quarta-feira, 25 de julho de 2012

Periodo de férias de verao!

Estamos aproveitando bastante desde junho ,quando finalmente o calor apareceu por aqui! Esse foi o primeiro ano escolar do Matteo e pode ser cedo para dizer o que estou para escrever, mas acho que serei sempre esse tipo de mae mesmo, aquela que vibra com o filho no periodo de férias  e que nao ve a hora de ver o filho acordando tarde, assistindo tv enquanto almoça(a regra em casa è televisao desligada na hora da comida), se molhar e chegar com lama nos pés dentro de casa, aquela bagunça geral e, o mais gostoso de todos passear, sentir.se livre de horàrios impostos pela rotina do resto do ano! 
Algumas maes por aqui se lamentam das férias e enxergam como um problema o fato da criança passar o dia todo em casa. Nao estou dizendo que seja simples para quem trabalha fora de casa e que nao tem parente ou conhecido para poder dar uma mao , longe de mim. Mas as lamentaçoes sao realmente do tipo: "ah..nao sei o que fazer durante tanto tempo com essa criança em casa, aonde vou?" ; "a casa vira uma bagunça sò, nada no lugar ,tudo sujo pelo chao"; 
Ok, é verdade, quem nunca se lamentou que atire a primeira pedra. Eu, pessoalmente, transbordo de alegria em ver meu filho se divertir nesses dias que està em casa e pelo que vejo a escola ainda nao faz tanta falta assim pois ele nao quer nem saber de retornar por là(isso porque na escola sò brinca rss). Mas ai a questao também é outra no caso do Matteo pois por ser primeiro ano na escolinha ao entrar ele e muitas crianças usavam muito as maos(agrediam-se) para expressar o que sentiam e acabou criando mais inimizades do que amizades em si. Com o passar dos meses foi tudo se encaixando e no fim das contas se hoje encontramos amiguinhos da escola pela cidade o Matteo fica super contente. 
Prolongando um pouco o assunto da escola..eu sempre digo que ou sou eu que nao dou muita importancia às etapas das crianças(mordidas, arranhoes e pontapés) ou sao as demais maes que sao muito dramàticas porque, sinceramente, eu nunca vi isso como problema e sim parte do amadurecimento das crianças em si. Na minha experiencia vejo muitas maes com tantos cuidados que o dia que a criança precisar se defender se a mae nao estiver ao lado irà sofrer pois a mesma nao ensinou ao filho a lidar com as dificuldades de forma natural e autonoma. Dizem por aqui que sao as maes italianas que normalmente agem dessa maneira; pode atè ser mas nao gosto de generalizar pois muita mae brasileira, romena ou de outra naçao também é cheia de "nove horas" com os filhos. 

Deixo foto de um dos primeiros finais de semana de férias escolares, no lago di Garda, na Torri del Benaco, que ,na minha opiniao, é o lugar dos meus sonhos, adoro essa cidadezinha!








2 comentários:

  1. Ah as ferias... Bea começou no asilo tbem, mesmo mais nova, coloquei pq comecei a notar a necessidade dela de socializar com outras crianças... Por hora esta indo num privado, tipo baby parking... esta de ferias tbem...
    Nao estava reagindo muito bem no começo, e refaremos o inserimento em final de agosto, quando acabarem as ferias.
    Sou como vc na criaçao, nao sou cheia de 9 hrs nao, rsrsrs. Me irrito com meus sogros, que sao demais com ela...Ai se ela tirar o sapato dentro de casa, é um drama... Tem hroas que me irrito e digo p relaxarem com a menina, rsrsrsrs
    estive no Lago de Garda ano passado, e lindo mesmo :)

    bjnhos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o asilo sò farà bem à sua nene e,de quebra, voce terà também umas horinhas livres pra descansar e pensar em vc, a gente precisa né!
    O Lago di Garda é enorme e cada cidadezinha tem a sua particularidade, lindo mesmo!
    bjs!

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!