domingo, 29 de julho de 2012

Tarde com amigos



Uma das coisas boas de frequentar a escolinha do Matteo(sou representante da classe,hehe!) é aumentar o numero de conhecimentos e amizades, ainda mais no meu caso que estou reiniciando a vida do outro lado do mundo e minhas amigas fazem falta no dia a dia por aqui. 
O melhor amiguinho da escola do Matteo se chama Romeo e tem um irmaozinho mais velho ,o Samuele. Os pais deles sao pessoas super do bem, e de tanto em tanto a gente marca um encontrinho aqui e là para as crianças matarem a saudade nesse perìodo de fèrias escolares! 
Nesse dia fomos à casa deles para um apertivo no jardim enquanto as crianças brincavam na piscininha ,jogavam bola e pulavam no pula pula. Dificil foi aceitarem a hora do "tchau",rs.



 Hora da merenda!


 Maridao


 Atè a Luluca se divertiu no meio dos meninos, rs!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mais um convite especial!

Fui convidada pela amiga Ann Moeller ,da Inglaterra, a colaborar com um novo site que està no ar, o "Brasileiras pelo Mundo", um lugar aonde nòs brasileiras pelo mundo afora contaremos um pouco da experiencia de cada uma, seja no ramo profissional, pessoal, cultural ou de lazer.

Quem tiver curiosidade pode dar uma olhadinha no meu primeiro texto por là, em que eu conto como é viver a triste experiencia de presenciar um terremoto no local aonde voce vive diariamente. Clique aqui.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Periodo de férias de verao!

Estamos aproveitando bastante desde junho ,quando finalmente o calor apareceu por aqui! Esse foi o primeiro ano escolar do Matteo e pode ser cedo para dizer o que estou para escrever, mas acho que serei sempre esse tipo de mae mesmo, aquela que vibra com o filho no periodo de férias  e que nao ve a hora de ver o filho acordando tarde, assistindo tv enquanto almoça(a regra em casa è televisao desligada na hora da comida), se molhar e chegar com lama nos pés dentro de casa, aquela bagunça geral e, o mais gostoso de todos passear, sentir.se livre de horàrios impostos pela rotina do resto do ano! 
Algumas maes por aqui se lamentam das férias e enxergam como um problema o fato da criança passar o dia todo em casa. Nao estou dizendo que seja simples para quem trabalha fora de casa e que nao tem parente ou conhecido para poder dar uma mao , longe de mim. Mas as lamentaçoes sao realmente do tipo: "ah..nao sei o que fazer durante tanto tempo com essa criança em casa, aonde vou?" ; "a casa vira uma bagunça sò, nada no lugar ,tudo sujo pelo chao"; 
Ok, é verdade, quem nunca se lamentou que atire a primeira pedra. Eu, pessoalmente, transbordo de alegria em ver meu filho se divertir nesses dias que està em casa e pelo que vejo a escola ainda nao faz tanta falta assim pois ele nao quer nem saber de retornar por là(isso porque na escola sò brinca rss). Mas ai a questao também é outra no caso do Matteo pois por ser primeiro ano na escolinha ao entrar ele e muitas crianças usavam muito as maos(agrediam-se) para expressar o que sentiam e acabou criando mais inimizades do que amizades em si. Com o passar dos meses foi tudo se encaixando e no fim das contas se hoje encontramos amiguinhos da escola pela cidade o Matteo fica super contente. 
Prolongando um pouco o assunto da escola..eu sempre digo que ou sou eu que nao dou muita importancia às etapas das crianças(mordidas, arranhoes e pontapés) ou sao as demais maes que sao muito dramàticas porque, sinceramente, eu nunca vi isso como problema e sim parte do amadurecimento das crianças em si. Na minha experiencia vejo muitas maes com tantos cuidados que o dia que a criança precisar se defender se a mae nao estiver ao lado irà sofrer pois a mesma nao ensinou ao filho a lidar com as dificuldades de forma natural e autonoma. Dizem por aqui que sao as maes italianas que normalmente agem dessa maneira; pode atè ser mas nao gosto de generalizar pois muita mae brasileira, romena ou de outra naçao também é cheia de "nove horas" com os filhos. 

Deixo foto de um dos primeiros finais de semana de férias escolares, no lago di Garda, na Torri del Benaco, que ,na minha opiniao, é o lugar dos meus sonhos, adoro essa cidadezinha!








terça-feira, 24 de julho de 2012

Trento, pertinho de casa!

Ainda nao conhecia a cidade de Trento, cercada por montanhas e localizada ao norte da Italia na regiao de Trentino-Alto Adige.
Posso dizer que a impressao que tive é de que, obviamente é uma cidade toda italiana mas ao mesmo tempo se nota na pròpria història de Trento como é heterogenea, misturando a populaçao romana às tradiçoes alpinas e pela pròpria arquitetura do local é possivel ver quantas influencias ela obteve através dos anos.
Ah! Uma curiosidade:Na estrada normal(nao a auto estrada) que nos leva à Trento, passando por Rovereto, vimos os restos de uma exploçao que ocorreu milhoes de anos atràs em uma daquelas montanhas lançando suas rochas por milhares e milhares de kilometros até chegar naquela localizaçao entre o rio Adige e o rio Sarca. Tao impressionante esse fato da natureza que Dante o citou na Divina Comedia :"Parte Doze:;" e ali aonde passamos vimos as indicaçoes nomeadas por "Ruina Dantesca". 

Vale a pena para quem ainda nao conhece se programar para uma tarde de passeio por là!









                                           Dois anjinhos depois de um dia cheio de caminhadas!

domingo, 22 de julho de 2012

Meu aniversàrio em 2012

Foi um pouco turbulento com algumas noticias inesperadas mas teve direito a uma saidinha à sòs com o maridao e isso jà tà valendo!

Sempre tivemos vontade de conhecer esse local aqui da nossa cidade mas por ser muito perto de nossa casa acabàvamos passando em frente e deixando para outro dia..finalmente entramos e admiramos o local. Atendimento e paisagem nota 10 mas as pizzas deixaram à desejar ,assim como o "sorbetto" no fim da noite. 
Conclusao: as aparencias podem enganar! Esse local està sempre cheio de gente, os carros quase nao estao no estacionamento com fila pela rua. Também possui bar e discoteca, ou seja, ponto de encontro de jovens adolescentes depois das 20h da noite. De manhanzinha quem vai pegar a estrada pàra ali para um café. Ou seja, quem planejou o local procurou abranger todo tipo de publico e, conseguiu. Pròxima parada mudo o cardàpio e peço um prato de massa e carne, vamos ver se posso virar um "cliente fixo" do local,rs. 




Que seja um ano de muita saùde e alegrias para mim!


domingo, 13 de maio de 2012

E tem homenagem mais especial que esta?!Feliz dia das maes!

Até que eles tentaram hahahahahaha  AMO VOCES, MINHA FAMILIA LINDA!!!









quarta-feira, 18 de abril de 2012

Ela completou o primeiro aninho no dia de Pàscoa!

Uma das ruas de Viena...prédios antigos, todos em cor pastel..

  









Inicio de viagem...                                                                                       ...durante a viagem! 


Em fundo, a Catedral!

Bicicletas para alugar
  
Ninho cor de rosa e Laranja!
Analuisa de coelhinho, nao gostou da brincadeira!


                                                                                                                Coelhinho deixou rastros e até       cenoura comida no quarto do hotel!


 Tanto corre corre e deixa para depois que cheguei no blog somente hoje para contar como foi o primeiro aninho da Analuisa !

Na verdade ela jà é cidada do mundo pois com seus 2 meses jà havia tirado o passaporte italiano e brasileiro rss, mas completou seu primeiro ano de modo nada convencional: em um concerto no Teatro de Beethoven na bellissima Viena(Austria)! Isso ai, como o aniversàrio dela caia justamente no fim de semana prolongado de Pàscoa, muitos dos nossos conhecidos nao estariam presentes para uma festinha entao, decidimos sair um pouco da rotina e mudar ares, inclusive lìngua! rs. Com meu ingles enferrujadissimo e nenhum percentual de conhecimento na lingua alema ou austrìaca, fomos rumo a bellissima cidade de Viena. Fiquei encantada. Adorei , tem muita història, muita coisa para visitar, as ruas sao limpas, tudo organizado, muito entretenimento e muita gentileza também. Até a neve fora de época nos encantou no domingo de manha, justo aniversario da nossa italianinha, que acordou febril ,tadinha! Jà caminhando(!!!) e de orelhinhas de coelho, fomos fazer nosso café da manha no hotel. Passeamos pelo centro històrico, almoçamos num tipico restaurante austriaco aonde ,de sobremesa, pude compravar a delicia do famoso bolo "Sacher Torte", a base de chocolate e ,acredito, licor. Hum....sò de pensar deu àgua na boca! E de noite fomos, como verdadeiros turistas! ,de metropolitana e TRAM(tipo bonde) até o Teatro aonde aconteceria o concerto Wiener Royal Orchester. Bellissima! E nao pensem que fomos sem as crianças, Matteo adorou, ria quando entrava em cena a cantora lirica, mas fora isso nao me trouxe problemas. Analuisa uma verdadeira mocinha, aplaudiu em pé (de verdade!!!) todas as musicas!! Fosse de violino, piano ou ballet! Comemoramos o "PARABèNS A VOCE" de forma muito simples, nòs 4 em uma doceria muito delicada(rosa igual a Luluca!) e também conhecida ,de nome AIDA. Pena que quase todos os bolos, cup cakes eram alcoolicos e entao escolhi um pequenino nao alcolico para colocar a velinha de 1 aninho e podermos cantar seu Parabéns. E foi assim que minha bebezinha se transformou em uma linda princesinha. 
      



Durante nossa viagem de ida - fomos de carro, sao 8 horas de estrada - Matteo nao se sentia bem e começou a dor de garganta e febre. Ficou dodòi até segunda feira, mas participou dos passeios ,em nenhum momento se lamentou e conseguiu se divertir. Quando voltamos o levei ao médico e infelizmente, atraves de um exame de saliva foi confirmado, NOVAMENTE, streptococus(sempre ligado à escarlatina que teve em janeiro!), ou seja, o terceiro episòdio!!! A febre retornou depois que chegamos em casa e um novo tratamento a base de antibiòtiicos. Nao aguento mais entupi.lo de remédios! Enfim...fiz um exame de sangue e ,para completar a novela, além da bactéria de streptococus, ele està(ou estava) com mononucleose. Uma doença viral, bem chatinha, que se transmite através da saliva e os sintomas sao muito parecidos com a escarlatina: dor de garganta, glanglios inflamados, febre e manchas no corpo(manchas ele sò teve em janeiro quando foi diagnosticado escarlatina). Uma mistureba de doenças! Dizem que por ele estar frequentando o primeiro ano na escola é assim...espero que passe essa fase pois 1 semana està bem e 2 nao ! Agora està de repouso em casa mas està super bem, alegre, correndo e brincando, sem dor ou febre. A mononucleose se cura sozinha, sem remédios, em caso de dor de garganta ou febre dar antitermico(paracetamol).E esperar passar...é contagiosa, mas o médico me disse que nem todas as crianças pegam...vamos ver como serà com a Analu, visto que os dois se babam de beijos o dia todo juntos! rs.

Voltando à nossa viagem...adorei sabado quando levamos o Matteo ao Museo de història natural. Eu visitei poucos até hoje de Museu de historia natural, mas esse é fora de sèrie. Além da variedade de animais, a exposiçao tao correta, as explicaçoes bem definidas, tem muitos jogos e modos das crianças interagirem com a ciencia. O dinossauro esperado pelo Matteo, o T REX, era um robo altissimo, se mexia , tinha espetàculo, demais! Depois eu avistei um grupo de crianças austriacas em roda sentados no chao com uma guia e "joguei" o Matteo là. Ele adorou, mas antes de se enturmar se irritou, fui perguntar o que era e entendi que ele estava irritado porque simplesmente nao entendia uma palavra daquela lingua, rs! Entao expliquei das linguas diferentes e ele se acalmou e depois saiu de là cheio de novos amigos internacionais, rs!

 
Museu de Historia Natural                                         
 
Visitamos outros pontos turisticos que realmente valem a pena serem vistos: Parco de Wiener Prater aonde tem uma roda gigante bem legal que dà pra ver do alto toda a cidade! 
Um mercado super original, de nome Naschmarkt mas também passei por um outro que adorei aonde , devido ao dia da Pascoa, estavam em vendas ovos pintados à mao e muito artesanato ,um mais lindo que o outro, me apaixonei! e pra completar uma banda de musica tipica da Austria! 
Catedral de San Stephan, lindissima! Quem quiser subir no alto da Igreja(5 euros) pode ter uma idéia de como Viena é linda pois tem a vista panoramica de toda a cidade!
Tem também o bairro de Ringstrasse que é o centro històrico da cidade e pode ser feito/visto em TRAM(bonde) mas nòs fizemos a pé, passeando! 
Sem contar os teatros e museus no meio do caminho! Aonde estava localizado o Museo de Historia Natural é um local aonde tem vàrios tipos de museus, aliàs ,museu para visitar é o que mais tem! 
Ah, uma pena nao tivemos tempo de fazer mas tem demais também sao passeios de carroça com 2 cavalos na frente...romantico e te leva a recordar "os velhos tempos" do mundo...
Enfim, eu adorei e me apaixonei por Viena!
 
Feira artesanal

Ovos pintados à mao

 
Na volta ainda paramos em Salzburg, tinha esperanças de encontrar minha amiga virtual ,a Sarah, que moro por là! Nao foi dessa vez ,mas de qualquer modo fizemos um salto relampago por là pois a viagem de volta seria longa, parando em alguns locais. Mas pudemos ter o gostinho de Salzburg e ver ,de longe, o Castelo de Mirabell ,o jogo das àguas e algumas casas de artistas famosos como Mozart!!

      
Bem , é isso, atualizei o cantinho quase empoeirado, hehe. Espero nao ter sido muito longa e que sirva de motivaçao à mais pessoas conhecerem a Austria porque, realmente, vale a pena dar um "pulinho" por là!