Mostrando postagens com marcador Infancia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Infancia. Mostrar todas as postagens

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Programinha gostoso nos planos!



Tem uma coisa que devo admitir ter errado até hoje com o Matteo: a falta de teatrinhos na vida dele. 
Ele jà foi ao cinema, ao circo, em festas e bailes conosco mas, teatrinho, somente na pròpria escola, nao lembro de ter levado ele a nenhum espetàculo ainda! 
Minha mae que me abriu os olhos e sugeriu que eu apresentasse logo esse mundo maravilhoso da fantasia para ele! Entao, estou procurando na regiao aonde moro alguma peça que se adapte à sua idade e queria para "ontem", mas, as melhores ainda estao por vir. Para nao perder tempo irei levà-lo em uma peça infantil nesse fim de semana, nada de excepcional, nenhum clàssico Disney, mas gostei do ensinamento na conclusao da peça pois praticamente revela à criança quem somos, de onde viemos, traz respostas à algumas dùvidas que iniciam a surgir pròprio agora nessa fase da idade do Matteo.
A peça se chama "Mignolina" (le-se: minholinha, em portugues é a estòria de Polegarzinha) que é uma menina pequenininha que nasce de uma planta e é cheia de "por ques?" na cabecinha...até o final da peça as respostas vao aparecendo e ela vai aprendendo a entender um pouco mais do mundao que vivemos! 
Me parece algo que prenda a atençao e ao mesmo tempo é leve, ràpido. Espero que ele curta bastante, venho contar depois como foi!


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Boas Maneiras...mas..Jà??!!


Pois é!

Meu menino tà virando um molequinho, sapeca e elétrico ele sempre foi, mas isso e muito mais nao deve ser confundido com sujeira e "sem vergonhisse" em certos momentos, como por exemplo, na hora da papa!
Matteo ainda nao pegou a mania do dedo no nariz, mas em compensaçao come com o bocao aberto achando graça de tudo, rss, eu tenho que me segurar pq é mto engraçado!
Ontem passei um "mico": estàvamos numa pizzaria e ele começou a dar "ciao" pra todo mundo que passava, daqui a pouco vejo que na mesa ao lado tinha um casal de uma certa idade, elegantes, e o Matteo todo risonho, COM A BOCA ABERTA CHEIAAAAAAAAAAAA DE COMIDA, dizendo "CIAOOOOOOOOOOO", ali me dei conta que mesmo sendo cedo nunca é tarde pra começar, rs.
Sei que ele ainda nao tem nem 3 aninhos, mas nao custa começar a ensinà-lo certas coisas.
Temos um casal de amigos com uma filha de 2 anos, uma graça, a menininha quando tosse coloca a maozinha em frente à boca! Viu sò, eles ja sao capazes de aprender! Entao, entra na fila dos "ensinamentos", atràs do retiro da chupeta, do retiro da fralda e tantos outros passos, a boa maneira na vidinha do Matteo, começando com "Grazie"(obrigado), por favor, dà licença! rs.
Boa semana à todos!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Incrivel Hulk


Conversando com minhas amigas "internàuticas", descobrimos que nossos filhos estao na idade de fazer a voz rouca! O motivo? Nem imaginamos! Mas, no caso do Matteo, é tao engraçado que chega a parecer o antigo heròi de quadrinhos "Hulk", rsss!


GRRRRRRRRRRRRR.......

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coisas de meninO!


Como nao poderia deixar de ser, Matteo entrou na fase alucinante da paixao por motores - entende-se carros, carroes, carrinhos e compahia ltda - e, aos chutes à gol! O mais legal disso é ter certeza que esse pontapé inicial foi com mérito do tio Caju, no Brasil, que conseguiu tirar o vìcio do Matteo em jogar bola de futebol com as maos, aì nao dava né, é falta na certa, rs.
As palavrinhas estao vindo aos poucos, bem lentamente, em formas erradas, mas mais para portugues que italiano, vamos ver o que vai dar desse meu menino bilingui, rs!
O feijao também é mérito da viagem ao Brasil, mas o spaguetti nao fica atràs, apesar de ter sido graças aos avòs brasileiros esse incentivo à massa tao conhecida e degustada!
Alias, queria falar sobre isso: como qualquer viagem, independente de quanto tempo ou aonde voce for com uma criança, tem um significado gigantesco no desenvolvimento desses "serzinhos" tao espertos e antenados! O Matteo voltou mais extrovertido que nunca! Claro, a idade dos 2 terriveis aninhos està pròxima e, isso tem influencia, mas muitas manias acabaram desaparecendo e ele ficou ainda mais ativo e observador(sua caracterìstica principal!) que antes!
As birras, obviamente, estao ficando cada vez mais elaboradas, inteligentes, de verdade ele sabe como manipular, mas "comigo nao violao", vamos cortando o mal pela raìz, complicado essa història de birras...salve-se quem puder! A pior de todas è quando voce passa um tempao na cozinha, alias, um dia antes ja pensando no que irà preparar pro mocinho e, depois de horas na fervura do fogao, apòs uma garfada(ou uma "maozada" ja q ele come ainda com as maos..)o bonitinho vai e lança (porque aquilo nao é jogar!) o prato cheinho e quentinho contra a parede!!! Isso nao tem preço! Engole a tua raiva, e sorria e seja paciente!Mais uma tentativa e de repente ele concorda em comer tudo. Ao menos concordou em comer...pior quando nao come nada e choraminga de fome de madrugada!!rss.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1 ano e 9 meses!




Nao sei nem por onde começar, para nao ser tao repetitiva!

Mas a nova idade do Matteo, para mim , é muito importante. Pq me faz relembrar os seus 9 meses! Aliàs, 9 meses sao importantes, nao é mesmo? E' o tempo em que nossas sementinhas ficam bem aconchegadas na nossa barriguxa, crescendo e ficando forte para enfrentar a vida aqui fora e nos abraçar!
Aos 9 meses tantas descobertas meu principinho jà havia feito, como: engatinhar, sorrir, comer frutinhas e papas salgadas, aprontar e quase caminhar sozinho! E, nao ao contràrio, apòs 1 ano, os pròximos 9 meses também serviram de progresso no seu desenvolvimento, hoje ele: imita o som dos bichinhos, anda pra là e pra cà independente de mim, pede banana, laranja (nao hora que nao pode, como na hora do almoço!!rs), mostra seus interesses por filmes infantis e imita os gestos de musicas como XUXA e Pintinho amarelinho. Fala mais palavrinhas(nada mto reconhecìvel), e para finalizar ,me enche de beijos e carinhos!
E' uma fase muito gostosa, dificil pelas birras, mas tao boa de ve-lo amadurecer e aprender e, a apreciar a natureza, os bichinhos, as pessoas que o amam tanto!
Na foto um dia de pizza e na porta da pediatra, na sua consulta de 21 meses: 12,5kg, 87,5cm. Meu gigantinho!
AMO!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Quase là!







Vim falar dos dentinhos do meu piccolo italianinho!
Pois entao aparecerao os caninos superiores! Faltam apenas 6 dentinhos para acabar toda essa babaçao e algumas noites mal dormidas, hehe!
Olhando o novo sorriso dele até parece ser um grande meninao!
Boa semaninha!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Imitar é aprender!


A mais nova arte do Matteo é a imitaçao! O bichinho tà imitando tudo, tudo quanto é bicho,rs!
E tudo misturado entre a lingua italiana e o portugues ,rs!
Vc diz : "Matteo...como faz a zanzara(pernilongo)" e ele imita com o dedinho indicador, rodando no ar :zzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Vc diz : "Matteo...como faz o PATO? e ele, fechando a maozinha e abrindo , faz "cà cà"(quack quack)
Vc diz : "Matteo...como faz o AU AU? e ele : Bù Bù
Vc diz : Matteo..como faz o ..Indio? e ele,com a maozinha aberta na boquinha, "o o o o"
Vc diz : Matteo e como faz a Zia(tia) Clara? e ele: krrà krrà(pq ela assusta ele, brincando, tipo "achou!") coçando a garganta, sabem?
E, tem mais um monte dessas! Mas, palavrinhas ta dificil de sair ,viu! Continuam poucas mesmo! Adora ver o lixo separado para descer no lixao, fica apontando o dedo e diz "spazatura"(spazzatura em italiano é lixo), rss! Porque dai ele sabe que o pai vai descer com ele um minutinho na rua, adora sair!!
Bom, encontrei uma matéria pequena que fala um pouquinho sobre a imitaçao! E, temos agora que ter cuidado do que falamos na frente deles...pode ser que aprenda tambem o que NAO deve, né!rss

"Você certamente já ouviu que, quando estão aprendendo, crianças são como esponjas; Eles absorvem tudo. Mais ainda, aprendem através da imitação! Não há como ser de outra forma; só podemos aprender imitando! Nas primeiras seis semanas de um bebê, ela começará a reconhecer quem é sua mãe; será estimulada pelos sons mais altos e audíveis, e escutará as vozes das pessoas mais próximas. Durante os três primeiros meses de uma criança, ela aprenderá a sorrir; mostrará interesse pelas coisas à sua volta, se divertirá observando o rosto das pessoas, e começará a acompanhar o movimento de coisas ou pessoas com seus olhos. Assim não é surpresa, que os bebês aprendam os fundamentos da linguagem durante seus primeiros nove meses; mesmo que eles não falem palavra alguma."

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Terror Noturno


Hà alguns meses o soninho tranquilo e direto do Matteo tem mudado e ficado inconstante. Tem noites boas, tranquilas e longas ,outras noites acorda do nada querendo sò colinho e um pouco de àgua e, por fim, tem tido noites em que acordo com seu choro altìssimo e desesperado, quando chego no seu berço ele continua com os olhos fechados, quando o pego fica rìgido como uma pedra, chora de esguelar mesmo, um choro de medo, de quem tà sentido, sabem? E, nao acorda!Nao aceita mamadeira nem chupeta, depois de uns 5 minutos(que me parecem mais de 1 hora!!)vai acalmando e às vezes preciso ligar a Tv para que ele "saia" dessa situaçao de terror.
Isso me fez pensar no famoso "terror noturno" que ocorre em algumas crianças. Nao sei dizer ainda se esse é o caso do Matteo, acredito que nao ,que seja apenas um sonho ruim, mas fica aqui a matéria que encontrei sobre o assunto:
Autor: Meire Gomes
O Terror Noturno é caracterizado por um despertar repentino seguido de um comportamento de pânico. A criança chora ou grita desesperadamente e não percebe ninguém ao seu redor. É comum os pais ficarem transtornados com o choro convulso da criança e procurarem um pronto-socorro. Normalmente, depois do colo e do passeio de carro a criança chega ao hospital toda feliz e sem lembrar de nada.Na minha época de plantonista, atendia em quase todos os plantões uma criança sorridente com os pais cheios de "olheiras" e às vezes até chorando do susto. Os episódios de pânico duram de 5 a 20 minutos, no máximo meia hora, e podem ou não se repetir.O sono tem duas fases, a não-REM e a REM. Durante a fase REM, caracterizada por movimentos rápidos dos olhos (podemos perceber o globo ocular mexendo por trás das pálpebras quando a criança está dormindo), ocorrem os sonhos e pesadelos. Durante uma noite, ocorrem vários ciclos de sono REM e não-REM, sendo os pesadelos mais freqüentes ao amanhecer. Os pesadelos estão geralmente relacionados com experiências desgastantes do dia, como agressões físicas ou verbais, pequenos acidentes domésticos e programas de TV. Podem ocorrer em qualquer criança, mesmo em bebês. Ao despertar do pesadelo, a criança percebe rapidamente a realidade ao seu redor, e de acordo com seu desenvolvimento intelectual, é capaz de descrever minuciosamente as imagens criadas pela mente durante o sono.O Terror Noturno aparece durante o sono não-REM, ou seja, não está relacionado a sonhos ou pesadelos. Pode não haver causa nenhuma ou em alguns casos ser precipitado por fatores de ordem emocional e desconforto físico, como a febre.Ocorre em até 5% das crianças, sendo mais comum até os 5 anos, e se torna mais raro em crianças maiores (no adulto o prognóstico é diferente). A criança pode ficar pálida, respirando rápido e com o coração acelerado. Apesar da literatura afirmar que aparece mais em meninos, tenho visto com a mesma freqüência nas menininhas. Já os pesadelos são freqüentes, podendo acometer em maior ou menor grau todas as crianças.Cerca de 30% das crianças que apresentam Terror Noturno freqüente (é mais comum que a criança tenha um só episódio na vida ou poucos) apresentam também sonambulismo e outros distúrbios de sono.Quando os pesadelos ou o terror noturno ocorrem esporadicamente, não há motivo para preocupação. Mas quando o quadro se repete com freqüência, deve ser pesquisada a causa. Geralmente o estudo eletroencefalográfico do cérebro é normal.O que fazer ?Pegar a criança no colo, aconchegá-la e falar ou cantar perto do ouvido até o pânico passar. É importante deixar a criança no colo para evitar que ela se machuque, pois na verdade pouco se pode fazer para acalmá-la.No caso dos pesadelos recorrentes, verificar a rotina da criança, a relação com os familiares, a escola e as babás.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Nùmeros!




Bem, começo a perceber interesse do Matteo em aprender nùmeros, apesar de ainda nao falar nada com nada , ele é mto observador! Isso fez eu procurar algo a respeito pela net e, encontrei essa matéria para dividir com vcs!



**Quando e como devo começar a ensinar os números ao meu filho?**


Você pode começar a introduzir a idéia de números quando seu filho tiver 12 meses. Para isso, comece contando grupos pequenos de itens, como botões -- "um, dois" -- e cante músicas e rimas que incluam contar, como "Um, dois, feijão com arroz...".Quando seu filho tiver 2 anos, ele poderá decorar os números e contar até 10, mesmo sem entender o conceito de contar objetos -- nesse caso, ele pode pular alguns números: "Um, dois, cinco, seis...". Não se preocupe. Recitar números mostra que ele está aprendendo os nomes corretos. Aproveite pequenas oportunidades do dia-a-dia para contar junto com ele, como na hora de pôr a mesa: "Um guardanapo para a mamãe, um guardanapo para o papai, um para você! Um, dois, três guardanapos!". No começo, seu filho poderá insistir que há três guardanapos mesmo quando há mais ou menos que isso, mas em algum momento ele vai começar a entender que a palavra "três" significa a quantidade de guardanapos na mesa.


Ao ficar um pouco mais velho, entre 3 e 4 anos de idade, seu filho vai começar a entender que adicionar objetos aumenta o número contado -- e que tirar coisas diminui a quantidade. Assim, quando a vovó vem visitar, há mais um guardanapo na mesa, elevando o total para quatro.Outro jeito de reforçar este conceito é contar objetos que fazem parte do cotidiano do seu filho -- o número de pedaços de maçã no prato, por exemplo -- e mostrar o que acontece quando objetos são retirados (no caso, comidos) ou acrescentados.


Entre os 3 e 4 anos de idade, a criança também se anima mais a contar pequenos grupos de objetos -- "duas laranjas, quatro canudos" etc. Mas a maioria só vai conseguir identificar ou escrever numerais quando tiver 4 ou 5 anos de idade.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Matteo e seu amigo..Barney!!!


O post era pra falar da paixao do Matteo pelo Barney, que agora até passou um pouquinho, um tal de Bà pra cà e Bà pra là..massss...meu picolo terremoto està a mil e no momento minha concentraçao em escrever foi para o ar..enfim..fica para pròxima, quando ele nanar, rs!


Ps.Os babys de vcs tbm estao na fase dos gritos , mas nao de choro, de alegria?O Matteo quando està bem e feliz tem dado muitooo grito, estrilante, de doer os tìmpanos!! Acudam-me!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Brincadeira de criança, como é bom como é bom..."


'As vezes observo o Matteo e fico boba como se concentra em pequenas tarefas, que obviamente para os pequenos sao como monstruosas torres de combate, hehe. Mas ,ja observaram os pròprios filhotes? Os meninOs adoram desde cedo o "brum brum" dos carros, a bola e o "GOL" na tv e, as meninas desde cedo imitam a mamae ,dando chazinho na boca das bonecas e colocando elas para passearem dentro do carrinho de bebes! Incrìvel, nao?

Encontrei uma matéria interessante sobre jogos e brincadeiras e queria dividir com vcs, a propòstio, o Matteo adora montar e desmontar! :


Toda criança gosta de brincar. Essa é uma coisa que qualquer um sabe. Mas, muito mais do que mera brincadeira para descontrair e passar o tempo, as crianças necessitam de atividades que lhe dêem prazer e, ao mesmo tempo, sejam capazes de promover seu correto desenvolvimento psicológico, motor, físico, intelectual e social.
E é justamente nesse aspecto que os jogos educativos exercem o papel importante na vida de qualquer criança e de qualquer adulto “bem resolvido”. Isso mesmo; estudos comprovam por inúmeros testes e cuidadosa observação que as crianças que não brincam ou brincam pouco apresentam problemas de desenvolvimento em um ou vários aspectos de seu ser.
Contudo, por mais importante que sejam os jogos educativos devem ser colocados para a criança de forma a estimularem a sua escolha espontânea e prazerosa. Tudo deve ser feito sem imposições e sem exigências de desempenho e de qualquer outra natureza. Ao deparar-se com um desenho cheio de riscos incompreensíveis; elogie-o. Pois, para você eles são apenas isso; no entanto, para uma criança que dá seus primeiros rabiscos num pedaço de papel eles são um tesouro e fruto de um esforço incrível do seu cérebro. Sendo assim, estimule sempre com elogios e oriente quando ocorrerem erros ou desvios. Jamais fique indiferente ou despreze o que seu filho fez. Pode parecer algo impensável; mas você ficaria surpresa com a enormidade de mães e pais que agem assim.
Abaixo dou algumas dicas de brinquedos e jogos educativos que você pode apresentar aos seus filhos e até mesmo participar da brincadeira com eles. Certamente serão momentos inesquecíveis e que renderão um enorme bem estar para ambos. Aliás, os jogos educativos são uma excelente dica para as férias das crianças, com certeza elas vão adorar.
De um a um ano e meio a criança ainda está descobrindo o mundo que a cerca. Gosta de espalhar as coisas e ficar mudando-as de lugar. Isso é apenas o cérebro descobrindo e explorando os sentidos. O som, o tato, o paladar e a visão. Uma boa dica de brinquedos e jogos educativos são os jogos de montar com peças grandes e coloridas, caixotes com peças e bichinhos também grandes e coloridos (para que possam espalhar e recolher tudo de um lugar para outro), jogos de formas geométricas (onde podem desenvolver a coordenação motora encaixando as peças, potes de plástico com tampas coloridas para que treinem os movimentos finos de abrir e fechar as coisas, cubos coloridos ou outro tipo de brinquedos ou jogos que emitam luz e som.
De dezoito a vinte e quatro meses as crianças já têm um potencial de reconhecer um bom número de cores e formas. Sabem esconder e encontrar objetos e adoram jogos e brinquedos onde possam empurrar, encaixar e explorar com o tato seus componentes; desmontando tudo e descobrindo o seu funcionamento. Nessa idade jogos educativos com bichinhos de plástico para montar ou que tenham coisas em seu interior, bonecos com rodinhas para que possam empurrar ou puxar pela casa e outros objetos que possam encaixar e montar.
Depois dos vinte e quatro meses (2 anos) a criança já sente mais prazer em brincar com outras crianças. Você pode introduzir os jogos educativos com blocos para reforçar a lógica, formas geométricas de vários tamanhos e cores para encaixar em formas mais complexas de tabuleiros, blocos de construção, etc.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Melhor amigo!


Depois da nossa chegada, nada como oferecer um jantarzinho para os amigos mais intimos! E, claro, o melhor amiguinho do Matteo!!
Uma delicia ver os progressos desses dois juntos! Agora estao na fase de "tocou no meu brinquedo entao tambem quero brincar", nao importa se a sala tem mais de 1.500 brinquedos, eles TEM que querer o que o outro tem nas maos! rss!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"VASINO" ou..Penico!!


Nao vou dizer que chegou o momento mas, por que nao avaliar a curiosidade de meu filho com esse novo "instrumento" , "brinquedo" ou seja la o que for - afinal, ele nao tem idéia de que coisa seja essa coisa de plàstico que de um dia para outro, quer "comer" sua caca e "beber" seu pipi!!-, nao é mesmo?


Comecei ontem: Apresentei o "bichinho verde"(o peniquinho do Matteo é verde fluorescente), e logo ele foi sorrindo para aquele "negocio", sentou como a mamae sugeriu e brincou! Adorou ficar là...sentado!

Minha experiencia esta sendo a seguinte: No primeiro momento do dia em que ele fez suas necessidades, eu o troquei e pela maozinha fiz ele me acompanhar ate o banheiro, joguei là no "bichinho verde" a sua caquinha e, sim, eu fiz ele mexer, e perceber o que era aquela coisa estranha marrom! De là, mostrei que deve ser jogado na privada do papai e da mamae e, demos tchauzinho na hora da descarga!!


Funcionou?Nao sei exatamente, mas hoje ao coloca-lo là(sempre nos horarios estratègicos em que sei ,ou calculo que seja, horario de suas vontades!), sentadinho, saiu a caquinha naturalmente e, novamente ele "brincou" com sua caquinha e demos tchauzinho na hora da descarga!


Para minha surpresa, ao chegarmos do supermercado, ele mesmo se direcionou ao banheiro, que agora, ao contrario de antes, fica com a porta aberta para ser visto o penico do lado de fora, e foi logo em direçao ao seu "amigo verde", despi-o e ..ele fez seu pipizinho ali dentro!!!!!!


Quanta festa que fiz!!!Acho que deve pensar que nao sou normal!!! Demos tchau tbm para seu xixizinho!


Bem ,por hora é sò, se continuar assim, levo adiante o treinamento, se daqui a 2 semanas vejo que ele ainda nao assimilou a funçao do "amigo verde" , deixarei para recomeçar daqui a mais ou menos 2 meses...