O tema de hoje é interessante pois envolve a parte sentimental na decisao de deixar para tràs nossa terra, é aonde racionalmente fica mais difìcil controlar as sensaçoes, os desejos, os cheiros, as lembranças e, enfim, a saudade.
Como fazemos para manter nossos Laços de familia vivendo à milhas e milhas de distancia?
"Ah!..",voce vai me dizer, "...com a modernidade dos dias de hoje isso é fàcil!". Sim, é verdade!!Que bom que existe tanta tecnologia! A internet està aqui para nos mostrar exatamente isso, apenas com um clique podemos ver e saber das pessoas, das cidades, do mundo em geral! Ficamos por dentro de tudo todos os dias, se quisermos, a todo instante. Mas, te pergunto, é a mesma coisa do que estarmos perto fisicamente?
E é exatamente sobre isso que vou postar hoje na blogagem coletiva das Maes Internacionais!
Uma das primeiras imagens que vem à minha cabeça quando penso em tudo que deixei para tràs, em cada momento que perdi ou poderei perder, é em como deveria ser duro, triste, sufocante para os imigrantes que deixaram suas familias, sua terra, atravès do mar, de navios sem condiçoes, em meio à doenças, mà alimentaçao, nos abraços entre mae e filha no porto antes de partir; E entao vejo quanta sorte temos nos dias atuais: meu coraçao se transborda de alegria pelas fotos que posso receber através de um email, pelos bate papos que posso ter através de msn e pelos cartoes postais que posso receber por correio. Sao esses instrumentos que nos ajudam a participar e continuar convivendo com nossos familiares e amigos.
Eu sempre fui uma pessoa sensivel, o que estiver ao meu alcance farei sempre para meus familiares acompanharem nosso dia a dia aqui na Italia, seja saber aonde moro, ver o espaço aonde vivo, acompanhar o crescimento de meus filhos, explicar as diferenças culturais e climàticas, tudo o que eu posso eu divido com eles, quero a participaçao deles, a opiniao, eu gosto disso, eu sinto ainda esse legame forte entre minha familia e eu.
Da parte deles também recebo "atualizaçoes" do dia a dia, do que acontece por là, seja na cidade ou no ambito familiar.
O que mais faz falta do contato fisico propriamente dito? Conversa boba num sàbado a tarde com tua mae; Roubar um beijo da tua sobrinha! Escutar teu filho(FALANDO EM PORTUGUES!) que està esperando o tio passar para levà-lo ao jogo de futebol do time do coraçao. Dar abraço em quem fica quando alguèm importante parte dessa vida...; Sair a noite com teus irmaos e cunhadas enquanto seus filhos ficam com a vovò curtindo o colo do vovo!Faz falta também participar das festas de aniversàrio, dos dias comerciais(mae, pai ,crianças..), do churrasquinho em familia..esse tipo de situaçao a gente se acostuma e, quando se reencontra, abusa e passa dos limites, hehe!
Lembro que quando casei aqui na Italia meu irmao sugeriu colocar uma web cam ao vivo durante o casamento mas nao conseguimos providenciar nada do tipo para o grande dia entao ao chegar da festa do casamento(altas horas aqui) estava tudo combinado e toda a familia nos esperavam em frente a camera do computador. Isso é extraordinariamente especial. Pode parecer triste para algumas pessoas, mas foi um momento tao feliz que a tristeza nem pensou em chegar perto! Era como se estivessem aqui, brindando cara a cara conosco!Em compensaçao pude usar 2x meu vestido de noiva casando com o mesmo maridao em duas culturas diferentes, hehe!
Quando minha cunhada deu à luz eu estava em extase, minha primeira sobrinha, queria tanto estar là pessoalmente! Quando eu soube que tudo correu bem, chorei por muito tempo mas de felicidade! Isso sò entende quem vive uma situaçao parecida, é complicado pensar mas quando voce sente certas emoçoes voce cresce, amadurece e aprende a valorizar ainda mais as pessoas que voce ama. Tanto aquelas que estao perto fisicamente quanto aquelas que estao longe de voce.
Esse é outro ponto a evidenciar. Por exemplo: se voce convive todos os dias com uma determinada pessoa é lògico voce trata-la em proporçao normal. Afinal, hoje, amanha, depois, ela estarà sempre ali presente para voce. Mas, quando voce sabe que tem um bilhete de retorno, quando voce està perto das pessoas que voce ve a cada 2, 3, 5 anos , voce sente um amor que transborda, uma vontade alucinante que o relògio nao caminhe, que o tempo simplesmente pàre naqueles 30, 60, 90 dias que voce escolheu para estar là, de volta às origens.
E com isso valorizo mais a todos os que me rodeiam, aprendi a ser mais humana, menos materialista, viver mais o momento presente.
E, quando voce se ve novamente na distancia é uma mistura de sensaçoes : primeiro voce fica triste, parece que aquilo nao vai passar. Depois teu dia a dia vai voltando e tudo se encaixa e aì vem a parte mais gostosa: as lembranças! Eu ADORO a saudade que as pessoas deixam!!Porque eu lembro das risadas, eu lembro das conversas, eu lembro dos cheiros!!!,eu lembro dos choros, eu lembro das perdas mas também dos ganhos! E é essa sensaçao que te faz continuar em frente, caminhando feliz e certa de que a tua escolha em morar a Km de distancia nao foi em vao e nao é isso que irà atrapalhar a relaçao de voces, afinal, isso é VIVER!
Por sorte estamos na era dos avioes, da tecnologia virtual, da modernidade em geral! E como diz minha mae :"Agradeço todos os dias ao homem que criou a internet!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Aqui!!