terça-feira, 29 de setembro de 2009

Terror Noturno


Hà alguns meses o soninho tranquilo e direto do Matteo tem mudado e ficado inconstante. Tem noites boas, tranquilas e longas ,outras noites acorda do nada querendo sò colinho e um pouco de àgua e, por fim, tem tido noites em que acordo com seu choro altìssimo e desesperado, quando chego no seu berço ele continua com os olhos fechados, quando o pego fica rìgido como uma pedra, chora de esguelar mesmo, um choro de medo, de quem tà sentido, sabem? E, nao acorda!Nao aceita mamadeira nem chupeta, depois de uns 5 minutos(que me parecem mais de 1 hora!!)vai acalmando e às vezes preciso ligar a Tv para que ele "saia" dessa situaçao de terror.
Isso me fez pensar no famoso "terror noturno" que ocorre em algumas crianças. Nao sei dizer ainda se esse é o caso do Matteo, acredito que nao ,que seja apenas um sonho ruim, mas fica aqui a matéria que encontrei sobre o assunto:
Autor: Meire Gomes
O Terror Noturno é caracterizado por um despertar repentino seguido de um comportamento de pânico. A criança chora ou grita desesperadamente e não percebe ninguém ao seu redor. É comum os pais ficarem transtornados com o choro convulso da criança e procurarem um pronto-socorro. Normalmente, depois do colo e do passeio de carro a criança chega ao hospital toda feliz e sem lembrar de nada.Na minha época de plantonista, atendia em quase todos os plantões uma criança sorridente com os pais cheios de "olheiras" e às vezes até chorando do susto. Os episódios de pânico duram de 5 a 20 minutos, no máximo meia hora, e podem ou não se repetir.O sono tem duas fases, a não-REM e a REM. Durante a fase REM, caracterizada por movimentos rápidos dos olhos (podemos perceber o globo ocular mexendo por trás das pálpebras quando a criança está dormindo), ocorrem os sonhos e pesadelos. Durante uma noite, ocorrem vários ciclos de sono REM e não-REM, sendo os pesadelos mais freqüentes ao amanhecer. Os pesadelos estão geralmente relacionados com experiências desgastantes do dia, como agressões físicas ou verbais, pequenos acidentes domésticos e programas de TV. Podem ocorrer em qualquer criança, mesmo em bebês. Ao despertar do pesadelo, a criança percebe rapidamente a realidade ao seu redor, e de acordo com seu desenvolvimento intelectual, é capaz de descrever minuciosamente as imagens criadas pela mente durante o sono.O Terror Noturno aparece durante o sono não-REM, ou seja, não está relacionado a sonhos ou pesadelos. Pode não haver causa nenhuma ou em alguns casos ser precipitado por fatores de ordem emocional e desconforto físico, como a febre.Ocorre em até 5% das crianças, sendo mais comum até os 5 anos, e se torna mais raro em crianças maiores (no adulto o prognóstico é diferente). A criança pode ficar pálida, respirando rápido e com o coração acelerado. Apesar da literatura afirmar que aparece mais em meninos, tenho visto com a mesma freqüência nas menininhas. Já os pesadelos são freqüentes, podendo acometer em maior ou menor grau todas as crianças.Cerca de 30% das crianças que apresentam Terror Noturno freqüente (é mais comum que a criança tenha um só episódio na vida ou poucos) apresentam também sonambulismo e outros distúrbios de sono.Quando os pesadelos ou o terror noturno ocorrem esporadicamente, não há motivo para preocupação. Mas quando o quadro se repete com freqüência, deve ser pesquisada a causa. Geralmente o estudo eletroencefalográfico do cérebro é normal.O que fazer ?Pegar a criança no colo, aconchegá-la e falar ou cantar perto do ouvido até o pânico passar. É importante deixar a criança no colo para evitar que ela se machuque, pois na verdade pouco se pode fazer para acalmá-la.No caso dos pesadelos recorrentes, verificar a rotina da criança, a relação com os familiares, a escola e as babás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!