Mostrando postagens com marcador ITALIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ITALIA. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Papa pediu as contas!!

Por que o choque? Como qualquer outro ramo profissional, o do Papa nao poderia ser diferente. Atràs da Igreja Catolica, mais precisamente no Vaticano, existe uma quase màfia politica por muitos desconhecido. Eu sou catòlica e o texto nao è para criar polemica contra ou a favor de religiao. Sò um modo de colaborar com a decisao do Papa, afinal, jà nos seus 85 anos foi honesto, para nao dizer corajoso, o suficiente para reconhecer que nao tinha mais forças fisicas ou mentais para seguir ditando as regras e bençaos da religiao. 
Respeito a sua decisao e consciencia de nao sentir-se mais adapto à tal cargo. Basta. E para finalizar, se nao foi algo inventado ou uma foto montagem, aì està a reaçao dos céus, uau: 


terça-feira, 24 de julho de 2012

Trento, pertinho de casa!

Ainda nao conhecia a cidade de Trento, cercada por montanhas e localizada ao norte da Italia na regiao de Trentino-Alto Adige.
Posso dizer que a impressao que tive é de que, obviamente é uma cidade toda italiana mas ao mesmo tempo se nota na pròpria història de Trento como é heterogenea, misturando a populaçao romana às tradiçoes alpinas e pela pròpria arquitetura do local é possivel ver quantas influencias ela obteve através dos anos.
Ah! Uma curiosidade:Na estrada normal(nao a auto estrada) que nos leva à Trento, passando por Rovereto, vimos os restos de uma exploçao que ocorreu milhoes de anos atràs em uma daquelas montanhas lançando suas rochas por milhares e milhares de kilometros até chegar naquela localizaçao entre o rio Adige e o rio Sarca. Tao impressionante esse fato da natureza que Dante o citou na Divina Comedia :"Parte Doze:;" e ali aonde passamos vimos as indicaçoes nomeadas por "Ruina Dantesca". 

Vale a pena para quem ainda nao conhece se programar para uma tarde de passeio por là!









                                           Dois anjinhos depois de um dia cheio de caminhadas!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Blogagem Coletiva - Maes Internacionais - Bilinguismo



Jà falei de bilinguismo aqui

Fiquei super feliz quando soube que a pròxima blogagem coletiva das mamaes internacionais seria pròprio sobre esse argumento pois é um assunto longo para quem cria filhos fora do paìs de onde nasceu e cresceu e, estamos sempre pesquisando sobre como melhorar, aprimorar e conviver com mais de uma lìngua debaixo do mesmo teto de casa, hehe.  

Aqui em casa a fala chegou mais tarde e entao a cada nova palavra do Matteo eu e os admiradores dele aplaudimos de pé, hehe. 

Inicialmente eu cresci o Matteo falando em italiano. Na verdade eu é que estava "italianizada" e sentindo ,acredite se quiser, dificuldade em falar frases completas em portugues. Provavelmente por meu marido ser italiano e nao falar portugues eu acabei "cedendo" à lingua italiana de forma geral aqui em casa.

Acontece que levando ele à fonoaudiòloga - que por coincidencia é filha de pais estrangeiros e foi criada em uma terceira pàtria, ou seja, no trilinguismo!- fui aconselhada a nao deixar de lado o portugues e somente falar com ele na minha lingua madre. Procurar usar o italiano somente quando estamos fora de casa. Entao comecei a me reeducar e agora ele tem soltado vàrias frases(pequenas ainda) em portugues , somente quando fala comigo, legal né?  Para isso comecei a ler livros infantis em portugues para ele, ensinar a oraçao antes de dormir em portugues e colocar dvds de desenho animado em portugues. 

Esse conselho dado pela fonoaudiòloga  foi também esclarecedor me explicou que por mais que eu saiba bem italiano eu ainda posso usar um acento ou o sentido de uma frase de forma inapropriada e ,sem intençao, ensinar de forma errada o italiano para o Matteo. 

Com a Analuisa jà està sendo tudo mais natural, o portugues està super ativo entre nòs ,rs. E que loucura, com menos de 1 aninho ela jà falou EM PORTUGUES:  Papai, pé, agua ! hahaha o "mamae" saiu em italiano, pasmem!

A familia de meu marido é toda italiana ou seja, o contato de meus filhos em geral é com italianos. Meus poucos amigos brasileiros que moram aqui falam em portugues comigo e isso é òtimo para as crianças irem acostumando às duas linguas de casa. Alguns italianos do meu convìvio por aqui sao ainda ignorantes ao ponto de acharem que ensinar uma segunda ou terceira lingua à uma criança possa atrapalhar no desenvolvimento intelectual no futuro, mas sabemos e està mais que provado que é completamente o contràrio, a criança que tem a oportunidade de crescer com mais de uma lingua dentro de casa é considerada mais dinamica e ,dizem, inteligente. O fato està que atrapalhar é coisa do passado, sò tem a acrescentar. Pode até demorar um pouco mais para iniciar a fala, mas também...quando começa sai de baixo, hehe!

Quem tiver curiosidade sobre como outras mamaes fazem fora do Brasil com o bilinguismo clique no link abaixo, eu vou correndo bisbilhotar minhas amigas do MI!


www.maesinternacionais.com

segunda-feira, 26 de março de 2012

Aquarium de Gardaland

Um domingo gostoso com a familia do amiguinho de classe do Matteo passeando por um aquario muito conhecido na regiao do Lago di Garda, o Aquarium
Nao é enorme mas é muito bem elaborado. A parte mais legal na minha opiniao é o tal tùnel que é feito para dar a impressao que voce està dentro do mar, embaixo dos peixes, aquele bando de tubarao passando do seu lado, em cima da sua cabeça, hehe, bem divertido, pena que o tunel seja minùsculo, poderiam ter feito de uma maneira mais caprichada. Depois tem o show do leao marinho que também é gostoso, mas bobinho né,rs. Vàrias espécies de peixes de àgua doce e salgada e uma coisa interessante è que no trajeto do aquario tem uma maquina manual na parede com respostas à perguntas que estao escritas ao lado da maquina, tipo "de que regiao pertence a espécie tal.." e a criançada vai la responder mexendo a maçaneta da màquina com tres opçoes de respostas aonde uma serà a verdadeira e as outras falsas. Um modo leve de aprender! 
A minha crìtica fica por conta do que eles chamam de "restaurante", que nao passa de um bar. Vendem-se sanduiche e pizza, batatinha e pronto. Local barulhento, sujo e somente 4 cadeiroes para bebes. Isso é um absurdo em se tratando de um local com fila kilometrica em época de verao, aonde o pùblico interessado sao crianças! E outra, é proibido entrar com carrinho! Jà imaginou 11 kilos no braço o tempo todo?!E olha que levei meu sling mas minha coluna quase quebrou! Precisei fazer trocas de colo com meu marido, tìnhamos bolsas ,casacos ,tudo nas maos! 
Valeu pelo passeio, pelas crianças e pela companhia, claro! Là fora um jardim enorme pra criançada correr, brincar e se deliciar. Um parquinho pequenininho mas suficiente para eles esgotarem até a ultima gota de suor, rs. 
Deixo fotinhos...nao sairam muito decentes as que foram feitas internamente...mas vale como recordaçao, rs!











domingo, 25 de março de 2012

E que surpresa!!!!Terme di Sirmione!!


Alguns dias atràs o Matteo passou novamente pela escarlatina. Pois é, essa doença infantil é uma das ùnicas que podem se repetir por até 3x(Matteo teve em janeiro e agora em março!). E entao que ficou em casa, tadinho, bem muchinho até que o antibiòtico começasse a fazer efeito e entao fosse melhorando cada dia um pouquinho...

Mas deixei ele de molho em casa por alguns dias a mais por segurança e isso resume-se a: bagunça , animaçao , barulho e muita sujeira pela casa, oh coisa boa hehe, nao fosse que fiquei exausta devido as noites mal dormidas(tiveram madrugadas em que ele acordou 10x chorando de dor) e refletiu no meu emocional e fisico, como se diz em italiano "distrutta", rs. 


Um dia, numa bela sexta feira , acordo e meu marido diz : "nao faça nada, organizei com minha mae de ficar com as crianças e hoje iremos passar o dia nos termas de Sirmione". O que?!?! Ah, ta brincando!!Era tudo que eu precisava, umas horas com meu marido, sem preocupaçoes ou rotina do dia a dia! Um presentao de "Dia das mulheres" sem igual, nao é verdade?

Foi um dia fabuloso! Super legal o local, bem relax mesmo. Hidromassagem à 30 graus de temperatura d'àgua ,duchas aromatizadas com cheirinho de menta, ah um dia bem diferente, hehe!
Uma coisa que eu nao imaginaria é que relaxaria tanto que eu sairia de là moìda, e foi assim , com um sonoooo e cansada, sabe o corpo de gripe, que eu saì de là no fim da tarde! Pois é rsss, enquanto eu estava là curti um monte, ri muito com meu marido, relaxei demais! Mas...o dia depois...fiquei mole, nao gostei daquela sensaçao nao, rsss. Relaxou tanto que cansou, hahaha, pode isso!?! Almoçamos num restaurantinho super gostoso com vista para o lago di garda, passeamos pelo local, demos um pulo num shopping e na volta paramos na sogrinha para jantar e buscar as crianças!


Deixo as fotinhos do meu "dia de princesa" pra vcs matarem a curiosidade e sugerirem a diversao para o companheiro ,vale a pena!


 Olha a vista para o centro da cidade de Sirmione, em meio à natureza!

 Aqui é um canal de massagem vascular, enquanto voce caminha diversos pontos de bomba de ar vao massageando suas pernas...
 Eu tirando a touca e escapando do flash rs
 Lorenzo se posicionando na cadeira de massagem!
 Nòs, com cara de satisfeitos e acabados , jà na saìda!
Restaurantes com mesinhas para fora, viva a primavera!
Tchau Tchau!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Minha cidade, passeio gostoso!

A adaptaçao fora do seu "habitat natural" vai sempre depender do seu temperamento, do seu modo de ser e viver. Eu sempre gostei de mudanças. Me adapto fàcil desde criança. Claro que trocar quase 30 anos de um sò local, com 20 no mesmo apartamento!, nao é simples assimmmm se adaptar de cara com um novo lar, principalmente fora do teu povo, da tua gente. Muda nao sò o visual mas a convivencia com uma cultura diferente, lingua diferente, pontos de vista que nem sempre seguem a mesma linha que voce aceita ou està acostumado desde sempre.. 
Hoje me sinto adaptada mas ainda nao "em casa", ainda nao sinto aquela sensaçao de aconchego aonde vivo. Ah ,sim, dentro da minha casa, no meu dia a dia me sinto "em casa", mas a minha cidade natal ainda me faz muita falta sim. 
                                                                Criançada no parquinho!

                                                                Igreja de San Lorenzo

                                                                             Centro

                                                                Analuisa aos 10 meses!

Acredito que ter tirado a carteira de motorista me abriu muito espaço para esse sentimento de "casa minha" vir chegando mais ràpido. Nao tem jeito, dirigir è sinonimo de liberdade para mim. Claro que podemos fazer o que quisermos com onibus, trem, meios de transporte nao faltam nos dias de hoje, mas continuo achando que ter a independencia de veiculo te dà um empurrao forte para arriscar ,errar e aprender a viver no novo ambiente. 
Enfim, gosto muito da cidade aonde vivo, é muito bonita, històrica e cheia de arte. O quarteirao aonde vivo é afastado de tudo isso, mas é um ambiente pacato, sem barulho de transito, um bem para nossos ouvidos.
Esse fim de semana fomos dar uma voltinha no centro, com tanto frio fazia tempo que nao ìamos até là. E foi bem gostoso ver quanta gente saiu dos casulos, bastou a temperatura subir um pouquinho pro povo vir à tona!
Nao vejo a hora da primavera chegar e retornar aos nossos passeios de fim de semana, adoro as paisagens da Italia na primavera, sao flores para todos os lados!

Boa semaninha pra quem passa por aqui!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Salame de Chocolate!!



Um dos primeiros doces que nao conhecia e experimentei ao chegar na Italia é o salame de chocolate. Lembro que foi em uma das primeiras jantas na casa da minha sogra, que aproveito para dizer que é uma excelente cuoca(cozinheira)!
Super estranho ver um doce em forma de salgado na mesa, nao? rs. Mas é sò aparencia, para brincar com o nome do doce mesmo. O sabor é quase exòtico, diferente ,hum... quem nao conhece se um dia tiver a oportunidade prove, experimente que vale a pena! 
Vou deixar o link que ensina de forma simples a receita , està em italiano mas basta fazer um "google tradutor" e logo vc descobre em portugues tbm, hehe. Qualquer duvida na lingua podem me perguntar que respondo através dos comentàrios, ta? 

Bom apetite!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Supermercado Italiano - Novidade

                                                                   Foto retirada do Google

Jà estava para comentar sobre essa novidade que jà passa de alguns meses ,entao, jà nao é taooo novidade assim. 
Acredito que dois sejam os motivos dessa invençao: diminuir custos com empregados e evitar filas sem necessidade.
Nesse caixa independente, o cliente compra a propria sacolinha, passa as pròprias compras e paga tanto em dinheiro quanto em cartao. 
Voce me pergunta, nao tem perigo de roubo? Nao, pois é controlado através do alarme na saìda do supermercado todo e qualquer produto do supermercado. E sempre tem um guarda de olho, claro. Outra coisa interessante, no corre corre voce pode ter receio de passar 2 vezes o mesmo produto mas, o computador nao deixa acontecer esse erro pois ele nao aceita passar outro produto enquanto voce nao apoiar o produto passado pelo leitor no balcao da sacola. Interessante, nao?
Eu, particularmente, sò uso esse caixa em compras pequenas pois acompanhada de crianças como quase sempre acontece, fica complicado controlar criança e fazer tudo sozinha, sò se eu tivesse 20 braços e 30 maos, rsss, nao esqueçam que na Europa nao existe o "mocinho" que empacota as compras e nem a "mocinha" que corre com patins para la e para cà em caso de produto sem preço etc...é o pròprio cliente que deve ir atràs do produto....
E voce, ja conhecia esse caixa independente?O que acha dessa inovaçao no mercado? 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quando eu aprendi a lìngua italiana?!


O meu amor pela Italia certamente pertence à vidas passadas, eu creio nisso. Com 15 anos decidi aprender italiano pois era jà apaixonada pela bota italiana, aos domingos, muitas vezes, deixava de ir ao clube com as amigas para assistir òperas na tv. Sim, isso mesmo, era um modo de escutar a lìngua italiana!
Lembro que com 16 anos mais ou menos, talvez antes, uma amiga do colégio me inscreveu em uma espécie de clube de amizade por intercambio de cartas! Imagine, nao existia ainda a internet entao o modo de conhecer novas pessoas era através de cartas. Conheci uma italiana ,uma francesa(na verdade portuguesa que mora na França) e uma menina de Singapura. Acontece que nesse intercambio a lingua de correspondencia é em ingles e, de ingles eu nao sabia nada e nem me interessava. Entao, com a amiga da Italia eu combinei de falarmos (escrevermos) em italiano e ela concordou! A amiga da França me pediu que escrevesse em portugues ,assim ela treinava o portugues dela! E a amiga de Singapura continuei no ingles(mas suando em cada carta, rs!). 
Com a amiga da Italia por 10 anos tivemos contato através dessa cartinhas e agora, na era do facebook, a reencontrei virtualmente, nossa que legal!! 
A amiga da França continuei minha amizade, ela ficou em casa alguns dias, casou ,teve filhos e continuamos amigas até hoje através de msn e ,agora que é minha vizinha, até presentinhos nos mandamos por correio!
Infelizmente perdi completamente contato com a amiga de Singapura.
Bem...voltando à lingua italiana...iniciei o curso numa escola moderninha da minha cidade, gostei, fui logo elogiada pela facilidade em aprender a lìngua e isso me estimulou. Dali foi um pulo a minha vontade em ir para alguma escola mais especializade e fui parar no edifìcio Italia, no Consulado Italiano da minha cidade, aonde conheci ,sem sombra de dùvida, a melhor professora de italiano que eu poderia ter conhecido, a Maria Isabel! Nossa, as aulas eram muito dinamicas, super diferente do que eu estava acostumada. Era em base ao teu dia a dia, voce era livre para falar como e do que quisesse e isso estimulava cada ida à aula de italiano. Ali a gente combinava saìdas em pizzaria e sò poderìamos falar em italiano! Muito legal!
Os anos foram passando e eu entrei e saì de vàrios cursos, fossem ele ingles, dança ou artes, mas a lìngua italiana estava sempre là ,presente. 
Quem me conheceu sempre dizia que eu iria acabar "casando com um italiano e indo morar na Italia", amém! Foi mesmo o que acabou acontecendo! Mas aì é que voce se dà conta, rs! Nao adianta anos de estudo, no fim a gente nao sabe é nada até conviver com o mundo da lìngua falada. 
Claro, a base serve pra gente se virar, o primeiro passo também é nao ter vergonha e ir chutando o pau da barraca, eu, quando nao sabia uma palavra no meio da frase, fazia a frase e quando chegava a palavra dizia ao seu lugar "nhé nhé nhé", as pessoas sorriam e riam do meu jeito mas me ensinavam e preenchia entao aquele buraco vazio no meio da frase e, assim foi...fui aprendendo diariamente.
Aconselho a todos que querem aprender uma lìngua em iniciar quando quiser, sem limites de idade , um curso bom, com professores de qualidade, com vontade de ensinar. E depois, escutarem mùsica, traduzi-las, sem texto por perto, sò escutando e escrevendo, eu fiz muito disso com minha "amiga" Laura Pausini em muitos domingos de sol, por puro prazer! Ajuda demais! E a ultima dica é aproveitar se um dia tiver a oportunidade de visitar o paìs da lingua escolhida e deixar a vergonha de lado, abusar na conversa, nos cartazes das ruas, nas informaçoes em jornais, no pao de cada dia, o vizinho que fala dialeto, suguem tudo que mais tarde  a gente aprende a usar na forma correta as novas palavras e o novo conhecimento!
E foi assim que aprendi....desde adolescente até hoje aprendendo e me interessando. Pensem: tem palavras que tenho aprendido com meu filho Matteo ,hahahaha, sò rindo viu, pior que é verdade ,rsss!

domingo, 2 de outubro de 2011

"Mensa"-Hora do Recreio!!

"Mensa Scolastica" é a refeiçao da escola. No caso do Matteo tem inicio entre 11:30 e 12h.
Funciona da seguinte maneira: A cozinha da escola serve somente frutas e merenda. Jà o cardàpio do almoço é feita através de uma empresa terceirizada, chamada CIR food.
Eu entrei no site deles e fiquei admirada ao ver quanta qualidade e tradiçao tem essa empresa. Além de trabalharem com escolas infantis ,prestam serviço também à empresas.
Com uma vasta diversidade de alimentos, cada dia o Matteo tem a oportunidade de conhecer novos alimentos e combinaçoes. Estou muito satisfeita e segura pois a higiene que tive a oportunidade de presenciar antes de matricular o Matteo na escola foi além das minhas expectativas ao ver a "mensa" sendo servida aos alunos.
Os pais tem acesso na porta da escola do cardàpio semanal que serà proposto aos alunos. E nao é pouca coisa! Tem primeiro prato, segundo, salada, fruta, enfim mta opçao. Achei interessante que a àgua que usam é de garrafa lacrada ou seja, nao tem perigo de oferecerem àgua de torneira. Tudo muito correto.
Para esse serviço os pais pagam diretamente a empresa CIR food um valor de 4.70 euros ao dia. Existem diversas formas de pagamento, a tradicional atrvés de debito na sua conta bancària, através de depòsito ou, como escolhemos nòs: Todo aluno tem um codigo com a Cir. Voce vai à uma tabacheria(tipo jornaleiro..) dà o còdigo de seu filho, escolhe o valor que quer pagar naquele momento(mìnimo 30 euros) e entao, cada dia que serà servida a mensa ,serà debitado desse valor que vc pagou. Caso vc deixe passar um dia e esteja em débito nao acontece nada demais, eles continuam servindo seu filho e chega automaticamente uma carta para os pais lembrando do débito. Se voce escolher pagar o mes para seu filho basta fazer o càlculo dos dias ùteis e, caso seu filho falta na escola, serà creditado para um dia a mais, basta avisar à escola até um certo horario que seu filho nao irà comparecer na aula aquele dia, assim a escola tem tempo de avisar a CIR para cancelar o almoço de seu filho naquele dia.
Adorei, é uma forma autonoma e simples que voce mesma pode administrar.
E por ai, como funciona a hora da merenda de seu filho?!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nem um, nem outro ,e agora?!


Sempre fui estudiosa, nao era do tipo que aprendia sò de escutar a aula, precisava mergulhar nos livros em casa para realmente aprender as matérias mas também nao era nem do tipo "nerd" que sò vive para os estudos.

Nao havia nenhuma matéria em particular que eu gostava, à parte as lìnguas estrangeiras e o portugues que eu me saia bem.

Eu ainda lembro da professora Shirley, na terceira série se nao me engano, lembro do quanto eu gostava daquela aula. E, crescendo, fui pegando gosto em aprender linguas, entrei no ingles, no espanhol e no italiano. Tinha facilidade nesse campo e sentia prazer em aprender novas linguas!

Eu descobri também que adorava escrever. Apesar de nao ser uma grande leitora, escrever me interessava bastante. E entao eu caprichava na lingua materna.

Até que eu vim parar aqui... E ai a coisa virou comédia, para nao dizer dramàtica!

Sim, porque no inìcio eu quase nao havia contato com brasileiros e entao fui pegando o modo de falar do italiano e muitas vezes sendo elogiada por pessoas daqui que nao me conheciam e sò souberam que eu era brasileira depois de eu me apresentar pois, segundo essas pessoas, meu modo de falar era excelente.

Lembro que na segunda viagem de passeio ao Brasil fomos de TAM e ao escutar as aeromoças falando em portugues me soava quase como ESTRANGEIROS falando comigo!!! Era horrivel!!!Elas me faziam um favor e eu nao conseguia mandar meu cérebro dizer "obrigada", automaticamente eu dizia "grazie" e depois pedia "scusa" por nao ter falado em portugues!Entenderam o porqu^e da comèdia dramàtica, nao?

Pois bem, agora, passado alguns anos e ensinando portugues ao meu filho me dou conta de duas coisas:
Meu italiano piorou e meu portugues que nunca havia sido problema para mim, foi parar esquecido em alguma gaveta perdida por ai! Cheguei a conclusao de que se continuar assim nao irei falar nem bem o portugues e muito menos o italiano. O que tem acontecido também é a mistura das linguas, por exemplo, existem palavras em italiano que eu uso tanto que hoje é mais familiar para eu me expressar com a tal palavra do que em portugues e, entao eu escrevo a palavra sem me dar conta que o texto é em portugues e nao italiano e fica aquela confusao! E ai, o que fazer!!? Primeiro pedir paciencia ao leitor pelos meus constantes erros de portugues e palavras misturadas em italiano no meio do texto que certamente existem e nao me dou conta e, segundo, estudar novamente o portugues, rssss!

Vir morar em outro paìs significa.... muitas vezes refazer algo que jà pensàvamos ter concluìdo, como por exemplo, a carteira de motorista!!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Globalizado desde o berçario!

Falando pela minha geraçao, percebo que nos dias de hoje estamos jà acostumados ao misto de culturas no dia a dia da sociedade. Aprendemos aos poucos a dividir a classe da escola com crianças negras, japoneses, a passar por cima de tabus e beijar na boca de pessoas de cultura diferente, fazer filhos e ser feliz sem preconceito, afinal, o Brasil é maravilhoso por isso, sao vàrias raças e um resultado final.

Infelizmente ainda vejo muitos de nòs, digo de nòs em relaçao a geraçao anos 70/80, com preconceito, seja na hora do transito ao chamar o fulano de "crioulo", seja como forma de superioridade: "aquele portugues", entre outros exemplos afora. Pode parecer banal  mas é ofensivo para quem està da parte de là.

Imagino como tenha sido complicado para a geraçao mais velha da nossa, ali sim tinha muito tabu, muito preconceito com o pròximo e, pensar que o homem "branco" pense ser melhor por nao ter a pele escura!!!!!Que absurdo!!! Mas, a intençao do post de hoje nao è tocar em argumento delicado e polemico e sim, da situaçao que notei desde minha chegada à bota italiana.

Cheguei aqui e achava super diferente encontrar na rua àrabes, mulheres que usam a tunica e  turbantes cobrindo o rosto inteiro(nem a boca para fora!!), negros em Paris sendo finalmente respeitados, misturados e em uma saudàvel convivencia. Quer dizer...aqui na Italia noto que existe ainda muito preconceito, principal culpa està na cara que é do governo que a cada ano torna mais dificil a entrada dos mesmos por aqui. Mas isso tem também uma razao: infelizmente, de uns 5 anos para cà, aumentou o numero de estrangeiros(angola, arabia..) que fogem da pobreza de seus paìses atràs de uma vida melhor e, para isso, passam por um verdadeiro teste de sobrevivencia em alto mar, chegando vezes doentes, quase mortos ou...nao chegam por nao aguentarem a barra...e entao o governo ajuda em habitaçao, alimentaçao e despesas $$.

Passado esses anos de Italia, ja nao acho mais nada de tao diferente dar de cara com um indiano na rua, com um àrabe, ou um chines sorridente, ja faz parte das imagens do meu cotidiano.

Mas para mim foi tudo, digamos, em doses homeopaticas.Fui acostumando até nao dar importancia ao que chamamos de "diferente". (E viva a globalizaçao!).

Agora, pare para pensar: Os meus filhos nasceram jà em meio a toda essa mistureba boa(ou globalizaçao, como quiser chamar...). Quer dizer que para eles esperamos que desde o inicio de suas vidas o pre-conceito seja algo do passado, deixado para tràs.

Me dei conta disso devido a esses primeiros dias na escolinha do Matteo. Fui busca-lo e reparei nos amiguinhos da classe dele: tem um numero maior de estrangeiros do que de italianos, rs. Tem um brasileirinho, tem um africano, tem uma menininha linda da Aràbia, tem um indiano, ah sim, tem algum italiano por là também, hehe. E, ve-los brincando juntos é enriquecedor para a alma, enche de esperança que em futuro saibam colocar esse mundo tao bagunçado no caminho justo para todos.

E voce, qual seu ponto de vista em relaçao a globalizaçao nos dias atuais?!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

L'estate (Verao) Luminosa!

Ao chegar num paìs diferente pela primeira vez nos sentimos muitas vezes perdidos, seja por coisas importantes, como leis de transito, cultura, direitos como também por coisas banais por exemplo, como usar o telefone publico, entender que o refrigerante de laranja que estamos acostumados é LARANJA e nao amarelo(sim, aqui a cor da fanta é amarela e digamos mais natural que no Brasil), e, por fim, para nòs mulheres apaixonadas por make, ficar por dentro das melhores marcas e modelos do momento. Foi apòs um bom tempo que conheci uma famosa marca de maquiagem italiana, a PUPA, com preços acessiveis e òtima qualidade, nao deixa a desejar mesmo às mais experts no assunto. Apesar de tudo, continuo fiel a velha e boa L'oreal, Max Factor e outras. Mas, nesse verao o lançamento da PUPA arrasou com as cores quase fluorescentes, chamativas e diferentes do que eu ja havia visto antes. Sao sombras, delineadores, rimel, esmaltes, todos em tom que lembra verao,azul, verde,  àgua, tranquilidade, quase a sensaçao de refrescar-se apòs um dia de sol de 40°!
Para quem està no Brasil prepare-se para o verao que està batendo à porta e corra atràs da moda italiana!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hora do Cafezinho!!

Relendo a descriçao do meu blog veio em mente aquele momento que toda mulher curte: chegar no salao de beleza, depois de enfrentar transito, briga de marido e mulher, chefe mal educado, kilo extra que teima em nao sumir do pneu da barriga, todo e qualquer motivo de neura para nòs mulheres e , ser servida por uma moça gentil do salao com uma bandejinha de café, adoçante ou açucar! Ah, de verdade, tem coisa melhor? Ficar despenserada por alguns minutos?! E , o que lembra salao de beleza?! Lembra FOFOCA, risada, encontrar por acaso a vizinha do quarteirao e combinar um barzinho no fim de semana, ih, tanta coisa!
Entao, resolvi aproveitar essa "deixa" para criar um novo tòpico no blog "Hora do Cafezinho" aonde irei atualizar as fofocas italianas, artistas, cantores, espetàculos ,enfim, vamos fofocar do povo que nos dà motivo de conversa!

Obs. Na Italia nao tem costume de sermos servidas de cafezinho em um salao de beleza, ao menos os comuns, mas quem sabe o salao que a esposa do Totti, Ilari Blasi, frequenta servem, hehe?! Aliàs, é dela que falarei no pròximo post!

domingo, 18 de setembro de 2011

Piero Angela

"Il mio corpo è come una macchina: il motore avrà anche 80.000 chilometri,ma il guidatore ha solo 45 anni "

Assim é Piero Angela, um jornalista e escritor, com interesse em ciencias cientificas e talento para musica desde a infancia.

Quando cheguei à Italia quase nao haviam programas televisivos do canal italiano que me interessasem, talvez pela lingua, talvez pelo costume de "novela, jornal brasileiro e Jo Soares", quase nao ligava a TV.Até o dia em que por acaso encontrei um programa òtimo sobre antiguidade, descobertas, ancestrais , curiosidades, entre outros. Foi entao que conheci essa grande figura italiana. Descobri que além disso tudo ele ainda contribui escrevendo livros - ja sao 32 escritos e alguns em versao ingles, alemao, frances e espanhol!  - das mais variadas tipologias e, o que me chama a atençao é o seu modo de narrar, de contar. Realmente prende a atençao, lembra um pouco "aquele" velho professor de història(o qual eu nunca tive!) que ao ensinar parece estar contando uma història vivida por ele mesmo, tamanha intimidade e conhecimento do que fala. Olhos nos olhos, seriedade e uma pitada de simpatia, sao os igredientes desse homem tao culto e carismàtico.

Por sorte os mais jovens terao o prosseguimento de Piero em futuro, visto que seu filho Alberto Angela dà continuidade ao seu trabalho e em mais é Paleontologo e Naturalista ,completando o curriculo da ciencia!

Atualmente o programa que conduz Piero Angela , Superquark, chegou ao fim da ultima temporada, mas eles retornam com novidades a cada ano e vale a pena seguir, fica a dica!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bora começar o ano,Italia!



Setembro para os italianos é como março para os brasileiros. Fim de verao, festas ,viagem, diversao; recomeço, novos inìcios, novidades, retornos à velhos costumes e rotina equilibrada(ou quase!).

Por aqui podemos dizer que aproveitamos e MUITO, principalmente pensando que eu tive uma nenem em abril e em junho estivemos jà na praia pegando sol, hehe. Fizemos vàrios passeios e todos com duraçao de poucos dias, assim, usamos e abusamos de junho a agosto!

Revi amigos na Isola d'Elba, relembrei a maravilha da cor do Lago di Tenno(estou devendo post e fotos deste lindo local!), e demos uma de turista na bella Toscana, visitando locais como Firenze, Siena e até a cidade de Vinci(de Leonardo da Vinci!).

Nossas crias nos acompanharam e foram excelentes viajadores! Matteo é de uma companhia maravilhosa, pra todas as horas, falador, apronta, ligado nos 300, estimula nossos passeios,mas, claro, também estressa ,principalmente se abusamos e o deixamos ligado o dia todo sem uma sonequinha, hehe.

Tivemos somente um dia de strees com os dois, apòs um dia bellissimo em cidades històricas, na praia , ainda quisemos parar pra comer uma pizza. Foi o caos. Os dois cansados do dia(pq ela è pequenina mas é gente né, rsss), com fome, suados, com sono, nao deu outra: ele berrando por qualquer motivo, a Fanta que nao chegava na mesa, o menino ao lado que o incentivava a cuspir e eu nao deixava, enfim...um desastre! E ela, tadinha, aos berros, nao tinha leite que acalmasse naquele momento, ela precisava de silencio , banhinho e tranquilidade. Ok, ENGOLIMOS a pizza sem nenhuma sobremessa e fomos embora super sem graça com as pessoas ao nosso lado, que, chegamos a ver, colocavam os dedos nos timpanos pra nao escutar os berros dos dois, kkkkkkkk, eu me divirto porque, quem nao tem crianças por perto realmente nao entende e nao suporta gritos, eu mesma era assim quando era jovem(por que, sou velha? Ou sò virei mae?!?!).

Bem, voltando ao post de hoje....que venha setembro, que cheguem as nossas novidades: papa da Analuisa, escola do Matteo, vacinas e pediatra novos, livros novos para ler, idéias novas para o blog, viagens de fim de ano para esperar(viva, Brasil!), rotina invernal prestes a aparecer, marido de volta ao trabalho e històrias novas para contar!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

San Lorenzo





Hoje é um dos dias romanticos aqui na Italia. Dia de desejos, de acreditar no amor, na esperança e em dias melhores.

Para quem nao sabe, na noite de 10 de agosto italianos no mundo todo olham para o céu na esperança de verem , num tìpico céu estrelado de verao, uma estrela cadente!

A història conta , de forma poética claro, que apòs sofrer tanto com sua morte (San Lorenzo foi decapitado), ele retorna à terra, em làgrimas(que sao as estrelas cadentes) somente na noite em que foi morto (10 de agosto) criando uma atmosfera màgica e de esperança.

Entao, o segredo é encontrar um bom local para apreciar as estrelas e ...no meu caso, minha estrelinha jà caiu aqui do meu lado hà 6 anos..maridinho se chama Lorenzo, hehe!