segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

As papas de Analuisa, a caçula!



Quando a gente se torna mae pela primeira vez vàrios fantasmas invadem nossa mente, né? Jà começa na gravidez, serà que è normal tanto corrimento?Serà que é normal sangrar a gengiva?Serà que aquele pontinho na ultrassom é alguma deformidade no meu bebe? E por aì vai! Aì , quando a gente relaxa corre para as famosas revistas e links que falam sobre bebes, afinal, logo logo ele estarà presente nas nossas vidas!

E entao começa aquela maratona, quase como um vestibular :preciso estudar cada detalhe, jà pensou, esse serzinho dependerà totalmente das minhas atençoes e, se eu nao aprender ràpido como trocar uma fralda ou faze-lo dormir bem, nao serei uma boa mae! Quantas de nòs nao ficamos inseguras com bobagens?! Mas sao bobagens importantes, afinal, ninguém nasceu sabendo e por mais bebes de plàstico que nòs tivemos na infancia, nenhum era tao completo como um bebe real, né, rsss.

Bom, muitas mamaes me pedem conselhos sobre o sono e as papas da Analu. Por ser a segundona a galera pensa que é uma espécie de " doutorado", sabe , depois de um longo curso, da universidade, vem a especializaçao e entao voce é o tan tan tan! O que ninguém imagina é que a segunda e, acredito, o terceiro ,o quarto etc...NAO sao farinhas do mesmo saco rsss. Cada um tem um ritmo, uma personalidade desde pequenos e, a gente sò tem mesmo è que seguir nossa intuiçao e ir aprendendo como é feito nosso filho, qual mùsica é melhor pra sua dança, entendem! Eu simplesmente nao recordava nem como se fazia mais um brodo de verdura, hahaha, pensa que loucura!!!

Desde a maternidade eu percebi como as coisas foram diferentes entre os dois irmaozinhos. Um mais calmo para dormir o outro mais agitado. Um mais comilao o outro mais curioso e por ai vai!

Hoje vou escrever sobre as papinhas da Luluca! 

ATé os cinco meses dei leite materno exclusivo e pouco a pouco ,dia sim e 3 dias nao por exemplo, eu oferecia leite artificial pois queria q aos 6 meses ela se acostumasse com a mamadeira. E entao, aos 6 meses e meio parei de amamentar ,uma vez ou outra oferecia o seio no leitinho da noite ou madrugada. Aos 7 meses desmame total, por opçao minha.

Bem, com 5 meses ofereci a primeira fruta: maça raspadinha e foi ..."positivo", nao um sucesso como foi com o Matteo que abriu o bocao e lambeu o prato, rs! Dali parti para a banana na semana seguinte e para a pera. Depois comecei com os "omogenizzati"(papinhas de fruta prontas) e ela gostou ainda mais. 

Com 6 meses foi a hora de iniciar o almoço e na primeira semana comecei com o brodo de verduras, que consiste em ferve 3 tipos de verdura/legume, no caso da Analu foram: Ferver 1 batata, 1 cenoura e 1 abobrinha em 1 litro de àgua(ou menos) em fogo baixo por quase 2 horas. 

Depois da primeira semana sò com brodinho eu acrescentei o "liofitizato", que é um pòzinho de carne do tipo que voce escolher, sempre recomendado para bebes no mercado infantil. No caso da Analuisa as carnes aconselhadas pelo pediatra foram:Carneiro, Coelho ou Peru. 1 fio de azeite e queijo ralado(pouquinho sò pra dar sabor.).

Pode adicionar, para dar consistencia, "crema di mais" que seria se nao me engano algo como a farinha de milho, nao me vem em mente o nome agora em portugues!

Aos oito meses ela ja estava também jantando e jà havia começado a experimentar massa. Comprei aquelas de estrelinhas minùsculas e nao foi muito bem vinda inicialmente, ela fazia caras e bocas, mas hoje devora em menos de 5 minutos o prato todo, rs.

As carnes foram sendo liberadas e entrou no cardàpio: carne de vaca, frango, cavalo, presunto...E ao fim do oitavo mes adicionei à massa uma gema de ovo, ela amou!!! Ah!Os peixes tambéms foram todos liberados!
Agora, aos 9 meses eu sò evito: fragola; clara de ovo e chocolate, mel, que serao liberados apòs 1 ano!Mais fàcil falar o que nao pode né, afinal, ta virando uma moça com quase 4 dentes, rs!

Ela é muito curiosa ,enquanto comemos quer também experimentar dos nossos pratos, devora biscoitinhos tipo maizena ,adora pao e pizza(a borda!) , suco nem tanto...uma pena! Começou a nao fazer careta para àgua!

O leite hoje em dia diminuiu de 2 a 3 vezes ao dia, depende do apetite dela. O da manha e o das 20h da noite antes de nanar tem que ter!Aquele da tarde é que vez sim ou vez nao. Ah, sim, minha boneca finalmente faz 12 horas direto de soninho, para a felicidade dos pais, rs. Ela começou a dormir direto 8,10 horas a partir dos 7 meses e entao aos 9 tem dormido 12,13 horas seguidas! Claro, se tiver resfriada ou com frio acorda de madrugada ,e ai nada que um bom leite na mamadeira nao resolva a pegar o sono de volta, rs!

Nunca a coloquei para dormir no meio de nòs na cama. Nem Matteo. Prefiro assim e no fim, posso falar pelo Matteo por enquanto, ele também pois, mesmo dodòi quando o coloco de madrugada na nossa cama, ele depois de um tempo de cochilo nos pede para o levarmos para a caminha dele! Oh coisa boa!Liberdade, privacidade, comodidade, nao tem igual!Mas isso é assunto para um post do tipo "sono", rs.

Para finalizar o assunto papa deixo a receita super poderosa plena de vitaminas que é ultimamente a papa da Analuisa, feita "by Lorenzo"(o papai!!), do jeito que ele tbm preparava ao Matteo!

Aipo 
Erva doce
Espinafre
Pepino
Cenoura
Batata
Brocolis
Carne de vaca moìda na hora ou outro tipo de carne;
Aveia para incorporar e nao ficar muito liquida a papa;

Ferve por 2 horas em agua filtrada , bate no mix ou liquidificador, pronto! Pode separar a agua antes de bater tudo para utilizar como brodo(caldinho)...
Opcional: abobora; abobrinha; beterraba; feijao...ih...um monte de coisa!

Espero ter ajudado alguma maezinha esquecida -  como eu estava  apesar de estar no segundo filho - , hehe, pois essa història de que recordamos tudo , sò se for com voce pois comigo nao funcionou assim rsssss!

Bjo pra quem passa por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!