sábado, 4 de julho de 2009

Vacina e reaçao pòs vacina.






Eu sou do time que apoia as vacinas. O que eu puder fazer para proteger meu filho, para que faça bem à sua saùde, eu faço e farei sempre. Essa é uma das responsabilidades de um genitor, no meu ponto de vista.

Dia 10 de junho dei a vacina contra catapora. Aonde moro, para fazer essa determinada vacina, deve-se decidir junto ao papai do bambino e entrar em acordo com a pediatra. Depois disso ir à farmacia, comprà-la e, atraves de uma bolsa termica, com gelo, leva-la imediatamente ao consultorio aonde serà aplicada pela pediatra e, nao pelo local que normalmente ,aqui, fazem as vacinas - a maior parte sao todas pagas pelo Estado. Essa foi a unica vacina particular que dei no Matteo. Mas isso nao vem ao caso, so um comentario!

Bem, apòs 13 dias observei na lateral externa da coxinha direita do Matteo vàrias bolhinhas transparentes, que aparentavam ter agua dentro. Fiquei tranquila pensando ser mesmo a reaçao à vacina. Mas, 3 dias depois ,ao acordar, ele apresentou um inchaço no olhinho direito e, quase nao abria os olhos! Corri para o PS, ja que a pediatra estava em férias, pensando ser ou ligado à vacina ou alguma alergia alimentar.A coxa continuava igual.

Foi diagnosticado, apos horas de espera e vàrios exames oftalmicos, que nao passava de uma picada de inseto, provavelmente os temidos pernilongos dessa época do ano. Aproveitamos e passamos no dermatologista que examinou a coxa de Matteo e nos explicou que era ligado ao fato da vacina e, provavelmente era a Herpes Zoster, famoso "cobreiro" no Brasil e "Fuoco di Sant'Antonio" ,na Italia. Foi receitado para os olhos colirio e compressa fria e, para a coxa, um creme antibacteriano. Em 5 dias deveria ter "ido embora" tudo.

Hoje, passados 7 dias dessa consulta, o olhinho desinchou em menos de 3 dias e, a coxa esta bem melhor, nao é mais em alto relevo mas, em compensaçao, esta se alastrando por toda a perninha e ate bum bum. Ontem liguei para a pediatra dele(voltou das férias!) que me passou uma pomada para micose, segundo ela, nao passa de uma especie de "brotoeja" na regiao da fralda...disse que se ate 3 dias nao passar para ir no seu consultorio. Eu irei! Nao acredito que seja isso, acredito que seja da coxinha, enfim, nao sou médica, mas mae é mae ,né?!rs*

O que aprendi disso tudo é que: essa reaçao pode acontecer tanto em quem toma a vacina quanto em quem teve a doença da catapora. E, a vacina contra a catapora, assim como outras, nao é 100% eficiente, mas se um dia ele tivesse contato com alguem doente, "pegaria" de forma mais leve esse virus!
Ufa...quem leu ate aqui vai para o céu(como diz minha amiga Claudia!), rs.

Vou postar as fotos da coxinha e do olhinho!

Bjos!

4 comentários:

  1. Oi Daphne,

    E ai? Como está a coxinha fofa do Matteo?Melhorou? Vi a foto e fiquei morrendo de dózinho dele...Espero que já esteja bem. Um beijão e boa semana!
    Gi

    ResponderExcluir
  2. As vacinas são um mal necessário mas sabes que existem vacinas para uma determinada doença que faz com que provoque essa doença para o sistema imunitária a combater como deve ser?
    Aconteceu isso com o Xavier na vacina do sarampo.
    De qualquer forma desejo ao teu menino rápidas melhoras!
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, tadinho dele, nossa! Dá um bjo nele por mim. bjokas, Alê (http://anunes.e-familyblog.com)

    ResponderExcluir
  4. Oh, meu Deus! E o mais "puro e inocente" nas crianças, né amiga: na foto ele parece que tá é rindo da situação...rsrsrs... Tadinho... Mas é por uma boa causa, com certeza. Melhoras pra ele, tá? Ah, e que bom que vou pro céu, pois li tudinho! rs. Bjs!!

    ResponderExcluir

Comente Aqui!!