quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ciao ciao chupeta!

Matteo aos 5 meses na praia com o papai.....


Se tem uma coisa que nunca gostei é de ver criança grande com chupeta, mamadeira...

Nao que o Matteo seja um menino grande, acabou de completar 3 aninhos, mas eu o vejo ja um mocinho e o fato de ve-lo dependente do "ciuccio "(chupeta em italiano), me dava nos nervos, apesar de ser usado desde os 2 anos somente para a hora da nana ou do nervoso.
Quando estivemos no Brasil ele estava com 2 anos e o pediatra aconselhou que fosse retirada até ele completar 3 anos ,apòs isso poderia acarretar problemas nos dentes etc.
Na semana que Matteo completou 3 anos eu estive doente e o mandei à casa da nonna, assim que ele retornou dei uma de "boba" e fingi ter perdido a chupeta. Procuramos procuramos e nada, até que fingi ter encontrado !(tenho 4 em casa..). Dei e ele dormiu sabendo que tinha aquela somente, normalmente ele dormia com 2 ,uma na boca e uma encostando na bochecha.
Bem, no dia seguinte, arrisquei na soneca da tarde de fazer o mesmo com aquela "unica". E procuramos por toda a casa...e nada! Entao, ele dormiu aquela tarde sem a chupeta, mas isso ja aconteceu antes, durante a noite é o mais dificil ele aceitar ficar sem chupeta...
Os dias foram passando e hoje faz 1 semana que meu menino està completamente sem chupeta. Nem a tarde e nem de noite. Somente uma das noites perguntou bastante pela chupeta e eu fiz de conta , pegando na maozinha dele, de procurar pela casa toda...
Nao sei se foi a maneira correta, eu imaginava dar de presente à um bichinho, jogarmos no lixo juntos, ou explicar e esperar que ele aceitasse nao usar. Mas, desse modo, de fingir a perda das chupetas, algo que veio natural e espontaneo, deu certo e serviu com o Matteo.
Espero que com a chegada da irmazinha ele ,caso ela venha a usar chupeta, ele nao volte a ter vontade...e ja estarei prevenida de dar chupeta à Analuisa somente até 1 aninho que, segundo minha experiencia, rs, é o màximo que conseguimos impor aos nossos filhotes, depois disso eles ficam bem mais espertos que nòs, pais e maes e , nos embrulham que é uma beleza, rs!
Sò uma observaçao: Parece loucura, mas 2 chupetas realmente nao sei aonde foram parar, rs!!!Talvez no mundo das chupetas perdidas, rs!

3 comentários:

  1. Daph, isso é interessante. Eu dei chupeta p Leo so qud ele fez 1 mes, por insistencia da minha mae, pois nao queria dar, por medo de tudo o q a gente ouve..
    Dei e ele sempre pegou. No entanto, faz uns 2 meses q ele so pega qud acorda a noite chorando,colocamos a chupeta , ele pega e segue dormindo. Durante o dia nao gosta mt.
    Eu ate quero escrever sobre isso, pq acredito q um dos fatores seja op fato de ele mamar no peito, pq ate mamadeira ele recusou, tanto é q dou no copinho aguas e sucos.. Nao sei se foi por isso, mas acho q sim.
    Gostei da sua tatica com o Matteo, mt boa. Fiquei imaginando ele procurando o ciuccio contigo, hehe querido
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Dani, a chupeta é um aliado para acalmar as criançAs e la pelo sexto, oitavo mes eles ja sao capazes de as encontrar no berço e recolocar na boca, ficando mais autonomos de nòs.Matteo fazia igualzinho rss, mas mamou pouco no seio..
    O proximo baby somente até 1 ano viu, rsss, pq sinceramente nao è fàcil retirar esse vicio, ao menos por aqui demorei mais do que imaginava, rs. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Tb detesto ver crianca grande com chupeta e mamadeira pra baixo e pra cima, de acordo com a minha mae larguei a mamadeira com 2 anos, ela disse que eu tinha nojo do cheiro de leite na borracha, por outro lado, chupei chupeta pra dormir ate os 10, VERGONHOSO, eu sei!
    Fato eh que meu filho odeia chupeta, dei assim que saimos da maternidade, ele rejeitou de cara, tentei outros modelos e nada, com 4 meses ele comecou a chupar o dedo, me apavorei, pior que chupeta eh crianca que chupa o dedo, afinal chupeta a gente esconde, mas e o dedo?!
    Felizmente isso durou uns 15 dias apenas, desde entao ele dorme sem nada... mas confesso que as vezes ele fica procurando algo pra se confortar na hora de dormir e eh nessa hora que eu sinto falta de ele ter a chupeta... mas nao adianta, ele nao quer. =)

    Beijocas

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!