sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nùmeros!




Bem, começo a perceber interesse do Matteo em aprender nùmeros, apesar de ainda nao falar nada com nada , ele é mto observador! Isso fez eu procurar algo a respeito pela net e, encontrei essa matéria para dividir com vcs!



**Quando e como devo começar a ensinar os números ao meu filho?**


Você pode começar a introduzir a idéia de números quando seu filho tiver 12 meses. Para isso, comece contando grupos pequenos de itens, como botões -- "um, dois" -- e cante músicas e rimas que incluam contar, como "Um, dois, feijão com arroz...".Quando seu filho tiver 2 anos, ele poderá decorar os números e contar até 10, mesmo sem entender o conceito de contar objetos -- nesse caso, ele pode pular alguns números: "Um, dois, cinco, seis...". Não se preocupe. Recitar números mostra que ele está aprendendo os nomes corretos. Aproveite pequenas oportunidades do dia-a-dia para contar junto com ele, como na hora de pôr a mesa: "Um guardanapo para a mamãe, um guardanapo para o papai, um para você! Um, dois, três guardanapos!". No começo, seu filho poderá insistir que há três guardanapos mesmo quando há mais ou menos que isso, mas em algum momento ele vai começar a entender que a palavra "três" significa a quantidade de guardanapos na mesa.


Ao ficar um pouco mais velho, entre 3 e 4 anos de idade, seu filho vai começar a entender que adicionar objetos aumenta o número contado -- e que tirar coisas diminui a quantidade. Assim, quando a vovó vem visitar, há mais um guardanapo na mesa, elevando o total para quatro.Outro jeito de reforçar este conceito é contar objetos que fazem parte do cotidiano do seu filho -- o número de pedaços de maçã no prato, por exemplo -- e mostrar o que acontece quando objetos são retirados (no caso, comidos) ou acrescentados.


Entre os 3 e 4 anos de idade, a criança também se anima mais a contar pequenos grupos de objetos -- "duas laranjas, quatro canudos" etc. Mas a maioria só vai conseguir identificar ou escrever numerais quando tiver 4 ou 5 anos de idade.

4 comentários:

  1. hahahahaha acho que vou ter que priorizar outros aprendizados com o Gui... rs ele nem da tchau!!!!
    O Matteo ja mostra que vai ser bem inteligente ne????????????
    bjooooooooooooooooos

    ResponderExcluir
  2. Que legal, lindo essa concentração dele!!!
    Lipe conta, 1,2,3 e já!! ou então, um, dois, dois,dois....kkkkkk
    ele não gosta de ficar assim desenhando como o Matteo não!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Daphne!!! Eu lembro sim de termos conversado algo sobre o sono do Pietro, mas tbém não me lembro se foi aqui no blog ou se foi no e-familly...rsrsrs Não importa! Estou vindo agradecer as dicas que me passou e dizer que fiquei encantada com o fato do Matteo estar desenvolvendo essa habilidade com o desenho!!! Não vejo a hora de acompanhar meu pequeno nisso tbém...rsrsrsrs Grande beijo e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, nossa como o Matteo tá grande e cada dia mais esperto, hehehe.
    A Gi gosta de contar tb, mas é 'um, dos, quato e teis', hehehe.
    Adorei a matéria.
    bjss

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!