sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quando eu aprendi a lìngua italiana?!


O meu amor pela Italia certamente pertence à vidas passadas, eu creio nisso. Com 15 anos decidi aprender italiano pois era jà apaixonada pela bota italiana, aos domingos, muitas vezes, deixava de ir ao clube com as amigas para assistir òperas na tv. Sim, isso mesmo, era um modo de escutar a lìngua italiana!
Lembro que com 16 anos mais ou menos, talvez antes, uma amiga do colégio me inscreveu em uma espécie de clube de amizade por intercambio de cartas! Imagine, nao existia ainda a internet entao o modo de conhecer novas pessoas era através de cartas. Conheci uma italiana ,uma francesa(na verdade portuguesa que mora na França) e uma menina de Singapura. Acontece que nesse intercambio a lingua de correspondencia é em ingles e, de ingles eu nao sabia nada e nem me interessava. Entao, com a amiga da Italia eu combinei de falarmos (escrevermos) em italiano e ela concordou! A amiga da França me pediu que escrevesse em portugues ,assim ela treinava o portugues dela! E a amiga de Singapura continuei no ingles(mas suando em cada carta, rs!). 
Com a amiga da Italia por 10 anos tivemos contato através dessa cartinhas e agora, na era do facebook, a reencontrei virtualmente, nossa que legal!! 
A amiga da França continuei minha amizade, ela ficou em casa alguns dias, casou ,teve filhos e continuamos amigas até hoje através de msn e ,agora que é minha vizinha, até presentinhos nos mandamos por correio!
Infelizmente perdi completamente contato com a amiga de Singapura.
Bem...voltando à lingua italiana...iniciei o curso numa escola moderninha da minha cidade, gostei, fui logo elogiada pela facilidade em aprender a lìngua e isso me estimulou. Dali foi um pulo a minha vontade em ir para alguma escola mais especializade e fui parar no edifìcio Italia, no Consulado Italiano da minha cidade, aonde conheci ,sem sombra de dùvida, a melhor professora de italiano que eu poderia ter conhecido, a Maria Isabel! Nossa, as aulas eram muito dinamicas, super diferente do que eu estava acostumada. Era em base ao teu dia a dia, voce era livre para falar como e do que quisesse e isso estimulava cada ida à aula de italiano. Ali a gente combinava saìdas em pizzaria e sò poderìamos falar em italiano! Muito legal!
Os anos foram passando e eu entrei e saì de vàrios cursos, fossem ele ingles, dança ou artes, mas a lìngua italiana estava sempre là ,presente. 
Quem me conheceu sempre dizia que eu iria acabar "casando com um italiano e indo morar na Italia", amém! Foi mesmo o que acabou acontecendo! Mas aì é que voce se dà conta, rs! Nao adianta anos de estudo, no fim a gente nao sabe é nada até conviver com o mundo da lìngua falada. 
Claro, a base serve pra gente se virar, o primeiro passo também é nao ter vergonha e ir chutando o pau da barraca, eu, quando nao sabia uma palavra no meio da frase, fazia a frase e quando chegava a palavra dizia ao seu lugar "nhé nhé nhé", as pessoas sorriam e riam do meu jeito mas me ensinavam e preenchia entao aquele buraco vazio no meio da frase e, assim foi...fui aprendendo diariamente.
Aconselho a todos que querem aprender uma lìngua em iniciar quando quiser, sem limites de idade , um curso bom, com professores de qualidade, com vontade de ensinar. E depois, escutarem mùsica, traduzi-las, sem texto por perto, sò escutando e escrevendo, eu fiz muito disso com minha "amiga" Laura Pausini em muitos domingos de sol, por puro prazer! Ajuda demais! E a ultima dica é aproveitar se um dia tiver a oportunidade de visitar o paìs da lingua escolhida e deixar a vergonha de lado, abusar na conversa, nos cartazes das ruas, nas informaçoes em jornais, no pao de cada dia, o vizinho que fala dialeto, suguem tudo que mais tarde  a gente aprende a usar na forma correta as novas palavras e o novo conhecimento!
E foi assim que aprendi....desde adolescente até hoje aprendendo e me interessando. Pensem: tem palavras que tenho aprendido com meu filho Matteo ,hahahaha, sò rindo viu, pior que é verdade ,rsss!

4 comentários:

  1. Olá querida , eu entendo o que você diz que só se aprende vivendo e aprendendo. E eu até aprendi noções de etiqueta que jurava conhecer !! Super bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale ,é assim mesmo,vivendo para aprender, rs. E que noçoes foram essa de etiqueta?Escreva la no seu blog e divida com a gente, hehe!! Bjssss

      Excluir
    2. Ah com certeza 'e vivendo e parendendo mesmo...
      Eu aprendi mesmo falando e ainda digo muita coisa errada... Escrever mesmo sou nega'c~ao, mas minha meta, e chegar na Italia e fazer um curso p ficar fera, hahahahahaha
      Mas falo bem sim, trabalhei co Italianos por anos, marido e sogros italianos, acaba q aprendemos ne?? rsrsrs

      beijos

      Excluir
  2. Oi Lara, é assim mesmo, na pràtica , hehe. E vc, retornou entao ao Brasil pelo visto?Ou foi sò passar algum tempo de férias? Como foi a experiencia na montanha?Mantenha contato, beijos!

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!