quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Terremoto perto de casa...

 Italia...num domingo tranquilo de Primavera...que bella !


Hoje de manha pela primeira vez SENTI um terremoto sobre os pés e sob minha cabeça! Vou contar como foi!
Matteo, insolitamente e claro devido ao dodòi, estava ainda dormindo quando eram 9:30 da manha e faziam somente alguns minutos que a tia Clara havia entrado aqui em casa para ver a Analuisa, visita de familia ràpida. 
Estava conversando com a tia Clara e de repente as janelas(os vidros) mexeram, fazendo aquele barulho quase de vento, mas as janelas, no inverno ,estao fechadas e sao muito resistentes.Me assustei pois para sentir esse barulho o que poderia ser?Na hora falei "eu heim, o que foi isso, algum caminhao?" Pois aqui ao lado temos uma empresa e sempre que descarregam produtos faz mesmo um barulhao. Mas...tudo é questao de segundos e de repente vejo a televisao e o mòvel balançarem, mas a televisao nao balançou para os lados, ela deu saltinhos!O que ,segundo meu marido me explicou depois, é ainda mais perigoso pois os terremotos sao divididos em 2 categorias e a que balança para os lados é menos perigosa que a outra, que balança para cima e para baixo,o que aconteceu aqui hoje! Mas olhem, papo de quem nao entende nada de terremotos heim, meu marido deu uma explicaçao veloz para mim!
Bom...os espelhos da parede tbm ameaçaram cair e os lustres ,que sao presos em fios, balançaram também.
A sensaçao que te dà acredito que seja aquela de quem està em um aviao para cair...de impotencia. Contra a natureza fica complicado caminharmos ,nao? O que està acontecendo no mundo!! Outro dia escutei dizer que aqui ainda nao nevou e que quando nevar serà uma neve quimica, para nao sairmos de casa pois pode ser perigosa à nossa saùde!!!!
Voltando ao terremoto e as sensaçoes que tive...a primeira pavor. A segunda medo das consequencias e a terceira medo das perdas, a mais importante nossas vidas e de nossos queridos. Depois vem o medo de tudo que é material, até em fotos eu pensei na hora e olhem, foi tudo questao de segundos viu! E ainda bem, nao se repetiu mais.
Ouvi na Tv que tinha jà tremido na madrugada. E nao foi aqui, Lombardia, e sim na regiao de Emilia.Ainda nao falaram dos danos nas localidades vizinhas ,por aqui, aonde moro, graças a Deus foi mesmo um grande susto!
Eu ja havia falado sobre terremoto na Italia, aqui. Hoje graças a Deus a regiao de Abruzzo se recuperou muito bem do desastre que aconteceu por là.
Depois dessa é se preparar e uma querida amiga internacional , a  Renata , que me apresentou um site com alguns cuidados à seguir em caso de terremoto, deixo o link aqui.

E a vida segue...junto à poderosa natureza!

4 comentários:

  1. Nossa, que susto!!! Depois é tudo engraçado né? Depois a gente ri... quando as pessoas sentiram um leve tremor aqui na Baixada Santista, eu estava no térreo e nunca senti nada... mas minha curiosidade não me faz ter vontade de sentir,não... me contento com parques de diversões!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nadja! Nossa nem fale...eu ainda to tensa ,as vezes me pego olhando os lustres rss, pra me assegurar q nao estao mesmo balançando rs!
    Vc è de Santos?!Eu tbm, que legal!!Serà q a gente se conhece, pq santos è um ovo né!haha, bjao!

    ResponderExcluir
  3. Daphne, quando temos filhos ficamos mais atentas às questões de segurança não é? Há coisas que não podemos evitar, mas temos que estar o mais preparadas possível! Que tudo corra bem com vocês.

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!