Bolinho dos 6 meses!
Boneca cor de rosa
Nòs numa tarde improvisada para o bolinho de 6 meses!
Eu tive muito desejo de amamentar a Analuisa pois quando o Matteo nasceu meu leite foi diminuindo logo nas primeiras semanas e desde o inìcio dei complemento com artificial. O que tenho a dizer sobre artificial? Cresceu meu moleque tao bem que graças a Deus o resfriado mais "grave" dele sò apareceu aos 2 anos de idade. Ao contràrio do que muitas mulheres sentem sobre a falta de praticidade da preparaçao do leite artificial, minha opiniao sempre foi o contràrio, sempre achei comodo: 1 garrafinha com agua natural, leite em pò num tape war e pronto. Matteo praticamente nunca tomou leite morno, sempre temperatura ambiente e,isso, nunca foi um problema.
Mas voltando à amamentaçao...devido a nao ter conhecido esse laço pele a pele com bebe eu sempre sonhei em poder, num pròximo filho, amamentar. E para isso me informei muito durante a gravidez. Encontrei òtimos sites, conheci muitos exemplos de mamae canguru, vàrios métodos para ajudar a chegada do leite etc. Para completar pedi que minha mae trouxesse do Brasil algum remédio que pudesse auxiliar na chegada do leite(dizem que dramim ajuda mas pode tbm dar depressao se usado de forma errada entao, preferi nao arriscar esse remédio) e, ela trouxe um remedinho receitado pela minha ginecologista brasileira usado desde a época de minha mae, voce espirra no nariz e voilà o leite"desce" com força total.(Engraçado que comigo nao funcionou NENHUMA vez!!!!).
Ok. A pràtica è sempre tudo diferente da teoria, nao? Meu parto ,apesar de ter sido uma cesària(operaçao né), foi muito emocionante, sentido, forte, com dor, com alegria, posso dizer que apesar dos aparelhos ligados à mim ,apesar das maos amarradas e da quantidade de sangue, foi algo carnal, natural, aliàs, é aquela coisa, independente do modo que nasce teu filho é sempre um parto, é vida que chega! Eu pude ver minha placenta, pude ver de pertinho minha nene, pude toca-la, dar beijo, sentir o meu sangue que ainda estava no corpinho dela cair sobre mim quando a médica a levantou no ar para eu ve-la, foi realmente maravilhoso viver esses detalhes que no nascimento do Matteo nao tive a oportunidade de viver, talvez pela equipe médica, pelo meu silencio em nao pedir que o colocassem ao meu lado...
Quando eu estava na sala de recuperaçao meu marido chegou com a Analuisa nos braços e me entregou ela toda enroladinha em um lençol do hospital, foi quando, sem que eu percebesse ,ela se "atacou"(como dizem os italianos) no meu seio. Foi assim, natural. Ficou um tempao, ao menos para mim pareciam minutos infinitos.
Desse dia em diante eu "atacava" ela ao seio sempre, sentia dores incrìveis para nao dizer insuportàvel, do ùtero tornando ao tamanho natural, sabe aquela còlica menstrual de todo mes? Entao, multiplique por todos os anos que voce menstrua, a dor era essa a cada mamada da Analuisa! E valeu tudo tao a pena!
Ao chegar em casa eu me senti bem perdida. A nene chorava o tempo TODO, mas o tempo TODO mesmo. Eu nao sabia se era fome, còlica, frio, calor. Achava sempre que nao havia leite suficiente. Graças ao apoio de minha mae que graças a Deus estava aqui perto de mim, nao desisti. Pelo contràrio, lutei e fui atràs de soluçoes. Primeiro fui ao consultòrio da minha obstetra da ASL a qual me ensinou o melhor modo de encaixar a boquinha ao mamilo.Depois me tranquilizou quanto ao peso e ao cresciemnto da bebe, que tudo era dentro do normal. E para oferecer a livre demanda nesse inìcio.
Ok, passado alguns dias tudo continuava igual, minha insegurança quanto ao crescimento da nene, apesar dela estar sempre num òtimo peso e altura para os dias de vida que havia, minha insegurança quanto à quantidade de leite, se eu estava "atacando" corretamente....essas coisas. Entao, chamei uma obstetra para vir à minha casa. Todas essas possibilidades na Italia sao oferecidas, sem custo algum. Por coincidencia a mae de uma amiga italiana é obstetra e veio me auxiliar. Me ajudou também com uma assadura fortissima da Analuisa naquele dia. Ela ficou horas aqui e me viu amamentando, me aconselhou a melhor posiçao, os dias de pesar a bebe, e eu percebi que a nene sofria mais de còlica que de fome. Com um remedinho para as colicas me sentia mais tranquila sabendo que assim estava ajudando a nene a ficar melhor. Apesar de nao ver muita diferença nos choros gritantes da Analu.
Bem, daì em diante fui alimentando a Analuisa ao seio até chegar ao quinto mes de vida e introduzir pela primeira vez a fruta no seu cardàpio hehe. Meu leite jà nao dava para todas as mamadas e entao decidi que até o sexto mes eu a teria desmamado por completo. Comecei a introduzir pouco a pouco o leite artificial, provando vàrias marcas até encontrar uma boa marca biològica chamada Neolatte que sò se encontra em farmàcia e um preço bem acessivel. As còlicas acabaram no quarto mes de vida da Analuisa e entao eu comecei a ve-la mais sorridente e tranquila durante o dia.
Hoje ela està no sexto mes de vida, completamente desmamada do seio, ja experimentou: banana, maça, pera e laranja. No almoço faço brodo(caldo) de verdura,legumes e coloco crema di mais(cereal de milho) junto a um tipo de carne, ela experimentou: peru e coelho. Cada dia que passa pega mais gosto pelos sabores salgados. Diferente do Matteo que devorou pratos ja na introduçao dos primeiros dias das papas, Analuisa foi aumentando gradualmente as colheradas e ontem pela primeira vez "lambeu" o prato, rs.
Hà dois dias que PELA PRIMEIRA VEZ em seis meses eu dormi a noite inteira!!!! Ela finalmente està dormindo bem. Até entao acordava 3x de madrugada! Agora dou a ultima mamada entre 22 e 23h e ela vai direto até as 6h. Estou no céu pois nao sabia mais o que era isso, minhas olheiras profundas dizem a verdade rsss. Minha bebezinha ta virando um bebezao, hehe.
Curiosidade: Ela é grandona. Gordinha mas também alta para a idade. Estou usando roupinha de 1 ano e começam a ficar apertadas e curtas!!! Pior, comprei no saldo de verao vàrios vestidinhos para levar ao Brasil para ela usar em dezembro quando estiver com 8 meses e começo a ter medo que nao caibam mais, rss!!! Qualquer coisa faço um bazar rssss.
Acho que é tudo, atualizei esses maravilhosos e curiosos meses ao lado da minha bonequinha aqui no blog para voces participarem do crescimento da picorrucha!Se quiserem bater papo è sò comentar!
Gostei do promenor do bolinho :D
ResponderExcluirEla ta grande mesmoo rsrs
Quanto a amamentaçao tanbem quero muito puder amamentar, espero conseguir e puder .. mas sim leite artificial nao e taoooo ruim quanto dizem por aí !
Um beijo
Me visite..eu adoraria...comente e se gostar torne-se seguidora..eu sou assidua no meu e em blogs de quem sigo :D
Ola futura mamae! Vou agora mesmo dar um pulinho no seu blog, seja sempre bem vinda no meu cantinho!
ResponderExcluirUm beijo e certamente vc tbm conseguirà amamentar, o segredo acredito que sejam dois: tranquilidade e persistencia!
Oi Daphne
ResponderExcluirQue filhotinhos mimosos :D Parabéns pelos 6 meses da pequena!!!
A minha filha, Gaia, ainda mama no seio mas no inicio tb tive que complementar pq fiz uma mamoplastia a muito tempo e comprometeu os ductos!!! Eu adoro amamentar e penso que foi uma vitória!!! Coisa boa, né!!!
Um beijo grande
Joice
Oi Joice! Obrigada!
ResponderExcluirPoxa, nem fale, é um elo mto forte mesmo a amamentaçao!
Bjjjsss!