde e,quando finalmente encontra alguém de garra em quem confia, pensando durar "toda a vida"....chega o ponto final.


Sim sim, estou dramatizando, mas realmente me sentia muito a vontade e segura com a dra.Orioli.


Espero de coraçao que agora ela aproveite seus dias de aposentada e certamente estarà iniciando bem pois me contou que em dezembro serà nonna, està toda feliz!


Ao fim da consulta, morrendo de embaraço, pedi por gentileza de fazer uma foto ao lado das crianças e, para minha surpresa(pela seriedade de seu caràter)ela toda contente sorriu pra camera pronta para o flash !


Apesar de saber que ela nao irà ler meu blog, agradeço aqui ao seu desempenho com meus filhos, Grazie di tutto, Dottoressa Orioli!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Amizade sem interesse




Sabe quando voce recebe o telefonema de uma amiga sò para trocar idéia, bater papo? Pois é, a sensaçao é boa demais ao ser procurado sò para "saber como voce està, tudo bem?".

Um dia desses recebi uma ligaçao assim...e me dei conta que fazia um tempinho que sò recebia ligaçoes ou mensagens resumidas em interesses em coisas e nao na minha pessoa. Nao que isso queira dizer que seu amigo que te procura por interesse em outras coisas que nao em voce, nao te queira bem. Mas ser procurado porque a pessoa sò pensou em ti é bom demais. E me dei conta que EU mesma nao tenho procurado amigos por livre espontanea vontade, apesar de pensar em vàrias amigas e nao agilizar a ligaçao!

Fica aqui o toque pra quem ,como eu, tem esquecido ou deixado de lado os amigos por "falta de tempo"! Entre aspas porque, apesar dos pesares, do corre corre alucinante dos nossos dias, um diazinho, que sejam 10 minutinhos, a gente se esforça e dà aquela chamada ou mesmo manda um sms de "oi, sò pra saber como vai voce?!".

Bjs a todos!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

San Lorenzo





Hoje é um dos dias romanticos aqui na Italia. Dia de desejos, de acreditar no amor, na esperança e em dias melhores.

Para quem nao sabe, na noite de 10 de agosto italianos no mundo todo olham para o céu na esperança de verem , num tìpico céu estrelado de verao, uma estrela cadente!

A història conta , de forma poética claro, que apòs sofrer tanto com sua morte (San Lorenzo foi decapitado), ele retorna à terra, em làgrimas(que sao as estrelas cadentes) somente na noite em que foi morto (10 de agosto) criando uma atmosfera màgica e de esperança.

Entao, o segredo é encontrar um bom local para apreciar as estrelas e ...no meu caso, minha estrelinha jà caiu aqui do meu lado hà 6 anos..maridinho se chama Lorenzo, hehe!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

4 meses de VIDA!

1 mes com o vovo santista de coraçao!

2 meses de vestido de familia!



3 meses de maça cor de rosa!





4 meses tomando sol na praia!



Minha bebezinha cor de rosa completou ontem 4 meses de vida! Quanta alegria!

Reparei que ela ,como toda mulher rss, é precoce! Abriu os olhos assim que nasceu; sorriu com 1 mes de vida; Levantou a cabecinha aos 2 meses;Gengiva começou a esbranquiçar para o nascimento dos dentes aos 2 meses e meio!; Aos 3 meses deu gargalhada para o papai e jà começou a pegar o pezinho!! Para completar, assim que me aproximo dela, seja no carrinho ou berço, a bambina ja ergue as costinhas e pescocinho vindo em minha direçao, doida para eu pegà-la no colo!!

Continuo amamentando ao seio, ela continua inconstante nos horàrios. A noite é longa e ela ainda nao dorme direto e eu...eu to acabada ,cheia de olheiras! Esse mes começa a papa salgada - diferente do Brasil que começam primeiro com as frutinhas- e, espero estabilizar melhor o estomago da princesa diminuindo as mamadas e aumentando a alimentaçao.

Quanto ao Matteo, nesses 4 meses foram muitas novidades e ele ,como sempre , muito carinhoso com a chegada da irmazinha. Aconteceu meio que "atrasado" mas chegou o ciuminho dele por atençao nossa somente agora! Ele finge que vai dar a chupeta e enfia com tudo na menina ou tira pra provocà-la. Ele aperta as bochechinhas dela e ela chora, mas ele jura que sò quer ver ela fazendo beicinho de peixinho ,rsss. Pois é, nao tem jeito, irmao mais velho zoa e o mais novo sofre rss.

Nòs, papai e mamae e mais familia toda, continuamos radiantes e orgulhosos de nossas crias! Que venham mais novidades, estamos doidos para vive-las !

domingo, 7 de agosto de 2011

Isola do PARAìSO!!!




























Mais um verao fomos a uma ilha perdida e encontrada na Italia, aonde conseguimos avistar golfinhos e até a ilha de MonteCristo! Estou falando da linda Isola d'Elba!


Conheci a Claudia pela internet e nasceu uma amizade sòlida que nos transportou a conhecer o local aonde vive là na Isola...agora é natural ,chegou o verao e rumo a Ilha reencontrar nossos amigos!


Dessa vez partimos em uma nova aventura, afinal, somos em 4!! Analuisa mostrou para o que veio: bater pernas ! Adora sair e passear!!!Se comportou super bem no hotel, dormiu a noite toda(coisa que em casa ainda nao faz!!) e era sò sorrisos!


Matteo se deliciou fazendo castelos na areia, tomando sorvete com sua "namoradinha" Giulia(filha da Clau) e entrando na àgua "salgada como batatinha"!


Para nòs foi um momento de prazer e descanso, pude contar com minhas amigas Clau e Marcella para olharem os babys enquanto tomava um banho de mar relaxante naquele paraìso perdido!


Tivemos até direito a churrasquinho feito pelo maridao da Clau, o super Giorgio, simpatico ao extremo!!


Teve dia de chuva e nem por isso ficamos parados, fomos rodar a ilha e entao lembrei da dica do blog "Brasil na Italia" sobre um restaurante super gostoso chamado Calanova, em frente a essa prainha pouco conhecida! De là demos mais voltas pela ilha e voltamos ao hotel para uma piscina de hidromassagem!!Show!


Caminhamos, nadamos, conversamos, demos risadas, encontramos amigos, nossos filhos estavam bem, foi realmente bom ter saìdo de casa nesses poucos dias! Para quem nao conhece, podem entao planejar na listinha de ano novo como local à conhecer "Isola d'Elba", tenho certeza que irà se deliciar no meio àquela natureza selvagem , verde e com um mar...stupendo!